sexta-feira, 22 de julho de 2022

Poço de Miriam (2)

 

Um cabalista do século XIII foi abordado por um de seus alunos, que desejava aprender a Arte de Hitbodedut (meditação cabalística).

 

“Tu estás num estado de perfeito equilíbrio?”, perguntou o mestre.

 

“Acho que sim”, disse o aluno, que havia orado com fervor e que observava uma conduta impecável.

 

“Quando alguém te insulta, te sentes ferido? E quando recebes elogios, teu coração se expande e se enche de prazer?”.

 

O aspirante a cabalista pensou por um momento e respondeu docilmente:

 

“Sim, acho que me sinto ferido quando alguém me insulta e orgulhoso quando me elogiam”.

 

“Bem”, disse o mestre, “então, precisas praticar o desapego da dor e do prazer ainda por mais alguns anos. Depois, volta aqui e te ensinarei a meditar”.

 

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...