21. Quando o
indivíduo se sente num estado de ascensão
(Ouvi em 23 de Cheshvan, Tav-Shin-Hey, 9 de novembro de 1944)
Quando o indivíduo se sente em um estado de ascensão, sente-se
elevado, quando sente que não tem nenhum desejo a não ser pela espiritualidade,
então é bom que mergulhe nos Segredos da Torá a fim de internalize-los.
Se o indivíduo vê que, apesar de se esforçar para entender algo, ainda não sabe
nada, mesmo assim vale a pena mergulhar nos Segredos da Torá, ainda que veja
cem vezes numa única coisa.
O indivíduo não deve se desesperar, não deve dizer que é inútil por
que não entende nada, por duas razões:
A) Quando o indivíduo mergulha em algo e anseia por entendê-lo,
esse anseio é chamado uma “oração”. Isso é porque uma oração é uma falta, ou
seja, ele deseja o que lhe falta, deseja que o Criador satisfaça o seu desejo.
O alcance da oração é medido pelo desejo, já que o desejo é maior
por aquilo de que ele mais precisa. De acordo com a medida da necessidade
também é a medida do anseio.
Há uma regra de que naquilo que o indivíduo coloca mais esforço, o
empenho aumenta a falta, e ele quer receber o preenchimento por essa
deficiência. Além disso, um desejo é chamado de “uma oração”, é considerado “o
trabalho do coração”, já que “o Misericordioso quer os corações”.
Só então o indivíduo pode oferecer uma oração verdadeira. Porque,
quando ele mergulha nas palavras da Torá, o coração deve estar livre de outros
desejos e dar à mente a força para poder pensar e escrutinizar. Se não há nenhum desejo no coração, a mente não consegue fazer o
escrutínio, como disseram nossos sábios: “Sempre há aprendizado onde há desejo
do coração” (Avodá Zará 19a).
Para que a oração do indivíduo seja aceita, deve ser uma oração
completa. Por isso, quando faz um escrutínio de forma completa, o indivíduo
extrai dele uma oração completa, e então sua oração pode ser aceita, porque o
Criador ouve uma oração. Mas há uma condição: a oração deve ser completa e não
pode ter outras coisas misturadas no meio dela.
B) A segunda razão é que, nesse momento, como o indivíduo está
separado em alguma medida da corporeidade e está mais perto da qualidade da
doação, é um tempo melhor para se conectar com a internalidade da Torá, a qual
é revelada àqueles que tem Equivalência de Forma com o Criador. Isso é porque a
Torá, o Criador e Israel são um. Contudo, quando o indivíduo está num estado de
auto-recepção, ele pertence à externalidade e não à internalidade.
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