terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Shamati (93)

 

93. Sobre barbatanas e escamas

(Ouvi em Tav-Shin-Hey, 1944-1945)

 

Para entender o que os nossos sábios disseram: “O que quer que tenha escamas é conhecido por ter barbatanas. E o que quer que tenha barbatanas não é conhecido por ter escamas.”

 

No Trabalho, devemos interpretar a questão de Kaskeset (Escamas) como Kushiot (Perguntas) que o indivíduo tem no Trabalho do Criador. As Kushiot são vasos nos quais é possível receber respostas, pois as respostas não são preenchidas na mente externa, mas especificamente na mente interna, a qual é a Luz Superior vestida dentro do ser humano. E, dessa forma, todos os questionamentos se assentam nele.  

 

Assim, na medida em que as perguntas aumentam, nessa medida a Luz Superior se veste dentro do homem. É por isso que as escamas estão entre os sinais de pureza, pois através delas o indivíduo pode se purificar por não querer ter perguntas. Portanto, o indivíduo faz aquilo que pode para se purificar, a fim de que seja premiado com a Luz Superior.

 

E uma barbatana também está entre os sinais de pureza. Snapir (Barbatana) indica Soneh-Peh-Ohr Elyon (Boca-odienta-Luz- Superior). Ter perguntas se deve ao fato de se sentir ódio pela Luz Superior. Mas aquele que tem barbatanas não precisa de perguntas. O indivíduo pode odiar a Luz Superior não por ter perguntas, mas simplesmente porque é invejoso e é capaz de dizer: “De qualquer forma, não irei”.

 

Esse é o sinal de pureza: ou seja, quando ele tem um peixe. Um peixe indica carne que é vestida por barbatanas e escamas. Isso significa que a Luz Superior brilha nesses dois sinais.

 

Mas quando se faz o Trabalho sem quaisquer perguntas, isso não representa um sinal de pureza. Isto se deve a que dessa forma a pessoa não tem espaço para a Luz Superior no seu interior, pois não tem uma razão que o force a atrair a Luz Superior, já que mesmo sem ela ele acredita que se encontra bem.

 

É por isso que o Faraó, o Rei do Egito, quando quis manter o povo de Israel sob seu domínio, emitiu uma ordem de não se fornecer Kash (Palha), como está escrito: “Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito para recolher restolho em  lugar de palha”. (Êxodo 5:12). Desse modo, eles nunca precisariam que o Criador lhes livrasse do domínio da Tuma’a (Impureza) e lhes levasse para a Kedushá (Santidade).

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