sexta-feira, 16 de abril de 2021

Kabbalah Sem Segredos (27)

 

Quero dar mais

 

Mas como pode o mais extremo egoísmo converter-se em seu oposto? Recorda-te que o Criador é benevolente. Ele não tem nada a mais em Sua mente a não ser o ato de dar. Como resultado, Ele cria criaturas que somente desejam receber. Essas criaturas começam a receber o que Ele dá, mais e mais, mais e mais. Infinitamente.


À medida que a vontade de receber evolui nas criaturas, tem lugar uma quase mágica transformação: estas não apenas desejam o que o Criador lhes dá, mas também desejam ser Criadores. Pensa em como cada criança deseja ser como seus pais. Pensa também que a base da aprendizagem é o desejo de crescer da criança. Os cabalistas dizem que a vontade de crescer da criança baseia-se no desejo da criatura de ser como Seu Criador.

 

Se teus pais são os teus modelos, tu estudarás suas ações e farás o maior esforço para imitá-los e te converteres também em adulto. Da mesma forma, se o Criador é teu modelo, tu estudarás o Criador com a finalidade de ser como Ele é. Se o Criador que tu estudas dedica-se a dar, dedica-se à benevolência, podemos ver como o egoísmo extremado que deseja te converter em alguém “similar ao Criador” pode transformar-se em altruísmo (que exploraremos com maior profundidade nos próximos capítulos), porque isso é o que Ele é.  Na Kabbalah, a habilidade de ser como o Criador chama-se “Lograr o atributo de doar”.

 

A consequência, apesar de que isso possa soar como um oximoro, é que o desejo mais egoísta de cada pessoa é ser como o Criador: um completo altruísta.

 

No caminho: Outra forma de se pensar essa questão do altruísmo é ter em mente que a Kabbalah nos recorda que não estamos separados, senão que formamos parte de nosso mundo. O altruísmo propõe sermos um com os demais, unidos a eles. Dado que somente conhecemos a nós mesmos através de nossa conexão com todos os demais, o altruísmo, desde essa perspectiva, é uma maneira inteligente de buscar também nosso próprio bem-estar. Então, se todos estamos unidos, ser amáveis e generosos com os demais é ser amável e generoso conosco mesmos.   


Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...