Já estudamos as quatro fases da formação do Kli (0 - Shoresh ou Keter, 1 - Chochmá, 2 - Biná e 3 - Tiferet). Por que são quatro fases e não
cinco? Isso ocorre porque a quinta fase corresponde ao próprio Kli, e não a uma fase da sua formação.
Depois de Malchut, não há mais outras
fases, pois o Kli já está
completamente criado, gerado, formado no seu desejo egoísta de receber prazer
na Luz de Chochmá. O Kli
é independente não apenas no seu desejo, mas também na implementação do
seu desejo de agir.
Entretanto, se a Luz (prazer) preenche o Kli, ela lhe impõe a forma com que ele deve agir, pois ela o
suprime ao preenchê-lo de prazer. Por isso que o Kli só é verdadeiramente livre na sua intenção quando não estiver
preenchido pela Luz. Mesmo assim, isso ainda não é o suficiente: a Luz não deve
ser sentida nem à distância, isto é, o Criador deve ocultar-se totalmente do Kli, Malchut.
Somente assim, Malchut pode ser
independente, livre nas suas decisões e ações.
Quando o Kli puder
realizar seus desejos de forma independente, quando ele estiver livre da
influência da Luz e do prazer, a Luz não será capaz de impor ao Kli suas condições. Esse estado é
chamado de "Nosso mundo", ou, "Este mundo". Esse estado
pode ser alcançado se a Luz for removida não apenas da parte interna do Kli, mas também ao distanciar-se
progressivamente da parte externa do Kli.
Em nosso mundo, o homem não sente o Criador nem internamente e nem
externamente, isto é, ele não acredita na Sua existência.
A expulsão da Luz do interior do Kli é chamada de restrição do desejo de receber prazer, ou
simplesmente de restrição, Tzimtzum Aleph.
Alcança-se o afastamento da Luz da parte externa do Kli com a ajuda de um sistema de telas que se densificam, chamadas Olamot,
Mundos. Existem apenas cinco dessas telas, ou seja, há cinco Mundos. Cada um
desses Mundos consiste de cinco partes chamadas "Partzufim" (plural de Partzuf).
Cada Partzuf possui cinco partes
chamadas "Sefirot" (plural
de Sefirá). Como resultado, Malchut está tão distante da Luz que ela
não a sente de forma alguma. Esse é o homem em nosso mundo.
Na Cabalá, estudamos as propriedades dos Mundos, Partzufim e Sefirot, isto é, as propriedades das telas que ocultam o Mundo
Espiritual de nós, o Criador. O objetivo desse estudo é saber que propriedades
o homem deve adquirir para neutralizar as ações ocultadoras desses mundos, Partzufim e Sefirot, além de elevar-se ao nível deste ou daquele degrau
espiritual de determinada Sefirá, Partzuf ou Mundo.
Ao adquirir as propriedades de um determinado Partzuf, em um determinado Mundo, o homem neutraliza imediatamente
a ação ocultadora desse nível e o recebe. Nesse momento, apenas os níveis mais
altos ocultam dele o Criador, a Luz. Aos poucos, ele deve receber todas as
propriedades de todos os níveis, começando pelo mais baixo, que está logo acima
do nosso mundo, até o mais elevado, a correção final.
Agora, vamos voltar à Malchut,
a quinta fase do desenvolvimento do Kli.
No momento em que Malchut sente que
recebe enquanto o Criador doa, ela vê o contraste do seu estado em relação ao
estado do Criador como tão desprezível que decide parar de receber prazer. Uma
vez que não há coerção no Mundo Espiritual, e o prazer não pode ser sentido se
não há o desejo por ele, a Luz desaparece, deixa de ser sentida pelo Kli.
Malchut realiza o Tzimtzum Aleph (TA). Nas
fases precedentes, o Kli não sentia
que era receptor. É apenas na quinta fase, quando o Kli decide receber de forma independente, que ele sente a sua
oposição ao Criador. Somente Malchut
pode realizar o TA, pois para fazer o
Tzimtzum, a pessoa deve primeiro
sentir a sua completa oposição ao Criador.
Outro nome para Malchut
é "alma", mas o nome "alma" pode referir-se tanto ao Kli quanto à Luz dentro dele. Quando
estiver lendo um texto, a pessoa deve sempre prestar atenção se ele aborda a Criação
ou o que a preenche. No primeiro caso, a alma seria uma parte da própria Criação,
um desejo. No segundo, seria uma parte do Criador, a Luz.
Quando uma alma descende ao Mundo de Atzilut proveniente do Mundo do Infinito, ela se torna a alma da
fase Aleph, mas não a alma
verdadeira. A distinção entre ela e o Criador ainda não foi sentida. Ela é como
um bebê no útero da mãe: Incapaz de ser independente, embora já exista. Ela
ainda está na fase intermediária.
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