7. No Livro do Zohar, as Dez Sefirot, HuBTuM, são chamadas por cores: branco, vermelho, verde
e preto.
– Branco corresponde à Sefirá de Chochmá;
– Vermelho corresponde à Sefirá de Biná;
– Verde corresponde à Sefirá de Tiferet;
– Preto corresponde à Sefirá de Malchut
No nosso
mundo, essas cores criam as quatro cores básicas.
É similar a um instrumento óptico, onde haveria quatro lentes com
as cores correspondentes às mencionadas acima. A Luz, apesar de ser unificada,
ao passar por uma das lentes, adquire a cor da lente pela qual passou e se
transforma em uma das quatro luzes: branca, vermelha, verde ou preta.
Assim, a luz encontrada em cada uma das Sefirot é a Luz do
Criador, simples e unificada. De fato, ela (isto é, as Dez Sefirot) é
completamente incolor.
As Dez
Sefirot da Luz Direta não tem cor, mas, ao passarem pelos mundos, adquirem cores
diferentes. São cobertas por vários véus e, então, manifestam-se para nós. É
desta forma que percebemos este nosso mundo.
Podemos
explicar de outra maneira. Existe, ao nosso redor, apenas a Luz simples e
totalmente amorfa (incolor). Entretanto, por meio de nossas propriedades
internas (espirituais), nós separamos a Luz e a representamos como níveis da
natureza, dos mundos: níveis mineral, vegetal, animal e humano. A Luz Direta,
por si só, não tem tais representações.
Assim, a luz encontrada em cada uma das Sefirot é a Luz do
Criador. Essa Luz é simples e unificada, indo do Rosh (cabeça) do Mundo de
Atzilut ao Sof (fim) do Mundo de Assiyá. A diferenciação que ocorre com a Luz
Direta e a transforma nas Sefirot HuBTuM acontece nos Kelim (vasos) também chamados
de HuBTuM. Cada Kli (cada Sefirá) é como um fino véu por onde passa a Luz do
Criador. É desta maneira que cada Kli transmite sua cor à Luz que passa por
ele.
Logo, o Kli de Chochmá do Mundo de Atzilut passa luz branca. Isto
é assim porque o Kli de Atzilut (vaso de Atzilut) é similar à Luz propriamente
dita. Então, a Luz do Criador não sofre nenhuma modificação ao passar por ali.
Este é o segredo do Mundo de Atzilut, sobre o qual diz o Zohar:
"Ele, a Luz e Sua Essência são Um". A Luz do Mundo de Atzilut é
definida como luz branca, em acordo com o que foi dito no Zohar. Entretanto, a
Luz que passa pelos Mundos de Beriá, Yetzirá e Assiyá é transformada e
escurecida. Vamos considerar, como exemplo, que a Luz torna-se,
respectivamente, a luz vermelha da Sefirá de Biná no Mundo de Beriá, a luz
verde de Tiferet no mundo de Yetzirá e a luz preta da Sefirá de Malchut no
Mundo de Assiyá.
Já existem
outros Kelim. Logo, a Luz assume outras cores. Isto acontece porque os Kelim
nos Mundos de BYA (como em Biná, ZA e Malchut) estão parcialmente corrigidos ou
completamente incorrigidos no que concerne à Luz. Se o Zohar fala em cores, podemos interpretá-las como atributos das
Sefirot. Então, quando falarmos na cor verde, significa que nos referimos às
propriedades de ZA e que estamos nesse nível e que recebemos desse nível.
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