terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (27)




27. Ao mesmo tempo, é preciso compreender que todas as modificações que ocorrem no Mundo de Atzilut não têm relação com o Criador Ele Mesmo. Elas têm a ver apenas com as Almas, com a medida do seu recebimento do Mundo de Atzilut através dos três Mundos de BYA. Esse mundo corresponde ao Mundo do Infinito da mesma maneira que o projeto mental corresponde ao projeto inicial. Entretanto, esses dois Mundos (o Mundo do Infinito e o Mundo de Atzilut) ainda não contêm nenhuma Alma. Assim como no projeto mental de uma pessoa não existe madeira, vigas de metal ou tijolos de verdade.



As Almas começam a ser reveladas no Mundo de Beriá. É por isso que os Kelim das Dez Sefirot, que avaliam o volume e o ritmo das Almas, certamente não são Divinos. Pelo contrário: eles foram criados depois, pois a Luz Superior não apresenta qualquer mudança ou característica quantitativa. Isso também explica por que relacionamos os Kelim das Dez Sefirot dos três Mundos de BYA com as cores vermelha, verde e preta.



Os Mundos de Beriá, Yetzirá e Assiyá são a consequência das Sefirot de Biná, Zeir Anpin e Malchut. As cores vermelha, verde e preta correspondem a elas, sendo o resultado dos Mundos de Beriá, Yetzirá e Assiyá.



Além disso, é impossível até mesmo pensar que elas são Divinas, pois a Luz Superior não sofre qualquer modificação.



Essas são nossas propriedades não corrigidas, ou parcialmente corrigidas, em oposição ao fundo branco de Atzilut. Portanto, antes do homem entrar no Mundo de Atzilut e alcançar a propriedade de Biná (a completa doação), nada que ele receba é considerado, de fato, real. O homem já está no Mundo Espiritual, mas ainda não alcançou seu último estado, o verdadeiro.



Entretanto, a Luz que é "vestida" nos dez Kelim dos Mundos de BYA é uma unidade Divina, simples e sem qualquer perturbação. Mesmo a Luz que preenche o Kli mais baixo do Mundo de Assyiá é simples, divina e sem modificação, pois a Luz tem apenas uma natureza. Toda modificação é feita pelos Kelim, pelas Sefirot que não são Divinas (ou seja, que não tem relação com o Criador), e, consequentemente, possuem as três cores já mencionadas: vermelha, verde e preta. Essas três cores formam a base de inúmeras combinações.



Nós (as Almas) recebemos a Luz dos Mundos de Beriá, Yetzirá e Assiyá através de três filtros: vermelho, verde e preto. A cor branca de Atzilut atravessa esses três filtros e desce até nós já matizada. Nós percebemos essas cores e suas inúmeras combinações como a paleta total das nossas sensações. As letras hebraicas se originam nas mesmas três Sefirot: Biná, Zeir Anpin e Malchut. As primeiras nove letras, de Aleph a Tet, correspondem a Biná, ou ao Mundo de Beriá. O segundo grupo de Letras, de Yud a Tzadi, corresponde a Zeir Anpin, ou ao Mundo de Yetzirá. As últimas quatro letras, de Kuf a Tav, se originam em Malchut, ou Mundo de Assiyá. Ao todo, o Alfabeto Cabalístico é composto de vinte e duas letras.


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