quinta-feira, 30 de julho de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (87)



45. A Luz de Nefesh acima mencionada é chamada de Luz do Nível Mineral do Mundo de Assiyá. De forma correspondente, ela visa purificar o nível mineral do desejo de receber do corpo do homem (que é a nossa condição atual). Ela brilha no Mundo Espiritual assim como a categoria mineral do mundo corpóreo, cujas partículas não se movem de forma independente…

Objetos inanimados do nosso mundo não se movimentam de forma independente. Eles não têm o desejo de se mover ou de mudar. Seu único desejo é permanecer constantemente no mesmo estado e é para isso que seus esforços são direcionados. Por exemplo, a estrutura de um cristal é voltada unicamente a preservar seu estado particular. Obviamente, se condições externas excedem as forças internas de preservação das propriedades do material, então elas destruirão este material, suas conexões internas.

Portanto, há um movimento geral que rodeia igualmente todos os detalhes, semelhante ao movimento do planeta Terra, e tudo o mais que existe em uma galáxia, no universo, no nosso mundo. E o mesmo ocorre com a Luz do Partzuf de Nefesh do Mundo de Assiyá. Ainda que existam 613 órgãos nele, 613 formas de receber a abundância (eles já se encontram em nós, mas de forma ainda não desenvolvida, existindo apenas em potencial), essas mudanças não são aparentes, são apenas uma luz geral cuja ação rodeia a todos de forma igualitária, sem distinção de detalhes (desejos individuais).

A Luz desenvolve os desejos em uma ou outra direção, como um embrião que se forma dentro do ventre da mãe. Partes diferentes do corpo do embrião começam a se desenvolver em períodos distintos, a cabeça, depois os braços, de repente o tronco, as pernas, e assim por diante. Há um período específico para o desenvolvimento de cada órgão ou parte do corpo. Entretanto, no nível mais baixo de Nefesh de Nefesh, há apenas o desenvolvimento geral, sem qualquer manifestação de estágios particulares.


Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...