quinta-feira, 11 de março de 2021

Kabbalah Sem Segredos (15)

 

Numerologia e Kabbalah

 

O termo numerologia não existe na Kabbalah autêntica, mas os estudiosos contemporâneos vincularam ambas as expressões. Apesar de que numerologia não seja um termo preciso para descrever o tratamento cabalístico dos números, é provável que não exista um vocábulo melhor para traduzir ao português a palavra hebraica Guemátria. Essa palavra simples, Guemátria, descreve a experiência de um cabalista com o divino. Na Kabbala, o ego faz Yichudim (Unificações) com o Criador. As formas das letras hebraicas representam essas Unificações através de pontos e linhas sobre um fundo branco. Os pontos e as linhas simbolizam os estados do cabalista, que percebe o Criador. O fundo branco simboliza a Luz divina, isto é, o Criador.

 

Em hebraico, a cada letra do alfabeto de 22 caracteres se atribui um número específico. Às primeiras nove letras se atribui os números de 1 a 9, respectivamente, e às seguintes nove letras correspondem os número de 10 a 90, cada letra com um salto de 10 números em seu valor. E as últimas quatro letras do alfabeto lhe são atribuídos os números 100, 200, 300 e 400, respectivamente.

 

A correlação entre letras e números criou uma maneira de os cabalistas descreverem entre si o que experimentavam de um modo conciso e preciso. Por exemplo, a palavra Nega (aflição) e a palavra Oneg (prazer) têm exatamente o mesmo número de letras (em diferente ordem) e, portanto, o mesmo valor numérico.

 

Esta inversão na ordem das letras indica que quando a aflição é corrigida (do egoísmo ao ato de doar), uma pessoa experimenta prazer. Mais ainda, essa representação “resumida” das experiências espirituais não é senão um dos aspectos como o cabalista descreve o divino.

 

Tenha bem presente que este é o modo como a Kabbalah nos ajuda a compreender a nossa natureza de forma mais profunda e como ela estimula o nosso pensamento acerca dos mistérios da vida e do espírito.


Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...