sexta-feira, 26 de junho de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (64)




21. Não seja confundido pelos filósofos que dizem que a essência da alma é uma substância da mente, que ela só existe através dos conceitos que aprende e que dela derivam e, portanto, estes são sua essência. A questão da continuidade da alma depois da morte do corpo depende apenas de quantos conceitos ela adquiriu, até que, na ausência de tais conceitos, nada mais exista para continuar.



A filosofia afirma que a existência do homem depende do conhecimento que ele tem da natureza.



O que esse conhecimento engloba? Ele engloba apenas um entendimento do que existe fora de mim. Primeiro, esse conhecimento é absoluto? Mesmo através de pesquisas, nós entendemos que o mundo que sentimos ao nosso redor não é nada mais que o resultado da nossa percepção subjetiva. Se tivéssemos sentidos diferentes, perceberíamos o mundo de forma totalmente diferente, não como ar, corpos sólidos ou líquidos, ou como os estados gasoso e plasmático da matéria. O mundo teria um grau de densidade completamente diferente, além de outras qualidades perceptíveis.



O modo como o mundo existe ao nosso redor é meramente uma consequência dos nossos estados interiores. Por isso que o postulado filosófico de que a vida do homem depende da sua percepção do mundo externo contradiz essencialmente a opinião da Cabalá.



É também inaceitável pelo coração, e qualquer um que já tenha tentado adquirir certo conhecimento sabe e sente, que a mente em si mesma é uma posse, não o possuidor.



Mesmo assim, como já dissemos, toda a substância da criação recuperada, tanto a substância dos objetos espirituais como a substância dos objetos corporais, nada mais é senão o desejo de receber.



A nossa essência é o desejo de receber. Além disso, qualquer diferença entre uma e outra essência reside nos seus respectivos desejos de receber que geram diferentes necessidades no interior de cada essência, o que, por sua vez, cria certos pensamentos e conhecimentos que bastam para satisfazer suas necessidades. Portanto, os desejos são o verdadeiro centro do que quer que esteja dentro de nós. Nossa mente é criada para satisfazer esses desejos. Nossa essência não é a mente, mas o desejo de receber.



Da mesma forma que os desejos humanos diferem-se uns dos outros, assim também ocorre com suas necessidades, pensamentos e ideias. Por exemplo, naqueles cujo desejo de receber está limitado aos desejos bestiais, todas as suas necessidades, pensamentos e ideias são condicionados à satisfação desses desejos.



As pessoas diferem apenas na combinação de seus desejos. Além disso, não podemos fazer nada em relação às pessoas. Não conseguimos afetá-las de fora para dentro, independente da intensidade da pressão que exercemos sobre elas. De certa forma, devemos encontrar um modo indireto de apressar o seu desenvolvimento e transição do nível animal ao humano e do humano ao espiritual. A menos que os desejos da pessoa mudem, não seremos capazes de lhes dar nada que esteja em desarmonia com seus desejos, pois sua essência é um desejo. O nível atual de desenvolvimento dos seus desejos constitui o seu verdadeiro estado.



Em cada um de nós há cinco níveis de desejo: mineral, vegetal, animal, humano e espiritual. Zero, um, dois, três, quatro e cinco tipos de desejo (ou cinco tipo de Dargot Aviut), cinco tipos de ego. É assim que a pessoa evolui. Entretanto, se a pessoa alcança um nível onde ela passa dos desejos humanos para os desejos espirituais, surge um ponto em seu coração e ela começa a sentir alguma coisa. Esse ponto é o início do desejo espiritual, enquanto o seu fim é a semelhança com o Criador. Esse é o caminho da correção.



Os desejos evoluem naturalmente até o nível espiritual, enquanto que o desenvolvimento do ponto no coração pode seguir tanto o Caminho da Torá quanto o Caminho do Sofrimento. Vivemos em uma sociedade onde cada um tem seus próprios desejos. Como consequência, cada pessoa está em determinado nível de desenvolvimento: mineral, vegetal, animal, humano ou espiritual.



Quando as pessoas chegam a nós, devemos determinar se elas já alcançaram o nível mínimo necessário. Em outras palavras: O ponto no coração já despertou nelas? Se sim, então essa é a minha sociedade, meu grupo. Eu busco tais pessoas a fim de gerar certa força ao meu redor que me auxilia a avançar na direção correta. Algumas pessoas vêm à nós com seus desejos apenas nos níveis mineral, vegetal, animal e humano. Os desejos humanos incluem o desejo por honra, riqueza, fama e conhecimento. Qualquer desejo abaixo deste nível é considerado natural.



Portanto, as pessoas cujo nível de desejo está abaixo do nível do ponto no coração nunca nos compreenderão. Apesar disso, à medida que atraímos a Luz Circundante sobre nós, pouco a pouco também as elevamos. Nos últimos tempos, cada vez mais pessoas vêm à nós com uma maior prontidão interior em seguir o nosso material a um ritmo cada vez mais rápido.



Mas até que os desejos da pessoa mudem, ela não conseguirá compreender nada. Em outras palavras: todos compreendem apenas através do ponto em seus desejos. Aquele que alcançou determinado nível, deseja apenas preencher os desejos deste nível específico. Ele não se interessa nem pelos desejos abaixo do seu nível, pois ele já os superou, nem compreende os desejos que estão acima do seu nível, pois ele os percebe como irreais.



Por exemplo, se pegarmos uma pessoa que mora em uma cidade pequena e lhe contarmos como é bom escrever música, pintar e descobrir os segredos da natureza, se ela não tiver tais desejos, ela simplesmente não nos compreenderá. Da mesma forma, uma pessoa comum não deseja ser milionária. Portanto, cada um de nós age somente a partir do nível de desejo que já está desenvolvido; assim, devemos nos relacionar de forma correspondente. Por isso Baal HaSulam diz que a coisa mais importante não é o conhecimento ou os pensamentos humanos, mas os desejos. A única coisa que podemos fazer pelas pessoas, e por nós mesmos, é estimular uma rápida evolução dos desejos. Isso conduzirá o mundo a um estado perfeito de forma rápida e indolor.



Por exemplo, aqueles cujo desejo de receber está limitado ao prazer do tipo animal, suas necessidades, pensamentos e intenções estão direcionados à satisfação desse desejo na sua forma animal. Mesmo que ele utilize sua razão e conhecimentos humanos para esse objetivo (na verdade, já é hora de eles crescerem), sua mente é como a mente de um animal, já que ele é escravo do seu desejo animal e o serve conforme.



Às vezes, vemos indivíduos influentes e muito autoconfiantes que, aparentemente, sabem pelo que estão vivendo. Entretanto, apesar da sua autoconfiança e compreensão, quais são os seus verdadeiros desejos? Na verdade, eles apenas desejam conseguir algo na vida e se contentar com aquilo.



Por outro lado, aqueles cujo desejo de receber exige um grande número de prazeres humanos como honra e poder (controle) sobre os outros, o que não ocorre aos desejos do tipo animal, suas principais necessidades, pensamentos e conhecimento se dirigem apenas para a satisfação desses desejos tanto quanto possível. De novo, aqueles que têm o desejo de receber geralmente utilizam todas as suas necessidades, pensamentos e conhecimento somente para preencher a totalidade desse desejo.



A mente, os pensamentos e o conhecimento têm como propósito servir aos desejos, satisfazê-los.


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