93. Sobre barbatanas e escamas
(Ouvi em Tav-Shin-Hey,
1944-1945)
Para entender o que os
nossos sábios
disseram: “O que quer que tenha escamas é conhecido por ter barbatanas. E o que
quer que tenha barbatanas não é conhecido por ter escamas.”
No Trabalho, devemos
interpretar a questão de Kaskeset (Escamas) como Kushiot (Perguntas) que o
indivíduo tem no Trabalho do Criador. As Kushiot são vasos nos quais é
possível receber respostas, pois as respostas não são preenchidas na mente
externa, mas especificamente na mente interna, a qual é a Luz Superior vestida
dentro do ser humano. E, dessa forma, todos os questionamentos se assentam
nele.
Assim, na medida em
que as perguntas aumentam, nessa medida a Luz Superior se veste dentro do
homem. É por isso
que as escamas estão entre os sinais de pureza, pois através delas o indivíduo
pode se purificar por não querer ter perguntas. Portanto, o indivíduo faz
aquilo que pode para se purificar, a fim de que seja premiado com a Luz Superior.
E uma barbatana também está entre os sinais de pureza. Snapir
(Barbatana) indica Soneh-Peh-Ohr
Elyon (Boca-odienta-Luz-
Superior). Ter perguntas se deve ao fato de se sentir ódio pela Luz Superior.
Mas aquele que tem barbatanas não precisa de perguntas. O indivíduo pode odiar
a Luz Superior não por ter perguntas, mas simplesmente porque é invejoso e é
capaz de dizer: “De qualquer forma, não irei”.
Esse é o sinal de pureza: ou seja, quando ele
tem um peixe. Um peixe indica carne que é vestida por barbatanas e escamas. Isso
significa que a Luz Superior brilha nesses dois sinais.
Mas quando se faz o
Trabalho sem quaisquer
perguntas, isso não representa um sinal de pureza. Isto se deve a que dessa
forma a pessoa não tem espaço para a Luz Superior no seu interior, pois não tem
uma razão que o force a atrair a Luz Superior, já que mesmo sem ela ele
acredita que se encontra bem.
É por isso que o Faraó, o Rei do Egito,
quando quis manter o povo de Israel sob seu domínio, emitiu uma ordem de não se
fornecer Kash (Palha), como está escrito: “Então o povo se espalhou por
toda a terra do Egito para recolher restolho em lugar de palha”. (Êxodo 5:12). Desse modo, eles
nunca precisariam que o Criador lhes livrasse do domínio da Tuma’a (Impureza)
e lhes levasse para a Kedushá (Santidade).
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