Rabi Natan Neta Shapira
Cabalista e Líder Rabínico da Cracóvia.
13 de Av
Nasceu
na Polônia, em 1585
Faleceu
em Cracóvia, Polônia, em 1633
Rabi Natan Neta é mais
conhecido como "Megale Amukot", revelador das profundezas,
título da sua obra principal. No Megale Amukot, ele faz 252 comentários
sobre a súplica de Moisés diante de D'us para que lhe permitisse entrar na
terra de Israel.
Rabi Natan disseminou
os ensinamentos cabalísticos do Ari na Polônia e milhares de pessoas o seguiam
como professor.
Faleceu jovem, com 48
anos, e no epitáfio do seu túmulo se lê que "Eliyahu HaNavie lhe falou
face a face".
O Rabi Chaim de Tzanz
disse sobre o Rabi Natan Neta que seus poderes eram tão maravilhosos que quando
alguém apenas dizia, na sua frente, o nome de uma pessoa doente, essa pessoa
era imediatamente curada.
Nassi
A palavra hebraica nassi
(líder) é um acrônimo da frase nitzotzo shel Yaakov Avinu, "uma
faísca de Jacó, nosso pai". A alma de todo líder de Israel é uma
ramificação da alma de Yaakov, pai do povo de Israel (Megaleh Amukot,
sessão 84).
Rabi Natan Neta e o
"Nistar" (tzadik que
permanece anônimo)
Rabi Bunim percebeu
que desde que o jovem Dov fora trabalhar consigo na sua loja suas vendas
aumentaram. Ele atribuiu isso meramente à devoção e eficiência do rapaz. Tinha
sido providencial contar com um auxílio extra, ainda que o jovem fosse um
estrangeiro na Cracóvia, onde ninguém o conhecia. No início, quando Dov tinha
se oferecido para o trabalho, ele havia pedido apenas uma coisa: que lhe fosse
permitido ir à sinagoga de manhã e à tarde para rezar.
Certa manhã, a loja
estava com um grande movimento. O Rabi Bunim ficou perdido sem o seu fiel
ajudante, que ainda estava na sinagoga. "O que ele está fazendo lá há
tanto tempo?", se perguntou. Meia hora depois e nada do jovem retornar. Então,
o comerciante decidiu ir buscá-lo pessoalmente. "Se ele ainda estiver
rezando, não direi nada", pensou. Quando o Rabi Bunim adentrou a sinagoga
e viu o seu assistente olhando as pinturas do teto, explodiu em fúria. Voou até
ele e lhe deu um tapa ressonante na bochecha. Foi um som tão alto que todos se
viraram para eles. Rabi Bunim se envergonhou e rapidamente retornou aos seus
clientes.
O Jovem Dov removeu
cuidadosamente o seu tefilin, o guardou e deixou a sinagoga pela última vez.
Foi direto ao rav da cidade, Rabi Natan Shapira, que era seu amigo próximo,
para se despedir. "Por que você está me deixando?", chorou o Rabi Natan
em genuína tristeza. Ao ver que suas súplicas não surtiam efeito no seu jovem
amigo, ele disse: "Ao menos, vamos nos despedir com palavras de Torah,
como bons amigos devem fazer. Tenho trabalhado no meu livro Megaleh Amukot,
transcrevendo 252 explicações para o verso da Parashat Va'Etchanan 'Al tosef ledaber ailai badavar
hazeh' ('Não me fale mais sobre essa questão'), que corresponde ao valor
numérico equivalente a Rav lach. Podes me oferecer mais uma explicação
para esse verso, no qual Deus rejeita as súplicas de Moshe Rabeinu para entrar
em Eretz Yisrael?"
"Sim",
respondeu Dov. "Há uma explicação oculta, ainda não revelada na sua obra.
Há quatro animais divinos nos quais se apoia a merkava celestial. O
trono de Deus também tem quatro pedestais. Moshe Rabeinu desejava entrar em
Israel para que, com sua santidade, pudesse se tornar digno de ser o quarto
suporte. Deus lhe disse que parasse de mencionar a sua entrada. Rav lach.
Basta. A palavra badavar forma o acróstico Ben David beregel revi'it.
Deus disse a Moisés que parasse de pedir, já que o quarto pedestal seria o Rei
David" (os outros três são Abraão, Isaac e Jacó).
Com essas palavras, o
rapaz se despediu do Rabi da Cracóvia, o Megale Amukot.
Enquanto isso, o Rabi
Bunim percebeu que Dov nunca voltaria a trabalhar para ele. Ele se arrependeu
da sua ação apressada e impetuosa. Dov havia sido um empregado dedicado e
esforçado. Como ele poderia se desculpar pela vergonha que lhe causou em público?
Rabi Bunim recorreu ao Megale Amukot com essa questão.
Rabi Natan Neta já
sabia de tudo isso, e lhe disse: "Seu empregado nem sentiu o tapa que você
lhe deu. Não significou nada para ele, fisicamente. Quem você realmente
prejudicou foi a mim. Com sua ação, perdi um grande amigo, um companheiro, um
igual. Ele já está muito longe daqui e eu nunca mais o verei. A única lembrança
que tenho dele são as palavras de Torá, que ele me disse antes de partir. Só
isso permanece comigo para aliviar a dor".
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