32. O terceiro período consiste de Torá e
Mandamentos Li Shema, ou seja, para doar e não para receber recompensas. Esse
trabalho purifica o desejo do homem de receber para si mesmo e o transforma em
desejo de doar.
Depois do homem adquirir todos os desejos egoístas, não apenas o
Galgalta ve Eynaim, mas também o AHP, ele começa a trabalhar pelo Criador. Eu
gostaria de lembrá-lo que “Desejo de doar” e “Desejo de receber” são apenas
nomes. Os seres humanos não têm meros desejos de receber ou de doar. O desejo
de doar é a qualidade do Criador, enquanto o desejo de receber é o homem, a
criação. Essa é a sua propriedade e não há nada mais nele.
Se o homem deseja tornar-se semelhante ao Criador, ele utiliza seu
desejo de receber com o propósito de doar, isto é, ele recebe prazer para
agradar o Criador. Entretanto, ele recebe mesmo assim. Os desejos permanecem
inalterados, apenas a intenção, o modo como utilizamos o desejo, é modificada.
Portanto, quando dizemos que o homem passa do “Desejo de receber” para o “Desejo
de doar”, devemos compreender que ele adquire uma nova intenção para um desejo
já existente. Por isso que os desejos anteriores, com a intenção para si mesmo,
são considerados mortos. Em um estágio posterior, eles renascem e se tornam
puros e eternos, caso o homem adquira a intenção pelo Criador ao invés da
intenção para si mesmo.
Permita-me repetir: Embora a Cabalá seja chamada de ciência, ela não é
recebida no entendimento que pertence ao nosso mundo, mas no Intelecto
Superior. Esse mundo é recebido nos seus Kelim, no intelecto do nosso mundo.
Para começar a receber o Mundo Superior, acima da Machson, a pessoa deve
adquirir o entendimento que corresponde ao Mundo Superior.
O Intelecto do Mundo Superior é chamado “Fé acima da razão”, que é a
propriedade de doação. Essa propriedade é exatamente o que constitui o
intelecto do Mundo Superior. Você pode estar em aula e não compreender nada.
Não tem problema. Apenas se esforce e isso irá atrair a Luz Superior. A Luz
Superior criará em você a Luz Refletida, a intenção correta. A intenção é onde
você sentirá o Mundo Superior e receberá o Intelecto Superior.
Isso não irá acontecer porque você força seu cérebro a isso, mas
porque enquanto você estiver confuso, irritado e exausto, você continuará a
desejá-Lo. Você terá êxito não porque você dormiu bem e veio à aula bem
disposto, com caneta e papel, ansioso por pesquisar o Reino Superior como os
cientistas fazem em nosso mundo. Isso só acontecerá devido aos seus esforços.
É o contrário: Tudo funcionará a partir do estado de confusão,
desilusão, afastamento e esgotamento. Quando a espiritualidade parecer
insignificante e irreal, significa que você está no estado mais correto em
relação ao Criador. Se você continuar aspirando ao Mundo Superior enquanto
atravessa algum desses estados, os Kelim espirituais adequados (intelecto
espiritual) serão construídos dentro de você.
O homem se eleva ao nível em que tanta Luz desce sobre ele que ele já
pode transformar seus desejos de receber em desejos espirituais altruístas.
Assim que o homem purifica o seu desejo de
receber, ele se torna digno e estará pronto para obter as cinco partes da alma,
chamadas NaRaNHaY. Elas estão presentes no desejo de doar e não podem ser
vestidas em um corpo até que o desejo de receber tenha força nele.
A alma tem dois componentes, um deles é o Kli, que consiste de cinco
partes: Keter, Hochmá, Biná, ZA e Malchut. Ele é também chamado de corpo da
alma, ou Partzuf. No seu interior existe a Luz chamada NaRaNHaY (Nefesh, Ruach,
Neshamá, Hayá e Yechidá).
Assim que as intenções egoístas se tornam altruístas, os desejos
começam a ser preenchidos com a Luz Superior na medida da sua Ohr Hassadim (ou
Luz Refletida, ou Tela - a definição não interfere). Keter, Hochmá, Biná, ZA e
Malchut são os cinco Kelim preenchidos pelas Cinco Luzes de NaRaNHaY.
Entretanto, quando o homem é merecedor de
tornar-se completamente um desejo de doar, sem receber nada para si mesmo, ele
adquire as mesmas propriedades que existem no seu NaRaNHaY superior (que descende
da sua fonte no Mundo do Infinito a partir do primeiro estado, atravessando os
mundos puros de ABYA). Essas propriedades descem sobre ele imediatamente e
vestem-se nele de acordo com seu nível.
O quarto período é o trabalho posterior à
Ressurreição dos Mortos. Isso significa que o desejo de receber que havia sido
totalmente banido, morto e enterrado, ressurge dos mortos maior e pior, como
está dito: “No futuro, os mortos se levantarão com todos os seus defeitos”, e
então são transformados em desejos de receber com o propósito de doar.
Algumas pessoas especiais recebem essa tarefa
durante a sua vida neste mundo.
Baal HaSulam diz que há pessoas que completam esse trabalho e alcançam
os níveis que estão acima da “Ressurreição dos Mortos”, quando o Lev HaEven
começa a ser corrigido totalmente.
Esse é o nível que estamos destinados a alcançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário