quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Três conceitos essenciais da Kabbalah (15)

 

Depois da Primeira Restrição, novos vasos de recepção surgem no lugar de Behina Dalet. Eles são formados devido ao Contato de Impacto entre a Luz e a tela. Entretanto, ainda precisamos compreender de que forma essa Luz torna-se um vaso de recepção depois de ser refletida por esse vaso. Ocorre que a Luz torna-se um vaso, isto é, passa a desempenhar o papel oposto.

 

A fim de explicar isso, vejamos um exemplo do nosso mundo. O homem naturalmente respeita um "desejo de doar", mas, ao mesmo tempo, se ressente de receber sem dar nada em troca. Vamos supor que uma pessoa vai à casa do seu amigo e este lhe oferece uma refeição. Naturalmente, ele se recusaria a comer mesmo estando faminto, pois odiaria ser um recebedor que nada dá em troca.

 

Seu amigo, no entanto, começa a tentar persuadi-lo, deixando claro que ao degustar de sua refeição, ele o deixaria imensamente feliz. Quando o convidado sente que o que o anfitrião diz é verdade, ele aceita comer, uma vez que não se sente mais como um recebedor. Além disso, agora o convidado sente que doa ao anfitrião, deleitando-o com sua disposição para comer. Ocorre que, apesar da sua fome (um vaso genuíno de recepção do alimento), o convidado não era capaz nem de tocar nas iguarias até que sua vergonha fosse aplacada pela persuasão do anfitrião.

 

Agora compreendemos como surge um novo vaso de recepção. O poder gradualmente crescente da persuasão do anfitrião e da resistência do convidado, por fim, transformam a recepção em doação. O ato de receber permanece imutável: apenas a intenção foi modificada. Só a força de resistência, e não a fome (o vaso de recepção), torna-se a razão para aceitar o presente.

 

Sempre que Behina Dalet for mencionado, refere-se à Malchut, isto é, à recepção pela recepção. Há uma ação e há um motivo para essa ação. Qual o motivo para a recepção antes da Restrição? O desejo de receber prazer. Isso significa que recepção é uma ação pelo prazer de receber. Depois da Restrição, os Partzufim não utilizam o Behina Dalet: a única Luz recebida por ele é a que deriva da tela e da Luz Refletida.

O motivo para a recepção, que existia antes da Restrição, ainda permanece depois dela, pois é impossível receber sem o desejo e o empenho por algo. Ainda assim, esse motivo não é suficiente para a recepção: ela deve ser acompanhada de um motivo adicional, isto é, da intenção de doar.

 

Malchut está pronta para renunciar aos seus prazeres animais: ela realiza a Restrição sobre eles e recebe apenas porque esse é o desejo do Criador. De acordo com isso, a recepção com o propósito de doar parece diferente. O ato de receber não ocorre pelo primeiro motivo, mas pelo segundo: receber pelo propósito de doar. Entretanto, o primeiro motivo deve acompanhar o segundo, pois se não há desejo de receber prazer, como será possível sentir prazer?

 

Por exemplo: Temos o mandamento de desfrutar da refeição de Shabat, mas, se não há fome, como é possível receber prazer ao comer? Por isso, a primeira restrição, o "desejo de receber" deve permanecer (ainda que ele seja incapaz de receber devido à vergonha), mas apenas na presença do motivo adicional: o "desejo de doar".

 

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