quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Três conceitos essenciais da Kabbalah (10e)

 

Já estudamos as quatro fases da formação do Kli (0 - Shoresh ou Keter, 1 - Chochmá, 2 - Biná e 3 - Tiferet). Por que são quatro fases e não cinco? Isso ocorre porque a quinta fase corresponde ao próprio Kli, e não a uma fase da sua formação. Depois de Malchut, não há mais outras fases, pois o Kli já está completamente criado, gerado, formado no seu desejo egoísta de receber prazer na Luz de Chochmá. O Kli  é independente não apenas no seu desejo, mas também na implementação do seu desejo de agir.

 

Entretanto, se a Luz (prazer) preenche o Kli, ela lhe impõe a forma com que ele deve agir, pois ela o suprime ao preenchê-lo de prazer. Por isso que o Kli só é verdadeiramente livre na sua intenção quando não estiver preenchido pela Luz. Mesmo assim, isso ainda não é o suficiente: a Luz não deve ser sentida nem à distância, isto é, o Criador deve ocultar-se totalmente do Kli, Malchut. Somente assim, Malchut pode ser independente, livre nas suas decisões e ações.

 

Quando o Kli puder realizar seus desejos de forma independente, quando ele estiver livre da influência da Luz e do prazer, a Luz não será capaz de impor ao Kli suas condições. Esse estado é chamado de "Nosso mundo", ou, "Este mundo". Esse estado pode ser alcançado se a Luz for removida não apenas da parte interna do Kli, mas também ao distanciar-se progressivamente da parte externa do Kli. Em nosso mundo, o homem não sente o Criador nem internamente e nem externamente, isto é, ele não acredita na Sua existência.

 

A expulsão da Luz do interior do Kli é chamada de restrição do desejo de receber prazer, ou simplesmente de restrição, Tzimtzum Aleph. Alcança-se o afastamento da Luz da parte externa do Kli com a ajuda de um sistema de telas que se densificam, chamadas Olamot, Mundos. Existem apenas cinco dessas telas, ou seja, há cinco Mundos. Cada um desses Mundos consiste de cinco partes chamadas "Partzufim" (plural de Partzuf). Cada Partzuf possui cinco partes chamadas "Sefirot" (plural de Sefirá). Como resultado, Malchut está tão distante da Luz que ela não a sente de forma alguma. Esse é o homem em nosso mundo.

 

Na Cabalá, estudamos as propriedades dos Mundos, Partzufim e Sefirot, isto é, as propriedades das telas que ocultam o Mundo Espiritual de nós, o Criador. O objetivo desse estudo é saber que propriedades o homem deve adquirir para neutralizar as ações ocultadoras desses mundos, Partzufim e Sefirot, além de elevar-se ao nível deste ou daquele degrau espiritual de determinada Sefirá, Partzuf ou Mundo.

 

Ao adquirir as propriedades de um determinado Partzuf, em um determinado Mundo, o homem neutraliza imediatamente a ação ocultadora desse nível e o recebe. Nesse momento, apenas os níveis mais altos ocultam dele o Criador, a Luz. Aos poucos, ele deve receber todas as propriedades de todos os níveis, começando pelo mais baixo, que está logo acima do nosso mundo, até o mais elevado, a correção final.

 

Agora, vamos voltar à Malchut, a quinta fase do desenvolvimento do Kli. No momento em que Malchut sente que recebe enquanto o Criador doa, ela vê o contraste do seu estado em relação ao estado do Criador como tão desprezível que decide parar de receber prazer. Uma vez que não há coerção no Mundo Espiritual, e o prazer não pode ser sentido se não há o desejo por ele, a Luz desaparece, deixa de ser sentida pelo Kli.

 

Malchut realiza o Tzimtzum Aleph (TA). Nas fases precedentes, o Kli não sentia que era receptor. É apenas na quinta fase, quando o Kli decide receber de forma independente, que ele sente a sua oposição ao Criador. Somente Malchut pode realizar o TA, pois para fazer o Tzimtzum, a pessoa deve primeiro sentir a sua completa oposição ao Criador.

 

Outro nome para Malchut é "alma", mas o nome "alma" pode referir-se tanto ao Kli quanto à Luz dentro dele. Quando estiver lendo um texto, a pessoa deve sempre prestar atenção se ele aborda a Criação ou o que a preenche. No primeiro caso, a alma seria uma parte da própria Criação, um desejo. No segundo, seria uma parte do Criador, a Luz.

 

Quando uma alma descende ao Mundo de Atzilut proveniente do Mundo do Infinito, ela se torna a alma da fase Aleph, mas não a alma verdadeira. A distinção entre ela e o Criador ainda não foi sentida. Ela é como um bebê no útero da mãe: Incapaz de ser independente, embora já exista. Ela ainda está na fase intermediária.

 

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