domingo, 5 de junho de 2022

Arizal (1)

 

A oração de Adão

 

Quando Adão foi criado, todas as almas foram separadas do mal. Quando Adão orou, começou a chover e a vegetação começou a crescer, enquanto ele retificava todos os mundos. Este é o segredo de Adão, quando ele dava nomes aos animais.

 

Por que foi proibido que Adão comesse carne?

 

Agora entendemos por que foi proibido que Adão comesse carne, como está dito no versículo: “Eu lhes dou todas as ervas e sementes para consumo”. É que o propósito de se comer carne é separar a parte boa da parte má da comida, para elevá-la, mas os animais já estavam completamente separados, antes do pecado de Adão, por isso era proibido comê-los.

 

Comer carne para retificar

 

Através do pecado de Adão, toda a Criação fracassou e desceu a um nível inferior, ficando exposta e mesclada com as forças do mal. As profundezas das forças do mal se misturaram com o bem. Até a ação de Noé (ao construir a Arca) a humanidade ainda não possuía o poder de separar o bem do mal através da ingestão de carne. Depois do Dilúvio, pela ação de Noé, que era um Justo, permitiu-se ingerir os animais que precisavam ser retificados.

 

E, mais que isso, hoje podemos separar o bem do mal unicamente dos animais puros (cujo consumo é permitido pela Torá), animais que contém grandes porções de santidade. E, pelo contrário, não temos o poder de retificar os animais impuros. Por isso, a Torá proibiu o seu consumo, porque ao comê-los as almas se contaminariam e perderiam toda a santidade.

 

O cuidado ao se comer carne

 

Ainda mais, a separação entre o bem e o mal ocorre principalmente quando um Justo ingere carne com a intenção de separar o bem do mal. Por isso, nossos sábios de Torá disseram que “a um ignorante é proibido comer carne”, já que sua alma se misturará com a alma do animal e perderá sua santidade, por carecer da capacidade de separar o bem do mal. Daqui aprendemos quão cautelosos devemos ser em não comer muita carne.

 

Por esse motivo, Adão estava impedido de comer carne, já que não necessitava de nenhuma retificação. O propósito da comida é separar o bem do mal. Adão podia comer frutas e vegetais, que não requerem retificação. Depois do Dilúvio, os seres humanos se tornaram tão vis que até os animais se afastaram da sua tendência natural, assemelhando-se a outras espécies. Aos filhos de Noé lhes é permitido comer carne. No Templo, se traziam oferendas de animais assim como de farinha, de vinho, de azeite e de sal para retificá-los junto com o arrependimento. Por isso, o versículo ordena que cada oferenda seja acompanhada de sal.


(Shaar HaMitzov Ekev)

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...