domingo, 25 de julho de 2021

Kabbalah Sem Segredos (61)

 

Mito: Deves ter 40 anos de idade, ser homem e estar casado

 

É verdade que, no passado, a pessoa devia ter ao menos 40 anos de idade, ser homem e estar casado para estudar Kabbalah, mas isso foi num passado distante. O Ari, o rabino Isaac Lúria, abriu o estudo dessa ciência para todas as pessoas já no século XVI.

 

Como explicaremos com maior profundidade no próximo capítulo, o Ari determinou que a partir da sua geração a Kabbalah seria permitida a todos: homens, mulheres e crianças. Tudo o que se necessita é um desejo e uma paixão pela espiritualidade e uma busca do significado da vida. Estes são, hoje em dia, os únicos requisitos para o estudo da Kabbalah. Apesar de o Ari ter instruído a seu leal estudante, Chaim Vital, a manter em segredo o seu conhecimento, também se referiu àquela geração como a última, o que significa a última geração da corrupção e a primeira geração do período de correção.

 

Kab-trívia: Uma famosa história sobre os estudantes do Ari demonstra o quão maduros estavam os tempos ao juízo desse mestre. Certo dia, ele disse aos seus alunos: “Se todos nós formos a Jerusalém (eles viviam no norte, em Safed), conseguiremos terminar as nossas correções e alcançaremos o grau mais alto. Apenas precisamos fazer isto juntos. Apesar do pedido do mestre, a maioria dos alunos não conseguiu ir com ele: um tinha um filho doente, outro não conseguiu autorização da esposa para viajar, e outro não tinha energia necessária para uma caminhada tão longa. Eles permaneceram em Safed e a Gmar Tikun (correção final) se afastou de todos nós. No entanto, o Ari acreditava que era possível alcançar a correção.  

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...