quinta-feira, 16 de julho de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (75)



33. Ainda resta a sexta análise que precisamos compreender. Como foi dito por nossos sábios, todos os mundos, superiores e inferiores, foram criados apenas para o homem e nada mais. À primeira vista, parece muito estranho que o Criador tenha tentado criar tudo isso para um ser tão insignificante quanto o homem, que é como um grão de areia neste mundo em relação à todo o Universo, que dirá comparado aos Mundos Espirituais.

A questão se refere aos sentimentos do homem, seus parâmetros mentais e espirituais. Como podemos nos comparar com os Mundos Superiores quando o nosso mundo, ou mesmo o nosso Universo, é um minúsculo grão na imensidão do cosmos em relação ao nível mais baixo do Mundo Superior?

Dizem-nos que o homem foi criado para se tornar o senhor de todos os mundos e incluir todos eles dentro de si mesmo, além de que nada existe senão para o homem, que contém todos os mundos dentro de si. Como pode ser? Isso contradiz totalmente nossas concepções sobre nós mesmos e sobre o Universo que conhecemos através das nossas sensações.

É ainda mais estranho perceber por que o homem precisa de todos esses Mundos Espirituais Superiores. Para que serve esse Universo? Como podemos usá-lo? Não conhecemos nem nosso próprio planeta direito. Não fazemos nem ideia do que existe a dois quilômetros abaixo de nós, ou a alguns parsecs acima de nós. Por que precisamos de tudo o que foi criado ao nosso redor? Eis o que Baal HaSulam responde:

É preciso que saibas que o Criador recebe prazer somente com a satisfação daqueles que Ele Criou, mas apenas na medida em que a criação O sente, sente que Ele está lhe dando esse prazer e deseja satisfazê-la. Ele passa a se divertir com a criação como um pai que brinca com seu filho amado. Na mesma medida que o filho sente e percebe a grandeza e o poder do seu pai, ele, por sua vez, lhe mostra todos os tesouros que ele preparou.

Leia novamente: Na mesma medida que o filho sente e percebe a grandeza e o poder do seu pai (o Criador)... Isso significa que o homem adquire as propriedades do Criador, pois de que outra forma ele seria capaz de compreender?

Pense cuidadosamente sobre o que foi dito, e então você será capaz de compreender e conhecer a grande satisfação do Criador com aquelas almas perfeitas, que tiveram o privilégio de sentir e entender Sua grandeza através de todas as formas que Ele preparou para elas, até atingirem a relação entre pai e filho. Tudo o que foi escrito é destinado àqueles que percebem os Mundos Espirituais.

Até alcançarmos esses níveis e estabelecermos o mesmo contato com a Força Superior, não seremos capazes de compreender o propósito de tudo o que foi preparado para nós. Tanto quanto formos capazes de sentir a grandeza do seu poder, percebê-lo em nós mesmos e adotar suas propriedades, passaremos a compreender como podemos governar sobre o Universo e todos os Mundos Espirituais no lugar do Criador. Somente então descobriremos por que Ele criou esse mundo tão imenso e maravilhoso para nós.

Nada mais resta a dizer sobre isso. É suficiente saber que por esses prazeres e satisfações, valeu a pena, para Ele, criar todos os Mundos, tanto os Superiores quanto os Inferiores, os quais ainda precisamos revelar.



Nenhum comentário:

Shamati (130)

    130. Tiberias dos nossos sábios, boa é a sua visão (Ouvi em 1 º de Adar, Tav - Shin - Zayin , 21 de fevereiro de 1947, em uma via...