quinta-feira, 7 de março de 2019

Mocha de Ilaah (6)


Tabernáculo



Tudo, na Kabbalah, é mais simples do que parece...



Hashem quis habitar na realidade, e por isso estamos aqui, na dimensão do tempo, do espaço e do movimento, que é a dimensão de Malchut, ou Assyiá. Jocosamente, digo em sala de aula que “D´us quis tomar uma cerveja gelada e por isso nos criou”.



Para um religioso, o que digo é um anátema. Para um cabalista, é uma verdade profunda, de dimensões cósmicas.



Fomos acostumados, e manipulados, pelas autoridades religiosas, a pensar na queda de Adão e Eva (que maravilhosa alegoria de Chochmá e Biná) como uma tragédia. Mas foi, sob o ponto de vista da Kabbalah, uma brachá, uma benção, o começo da redenção da matéria. O Tikun ha Olam (a reparação do mundo) é trabalho nosso, que está se desenvolvendo em três fases históricas bem distintas: Tohu e Bohu (caos e confusão), Torah (instrução pela Luz) e Mashiach (a revelação do Criador às Suas criaturas neste mundo). Sem esse Tikun ha Olam, sem essa purificação do espaço material, o Criador, a Essência Transcendente, não teria como habitar na realidade. Ou, como dizemos na internalidade de nosso grupo de kabbalah, a Shekinat não teria um lugar digno para habitar, já que a Arca da Aliança está ocultada desde antes da destruição do primeiro Templo, destruição feita por Nabucodonossor, Imperador da Babilônia, e seu general Nevuzaradan, 410 anos depois de sua construção pelo Rei Salomão.



Tudo o que precisamos fazer como cabalistas é “ajeitar a casa”, é “limpar o ambiente”, é perfumar o Mishkan para que a profecia do Monte Sinai se torne realidade mais uma vez, quando Hashem ordenou a Moisés: “Prepara para Mim um Mishkan (Tabernáculo) e Eu habitarei no meio deles”. No meio deles, dos que lá se encontravam, dentro das almas. E ainda tem gente que pensa que D´us habita em sinagogas, igrejas, mesquitas e santuários de outras crenças.    

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...