terça-feira, 20 de março de 2018

Shamati (2)


2. A Shechinah no Exílio
Escutei em 1942

O Zohar Sagrado diz: "Ele é Shochen (Morador) e Ela é Shechinah (Divindade)". Assim devemos interpretar essas palavras: É sabido que não há transformação alguma relativamente à Luz Superior (ela não muda). Assim está escrito: "Eu, o Senhor, não mudo". Todos os nomes e denominações dizem respeito somente aos Kelim (vasos), que consistem no desejo de receber incluído em Malchut, a raiz da Criação. Desde lá, ele desce até nosso mundo, até as criaturas.


Todos esses discernimentos, começando com Malchut, que é a raiz da criação dos mundos, até as criaturas, é denominado Shechinah. O Tikkun (correção) geral ocorrerá quando a Luz Superior brilhar nelas, nas criaturas, em plenitude e perfeição.


A Luz que brilha nos vasos se chama Shochen, e os vasos geralmente são chamados Shechinah. Em outras palavras, a Luz reside dentro da Shechinah. Isto quer dizer que a Luz é chamada Shochen, porque está dentro dos vasos; ou seja, que a totalidade (ou o conjunto) dos Kelim se chama Shechinah.


O tempo que precede o brilho da Luz nos Kelim em absoluta plenitude se chama "Tempo de Correções". Isto significa que realizamos correções para que a Luz possa brilhar plenamente dentro dos vasos. Antes disto, esse estado é chamado "Divindade no Exílio".



Isso significa que ainda não há perfeição nos Mundos Superiores. Abaixo, nesse mundo, deve existir um estado através do qual a Luz Superior se encontra dentro do desejo de receber. Este Tikkun é considerado “receber com o fim de doar”. Entretanto, o desejo de receber é preenchido de discernimentos desprezíveis e inúteis, que não honram aos Céus. Isto significa que o lugar em que o coração deveria ser um Tabernáculo para a Luz de Deus, se converte em um espaço de desperdícios e de sujeira. Em outras palavras, a vilania toma conta de todo o coração.

Isto se chama "Divindade no pó". Significa que ela é rebaixada ao nível do chão, e que todos desprezam tudo o que é relativo à Santidade, e que não existe nenhum desejo de retirá-la do pó. Ao invés disso, eles escolhem coisas desprezíveis, e isto gera tristeza à Shechina, porque a pessoa não constrói um lugar no coração que possa ser convertido em um Tabernáculo para a Luz Divina. (Tradução de Clarissa Porto Alegre Schmidt).
 

7 comentários:

Sônia Scheuerlein Haim disse...

Texto maravilhoso!

Luiz Guilherme dos Santos disse...

Texto muito esclarecedor. Sempre caem muitas fichas! Obrigado.

Danieli Pimentel disse...

Muitas camadas nesse texto. Li, reli e sempre escapa algo.

Ligia disse...

Aprendendo mais.Gratidão Mestre!

Unknown disse...

Nossa que texto fantástico!!! Gratidão sempre!!!

renata lehmann disse...

mais um passo para meu entendimento do que a Kabbalah nos ensina para nossa correção. Grata pela doação!

Margarete Conter disse...

Texto esclarecedor. Gratidão!

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