13. Uma Romã
(Ouvi durante uma refeição no segundo dia de Rosh Hashaná, Tav-Shin-Chet,
5 de outubro de 1948)
Uma romã,
ele disse, indica o que os nossos sábios disseram: “Até mesmo os vaidosos entre
vocês estão repletos de Mitzvot, como uma romã” (Eruvin 19a:9). Ele disse que Rimon [romã]
vem da palavra Romenut [exaltação, sublimidade], a qual está acima da
razão. E o significado é que “os vaidosos entre vocês estão repletos de Mitzvot.”
A medida do preenchimento é a medida em que o indivíduo consegue subir acima da
razão, e isso é chamado de Romenut.
Existe apenas o vazio em um lugar onde não há existência, como em “sobre o nada suspendeu a terra” (Jó 26:7). Você percebe qual é a medida do preenchimento do lugar vazio? A
resposta é de acordo com a elevação do próprio indivíduo acima de razão.
Isso significa que o vazio deveria ser
preenchido com exaltação, ou seja,
acima da razão, e o indivíduo deveria pedir ao Criador para lhe dar essa força.
Isso significa que todo o vazio é criado e enviado para que a pessoa se sinta
assim – sentir que está vazia – apenas a fim de preenchê-la com as Romenut
do Criador. Em outras palavras, o indivíduo deve levar tudo para o grau “Acima
da razão”.
Esse é
o significado do verso “Deus fez com que Ele seja temido”. Isso significa que
esses pensamentos de vazio vêm a fim de que a pessoa tenha uma necessidade de assumir para si mesma a fé acima da
razão. E, para isso, precisamos da ajuda do Criador.
Segue-se que, nesse momento, o indivíduo deve pedir ao Criador que lhe dê o
poder de acreditar acima da razão.
Acontece que, precisamente nesse momento, o
indivíduo precisa da ajuda do Criador,
já que a mente externa lhe permite entender o oposto. Consequentemente, naquele
momento, o indivíduo não tem outra opção senão pedir que o Criador o ajude.
Sobre isso é dito que “o desejo do indivíduo o derrota todos os dias; e se
não fosse pelo Criador, ele não poderia superá-lo.” Apenas então há o estado em
que o indivíduo entende que ninguém vai ajudá-lo a não ser o Criador. E isso é
“Deus fez com que Ele seja temido”. A questão do medo é discernida como fé, e
apenas então o indivíduo tem a necessidade da salvação do Criador.
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