Depois da Primeira Restrição,
novos vasos de recepção surgem no lugar de Behina Dalet. Eles são formados
devido ao Contato de Impacto entre a Luz e a tela. Entretanto, ainda precisamos
compreender de que forma essa Luz torna-se um vaso de recepção depois de ser
refletida por esse vaso. Ocorre que a Luz torna-se um vaso, isto é, passa a
desempenhar o papel oposto.
A fim de explicar isso, vejamos um
exemplo do nosso mundo. O homem naturalmente respeita um "desejo de
doar", mas, ao mesmo tempo, se ressente de receber sem dar nada em troca.
Vamos supor que uma pessoa vai à casa do seu amigo e este lhe oferece uma
refeição. Naturalmente, ele se recusaria a comer mesmo estando faminto, pois
odiaria ser um recebedor que nada dá em troca.
Seu amigo, no entanto, começa a
tentar persuadi-lo, deixando claro que ao degustar de sua refeição, ele o
deixaria imensamente feliz. Quando o convidado sente que o que o anfitrião diz
é verdade, ele aceita comer, uma vez que não se sente mais como um recebedor.
Além disso, agora o convidado sente que doa ao anfitrião, deleitando-o com sua
disposição para comer. Ocorre que, apesar da sua fome (um vaso genuíno de
recepção do alimento), o convidado não era capaz nem de tocar nas iguarias até
que sua vergonha fosse aplacada pela persuasão do anfitrião.
Agora compreendemos como surge um novo vaso de recepção. O poder
gradualmente crescente da persuasão do anfitrião e da resistência do convidado,
por fim, transformam a recepção em doação. O ato de receber permanece imutável:
apenas a intenção foi modificada. Só a força de resistência, e não a fome (o
vaso de recepção), torna-se a razão para aceitar o presente.
Sempre que Behina Dalet
for mencionado, refere-se à Malchut,
isto é, à recepção pela recepção. Há uma ação e há um motivo para essa ação.
Qual o motivo para a recepção antes da Restrição? O desejo de receber prazer.
Isso significa que recepção é uma ação pelo prazer de receber. Depois da
Restrição, os Partzufim não utilizam
o Behina Dalet: a única Luz recebida
por ele é a que deriva da tela e da Luz Refletida.
O motivo para a recepção, que existia antes da Restrição, ainda
permanece depois dela, pois é impossível receber sem o desejo e o empenho por
algo. Ainda assim, esse motivo não é suficiente para a recepção: ela deve ser
acompanhada de um motivo adicional, isto é, da intenção de doar.
Malchut está pronta para renunciar aos
seus prazeres animais: ela realiza a Restrição sobre eles e recebe apenas
porque esse é o desejo do Criador. De acordo com isso, a recepção com o propósito
de doar parece diferente. O ato de receber não ocorre pelo primeiro motivo, mas
pelo segundo: receber pelo propósito de doar. Entretanto, o primeiro motivo
deve acompanhar o segundo, pois se não há desejo de receber prazer, como será
possível sentir prazer?
Por exemplo: Temos o mandamento de
desfrutar da refeição de Shabat, mas, se não há fome, como é possível receber
prazer ao comer? Por isso, a primeira restrição, o "desejo de
receber" deve permanecer (ainda que ele seja incapaz de receber devido à vergonha),
mas apenas na presença do motivo adicional: o "desejo de doar".
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