segunda-feira, 23 de abril de 2018

Emanações de Chochmá (4)


Três diferentes formas de Kabbalah



1.    Kabbalah teórica, que na sua forma atual é baseada fundamentalmente no Zohar. Esta trata principalmente da dinâmica do domínio espiritual, especialmente o Mundo das Sefirot, almas e anjos. Este ramo da kabbalah alcançou seu zênite nos escritos da Escola de Safed, no século XVI. Inclui-se nessa categoria a grande maioria dos textos cabalísticos atualmente publicados.



2.    Kabbalah meditativa, que trata do uso de nomes divinos, permutações de letras e métodos similares para alcançar os estados superiores de consciência. Muitos de seus principais textos nunca foram publicados e permanecem espalhados nas grandes bibliotecas européias e em museus, e em mãos de cabalistas. Alguns de seus métodos experimentaram um breve renascimento em meados de 1700 com o surgimento do movimento chassídico, mas meio século depois eles já haviam sido esquecidos em grande parte. Desde 1995, com a abertura da kabbalah a toda a humanidade, a kabbalah meditativa está retornando com muita força.



3.    Kabbalah teúrgica está intimamente relacionada com a meditativa. Ela consiste em diversos sinais, encantamentos e nomes divinos através dos quais podemos influenciar os eventos naturais. Muitas de suas técnicas são intimamente parecidas com os métodos meditativos e seu êxito dependerá da habilidade do Iniciado de induzir estados mentais onde os poderes telecinéticos e espirituais podem ser efetivamente canalizados. Assim como a segunda categoria, seus mais importantes textos nunca foram publicados. O Livro de Raziel é um exemplo.

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...