quarta-feira, 15 de julho de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (74)



32. O terceiro período consiste de Torá e Mandamentos Li Shema, ou seja, para doar e não para receber recompensas. Esse trabalho purifica o desejo do homem de receber para si mesmo e o transforma em desejo de doar.

Depois do homem adquirir todos os desejos egoístas, não apenas o Galgalta ve Eynaim, mas também o AHP, ele começa a trabalhar pelo Criador. Eu gostaria de lembrá-lo que “Desejo de doar” e “Desejo de receber” são apenas nomes. Os seres humanos não têm meros desejos de receber ou de doar. O desejo de doar é a qualidade do Criador, enquanto o desejo de receber é o homem, a criação. Essa é a sua propriedade e não há nada mais nele.

Se o homem deseja tornar-se semelhante ao Criador, ele utiliza seu desejo de receber com o propósito de doar, isto é, ele recebe prazer para agradar o Criador. Entretanto, ele recebe mesmo assim. Os desejos permanecem inalterados, apenas a intenção, o modo como utilizamos o desejo, é modificada. Portanto, quando dizemos que o homem passa do “Desejo de receber” para o “Desejo de doar”, devemos compreender que ele adquire uma nova intenção para um desejo já existente. Por isso que os desejos anteriores, com a intenção para si mesmo, são considerados mortos. Em um estágio posterior, eles renascem e se tornam puros e eternos, caso o homem adquira a intenção pelo Criador ao invés da intenção para si mesmo.

Permita-me repetir: Embora a Cabalá seja chamada de ciência, ela não é recebida no entendimento que pertence ao nosso mundo, mas no Intelecto Superior. Esse mundo é recebido nos seus Kelim, no intelecto do nosso mundo. Para começar a receber o Mundo Superior, acima da Machson, a pessoa deve adquirir o entendimento que corresponde ao Mundo Superior.

O Intelecto do Mundo Superior é chamado “Fé acima da razão”, que é a propriedade de doação. Essa propriedade é exatamente o que constitui o intelecto do Mundo Superior. Você pode estar em aula e não compreender nada. Não tem problema. Apenas se esforce e isso irá atrair a Luz Superior. A Luz Superior criará em você a Luz Refletida, a intenção correta. A intenção é onde você sentirá o Mundo Superior e receberá o Intelecto Superior.

Isso não irá acontecer porque você força seu cérebro a isso, mas porque enquanto você estiver confuso, irritado e exausto, você continuará a desejá-Lo. Você terá êxito não porque você dormiu bem e veio à aula bem disposto, com caneta e papel, ansioso por pesquisar o Reino Superior como os cientistas fazem em nosso mundo. Isso só acontecerá devido aos seus esforços.

É o contrário: Tudo funcionará a partir do estado de confusão, desilusão, afastamento e esgotamento. Quando a espiritualidade parecer insignificante e irreal, significa que você está no estado mais correto em relação ao Criador. Se você continuar aspirando ao Mundo Superior enquanto atravessa algum desses estados, os Kelim espirituais adequados (intelecto espiritual) serão construídos dentro de você.

O homem se eleva ao nível em que tanta Luz desce sobre ele que ele já pode transformar seus desejos de receber em desejos espirituais altruístas.

Assim que o homem purifica o seu desejo de receber, ele se torna digno e estará pronto para obter as cinco partes da alma, chamadas NaRaNHaY. Elas estão presentes no desejo de doar e não podem ser vestidas em um corpo até que o desejo de receber tenha força nele.

A alma tem dois componentes, um deles é o Kli, que consiste de cinco partes: Keter, Hochmá, Biná, ZA e Malchut. Ele é também chamado de corpo da alma, ou Partzuf. No seu interior existe a Luz chamada NaRaNHaY (Nefesh, Ruach, Neshamá, Hayá e Yechidá).

Assim que as intenções egoístas se tornam altruístas, os desejos começam a ser preenchidos com a Luz Superior na medida da sua Ohr Hassadim (ou Luz Refletida, ou Tela - a definição não interfere). Keter, Hochmá, Biná, ZA e Malchut são os cinco Kelim preenchidos pelas Cinco Luzes de NaRaNHaY.

Entretanto, quando o homem é merecedor de tornar-se completamente um desejo de doar, sem receber nada para si mesmo, ele adquire as mesmas propriedades que existem no seu NaRaNHaY superior (que descende da sua fonte no Mundo do Infinito a partir do primeiro estado, atravessando os mundos puros de ABYA). Essas propriedades descem sobre ele imediatamente e vestem-se nele de acordo com seu nível.

O quarto período é o trabalho posterior à Ressurreição dos Mortos. Isso significa que o desejo de receber que havia sido totalmente banido, morto e enterrado, ressurge dos mortos maior e pior, como está dito: “No futuro, os mortos se levantarão com todos os seus defeitos”, e então são transformados em desejos de receber com o propósito de doar.

Algumas pessoas especiais recebem essa tarefa durante a sua vida neste mundo.

Baal HaSulam diz que há pessoas que completam esse trabalho e alcançam os níveis que estão acima da “Ressurreição dos Mortos”, quando o Lev HaEven começa a ser corrigido totalmente.

Esse é o nível que estamos destinados a alcançar.

Nenhum comentário:

Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...