terça-feira, 20 de outubro de 2020

Três conceitos essenciais da Kabbalah (16)

 

Com o auxílio do exemplo do anfitrião e do convidado, podemos agora compreender o que é um Zivug de Haka'a (Contato de Impacto), do qual resulta o nascimento de novos vasos de recepção da Luz Superior no lugar de Behina Dalet. Essa interação ocorre devido às investidas da Luz sobre a tela, desejando penetrar Behina Dalet.  Isso se assemelha a um anfitrião que tenta persuadir o seu convidado a comer. A força de resistência do convidado é semelhante à tela. Assim como a sua recusa em comer transforma-se em um novo vaso, o mesmo ocorre com a Luz Refletida: que se torna o vaso de recebimento ao invés de Behina Dalet, o qual desempenhava esse papel antes da Primeira Restrição.

 

Entretanto, devemos ter em mente que isso ocorre apenas nos objetos espirituais dos Mundos de ABYA, enquanto que, nos objetos relacionados às forças impuras e no nosso mundo, o Behina Dalet continua a ser um vaso receptor. Dessa forma, nem nas forças impuras nem no nosso mundo existe qualquer Luz, devido à diferença entre as propriedades do Behina Dalet e do Criador. Portanto, as Klipot (forças impuras, o "desejo de receber" a Luz sem a tela) e os pecadores são chamados de "mortos", uma vez que o desejo de receber a Luz sem a tela separa-os da Vida das Vidas, a Luz do Criador.

        

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...