sexta-feira, 31 de julho de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (88)



46. Tenha em mente que, embora as Sefirot sejam divinas… (correspondentes ao Criador e em um estado de semelhança com Ele. Mas elas já estão dentro de nós? Acredite, já estão. E se temos o menor desejo que seja, a menor aspiração pelo Criador, então já alcançamos uma semelhança microscópica com Ele)
... não há distinção entre a primeira Sefirá de Keter do Mundo de AK e a última Sefirá de Malchut do Mundo de Assiyá… Não há diferença na estrutura da Criação. Ela está presente tanto no Mundo do Infinito como no nosso mundo. Somos feitos dos mesmos componentes, das mesmas Dez Sefirot. A questão é em relação a masach, tela. Como a ausência da tela pode comprimir as Dez Sefirot em um ponto enquanto que sua presença desenvolve as Sefirot até se tornarem um enorme vaso infinito? Todas as 613 partes do nosso corpo espiritual estão comprimidas no ponto dentro de nós.

Os físicos afirmam que o Universo todo se desenvolveu a partir de um micro ponto que consistia de uma substância infinitamente comprimida. De repente, houve uma explosão, e então o Universo foi criado. Algum dia, discutiremos esse ato de concepção e nascimento do Universo. De fato, a transição do Mundo Espiritual para o mundo material ocorreu exatamente dessa maneira.

O ponto, que surgiu do Espiritual e tornou-se, de algum modo, semelhante à essência da matéria, ainda possui as mesmas propriedades. Ele apenas mudou de forma, tornou-se material, mas ainda assim reteve a semelhança absoluta. Nosso Universo, o Planeta Terra, o sistema solar, e nós mesmos, somos todos criados em completa correspondência aos Mundos de Assiyá, Yetzirá, Beriá, etc. Todos os Mundos são paralelos uns aos outros, mas cada um dos Mundos Superiores é feito de uma substância cada vez mais espiritual.

Tenha em mente que, embora as Sefirot sejam divinas, e não exista distinção entre a primeira Sefirá de Keter do Mundo mais elevado de AK e a última Sefirá de Malchut do Mundo de Assiyá, ainda há uma grande diferença em relação aos receptores (ainda que a Sefirá mais alta do Mundo de AK e a Sefirá mais baixa do Mundo de Assiyá sejam as mesmas. Então, qual é a diferença?). As Sefirot são compostas de Luzes e Vasos. E a Luz nas Sefirot é absolutamente divina (emanada pelo Criador, a porção do Criador dentro do Kli). Mas os vasos, chamados  KaHaBTuM, de cada um dos Mundos Inferiores de Beriá, Yetzirá e Assiyá não são divinos. Eles são apenas revestimentos que ocultam a Luz do Infinito dentro de si e fracionam uma determinada quantidade de Luz aos receptores, de forma que cada um receba de acordo com o seu nível de pureza.

Aqui, Baal HaSulam quer dizer que o Universo é organizado da seguinte maneira: Primeiro, o Mundo do Infinito, então o Mundo de AK (Adam Kadmon), que é Keter (no que diz respeito aos outros), e todas as suas partes. Ele consiste de cinco Partzufim chamados NaRaNHaY (Nefesh, Ruach, Neshamá, Chayá e Yechidá), que emanam a Luz. Então, segue-se Atzilut, Beriá, Yetzirá, Assiyá e o nosso mundo como último nível do Mundo de Assiyá.

Todos esses mundos consistem de partes semelhantes, e não há diferença entre eles. A única distinção é o material a partir do qual são criados.

Baal HaSulam diz que os Mundos de Beriá, Yetzirá, e Assiyá, constituem três grandes filtros que enfraquecem a Luz que chega para nós dos Mundos de AK e Atzilut.

O Mundo de Atzilut é Chochmá, onde toda a Luz do Infinito espera pela nossa recepção posterior. Beriá é Biná. O Mundo de Beriá localizado embaixo nos ajuda a manter os Kelim de Ashpa'a (desejos de doação) abaixo da Parsá, e a nos corrigir com a ajuda deles. Beriá é Biná, propriedade de doação. Biná encontra-se propositadamente isolada do Mundo de Atzilut para nos ajudar. O Mundo de Yetzirá é um enfraquecimento da propriedade de doação, e o Mundo de Assiyá é recepção. Somos uma parte do Mundo de Assiyá.

A diferença entre esses elementos do Universo deriva do fato de que as Sefirot são dividas em Kli e Luz. A Luz da Sefirá é divina, enquanto que os vasos de cada um dos Mundos de Beriá, Yetzirá, Assiyá não são divinos. Por quê? Os Kelim dos Mundos de ABYA não são divinos porque eles estão abaixo da Parsá. Eles consistem dos Kelim que foram quebrados e corrompidos. Agora, eles precisam ser corrigidos e elevados ao Mundo de Atzilut.

Ainda que a Luz seja única, nomeamos as Luzes dentro das Sefirot de NaRaNHaY, pois a Luz se distingue conforme os atributos dos vasos. Malchut, que é a cobertura mais grossa, oculta toda a Luz do Mundo do Infinito. A Luz transferida aos receptores é apenas uma pequena porção que se refere à purificação do Nível Mineral do corpo do homem. Ela é chamada de Nefesh.

Se imaginamos uma pessoa neste mundo e no Mundo de Assiyá, acima dele, significa que a única Luz que a atingirá através do Mundo de Assiyá será a de Nefesh.

O vaso de Tifferet (Kli do Mundo de Yetzirá) é mais refinado que o de Malchut, e a Luz que ele transfere do Mundo do Infinito corresponde à purificação do Nível Vegetal do corpo humano, pois lá a Luz é mais poderosa que a de Nefesh. Ela se chama Ruach.

Recebe-se a Luz de Nefesh no Mundo de Assiyá, e ela corrige o nível mineral. Aqueles que se encontram no Mundo de Yetzirá recebem de Assiyá a Luz de Ruach, que corrige o nível vegetal do desejo.

O vaso de Biná é ainda mais refinado que o de Tiferet, e o Mundo ao qual ele corresponde é chamado de Beriá. Aqueles que estão no Mundo de Beriá recebem a Luz de Neshamá, que purifica o nível animal do corpo do homem, e é chamada a Luz. O vaso de Chochmá é o mais refinado de todos (do Mundo de Atzilut). Ele transfere a Luz de Chaiá, que purifica o nível humano do homem e cuja ação é ilimitada.

Por que sua ação é ilimitada? A razão é que toda Luz que o Criador transfere através do Kli de Keter está aqui. O Kli de Keter é AK, ao passo que Yechidá já é completamente semelhante ao Criador. Então, vem o Olam Ein Sof, o Mundo do Infinito, onde o homem alcança a Luz conjunta chamada Torá, NaRaNHaY. Nesse caso, ele se torna semelhante ao Criador não em ações, mas nos seus pensamentos. Definimos Keter como “as ações do Criador em relação à Criação”. “O Pensamento do Criador em relação à Criação” que precede a ação, está acima de Keter.


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