21. Não seja confundido pelos filósofos que
dizem que a essência da alma é uma substância da mente, que ela só existe
através dos conceitos que aprende e que dela derivam e, portanto, estes são sua
essência. A questão da continuidade da alma depois da morte do corpo depende
apenas de quantos conceitos ela adquiriu, até que, na ausência de tais
conceitos, nada mais exista para continuar.
A filosofia afirma que a existência do homem depende do conhecimento
que ele tem da natureza.
O que esse conhecimento engloba? Ele engloba apenas um entendimento do
que existe fora de mim. Primeiro, esse conhecimento é absoluto? Mesmo através
de pesquisas, nós entendemos que o mundo que sentimos ao nosso redor não é nada
mais que o resultado da nossa percepção subjetiva. Se tivéssemos sentidos
diferentes, perceberíamos o mundo de forma totalmente diferente, não como ar,
corpos sólidos ou líquidos, ou como os estados gasoso e plasmático da matéria.
O mundo teria um grau de densidade completamente diferente, além de outras
qualidades perceptíveis.
O modo como o mundo existe ao nosso redor é meramente uma consequência
dos nossos estados interiores. Por isso que o postulado filosófico de que a
vida do homem depende da sua percepção do mundo externo contradiz
essencialmente a opinião da Cabalá.
É também inaceitável pelo coração, e qualquer
um que já tenha tentado adquirir certo conhecimento sabe e sente, que a mente
em si mesma é uma posse, não o possuidor.
Mesmo assim, como já dissemos, toda a
substância da criação recuperada, tanto a substância dos objetos espirituais
como a substância dos objetos corporais, nada mais é senão o desejo de receber.
A nossa essência é o desejo de receber. Além disso, qualquer diferença
entre uma e outra essência reside nos seus respectivos desejos de receber que
geram diferentes necessidades no interior de cada essência, o que, por sua vez,
cria certos pensamentos e conhecimentos que bastam para satisfazer suas
necessidades. Portanto, os desejos são o verdadeiro centro do que quer que esteja
dentro de nós. Nossa mente é criada para satisfazer esses desejos. Nossa
essência não é a mente, mas o desejo de receber.
Da mesma forma que os desejos humanos
diferem-se uns dos outros, assim também ocorre com suas necessidades,
pensamentos e ideias. Por exemplo, naqueles cujo desejo de receber está
limitado aos desejos bestiais, todas as suas necessidades, pensamentos e ideias
são condicionados à satisfação desses desejos.
As pessoas diferem apenas na combinação de seus desejos. Além disso,
não podemos fazer nada em relação às pessoas. Não conseguimos afetá-las de fora
para dentro, independente da intensidade da pressão que exercemos sobre elas.
De certa forma, devemos encontrar um modo indireto de apressar o seu
desenvolvimento e transição do nível animal ao humano e do humano ao
espiritual. A menos que os desejos da pessoa mudem, não seremos capazes de lhes
dar nada que esteja em desarmonia com seus desejos, pois sua essência é um
desejo. O nível atual de desenvolvimento dos seus desejos constitui o seu
verdadeiro estado.
Em cada um de nós há cinco níveis de desejo: mineral, vegetal, animal,
humano e espiritual. Zero, um, dois, três, quatro e cinco tipos de desejo (ou
cinco tipo de Dargot Aviut), cinco tipos de ego. É assim que a pessoa evolui.
Entretanto, se a pessoa alcança um nível onde ela passa dos desejos humanos
para os desejos espirituais, surge um ponto em seu coração e ela começa a
sentir alguma coisa. Esse ponto é o início do desejo espiritual, enquanto o seu
fim é a semelhança com o Criador. Esse é o caminho da correção.
Os desejos evoluem naturalmente até o nível espiritual, enquanto que o
desenvolvimento do ponto no coração pode seguir tanto o Caminho da Torá quanto
o Caminho do Sofrimento. Vivemos em uma sociedade onde cada um tem seus próprios
desejos. Como consequência, cada pessoa está em determinado nível de
desenvolvimento: mineral, vegetal, animal, humano ou espiritual.
Quando as pessoas chegam a nós, devemos determinar se elas já
alcançaram o nível mínimo necessário. Em outras palavras: O ponto no coração já
despertou nelas? Se sim, então essa é a minha sociedade, meu grupo. Eu busco
tais pessoas a fim de gerar certa força ao meu redor que me auxilia a avançar
na direção correta. Algumas pessoas vêm à nós com seus desejos apenas nos
níveis mineral, vegetal, animal e humano. Os desejos humanos incluem o desejo
por honra, riqueza, fama e conhecimento. Qualquer desejo abaixo deste nível é
considerado natural.
Portanto, as pessoas cujo nível de desejo está abaixo do nível do
ponto no coração nunca nos compreenderão. Apesar disso, à medida que atraímos a
Luz Circundante sobre nós, pouco a pouco também as elevamos. Nos últimos
tempos, cada vez mais pessoas vêm à nós com uma maior prontidão interior em
seguir o nosso material a um ritmo cada vez mais rápido.
Mas até que os desejos da pessoa mudem, ela não conseguirá compreender
nada. Em outras palavras: todos compreendem apenas através do ponto em seus
desejos. Aquele que alcançou determinado nível, deseja apenas preencher os
desejos deste nível específico. Ele não se interessa nem pelos desejos abaixo
do seu nível, pois ele já os superou, nem compreende os desejos que estão acima
do seu nível, pois ele os percebe como irreais.
Por exemplo, se pegarmos uma pessoa que mora em uma cidade pequena e
lhe contarmos como é bom escrever música, pintar e descobrir os segredos da
natureza, se ela não tiver tais desejos, ela simplesmente não nos compreenderá.
Da mesma forma, uma pessoa comum não deseja ser milionária. Portanto, cada um
de nós age somente a partir do nível de desejo que já está desenvolvido; assim,
devemos nos relacionar de forma correspondente. Por isso Baal HaSulam diz que a
coisa mais importante não é o conhecimento ou os pensamentos humanos, mas os
desejos. A única coisa que podemos fazer pelas pessoas, e por nós mesmos, é
estimular uma rápida evolução dos desejos. Isso conduzirá o mundo a um estado
perfeito de forma rápida e indolor.
Por exemplo, aqueles cujo desejo de receber
está limitado ao prazer do tipo animal, suas necessidades, pensamentos e
intenções estão direcionados à satisfação desse desejo na sua forma animal.
Mesmo que ele utilize sua razão e conhecimentos humanos para esse objetivo (na
verdade, já é hora de eles crescerem), sua mente é como a mente de um animal,
já que ele é escravo do seu desejo animal e o serve conforme.
Às vezes, vemos indivíduos influentes e muito autoconfiantes que,
aparentemente, sabem pelo que estão vivendo. Entretanto, apesar da sua autoconfiança
e compreensão, quais são os seus verdadeiros desejos? Na verdade, eles apenas
desejam conseguir algo na vida e se contentar com aquilo.
Por outro lado, aqueles cujo desejo de receber
exige um grande número de prazeres humanos como honra e poder (controle) sobre
os outros, o que não ocorre aos desejos do tipo animal, suas principais
necessidades, pensamentos e conhecimento se dirigem apenas para a satisfação
desses desejos tanto quanto possível. De novo, aqueles que têm o desejo de
receber geralmente utilizam todas as suas necessidades, pensamentos e
conhecimento somente para preencher a totalidade desse desejo.
A mente, os pensamentos e o conhecimento têm como propósito servir aos
desejos, satisfazê-los.
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