terça-feira, 26 de julho de 2022

Shamati (26)

 

 26. O futuro de uma pessoa depende e está atado à gratidão pelo passado

(Ouvi em Tav-Shin-Gimel, 1942-1943)

 

 Está escrito: “Das alturas, o Eterno se apercebe dos humildes” (Salmos 138:6), de modo que apenas os humildes podem ver a exaltação. As letras de Yakar (precioso) são as letras de Yakir (saberá). Isso significa que um indivíduo conhece a exaltação de algo na medida em que aquilo é precioso para ele. O indivíduo se impressiona de acordo com a importância da coisa. A impressão o leva a uma sensação no coração e a alegria nasce nele nessa medida, de acordo com o grau de reconhecimento sobre a importância.

 

Portanto, se o indivíduo conhece a sua humildade, se sabe que não é mais privilegiado que seus contemporaneous, ou seja, ele vê que há muitas pessoas no mundo às quais não lhes foi dada a força para fazer o trabalho sagrado mesmo da maneira mais simples, mesmo sem a intenção e em Lo Lishmá (não em Seu nome), mesmo em Lo Lishmá de Lo Lishmá, e mesmo em preparação para a preparação da vestimenta da Kedushá (santidade), enquanto a ele lhe foi transmitido o desejo e o pensamento para, ao menos ocasionalmente, fazer o trabalho sagrado, mesmo da maneira mais simples possível, se ele é capaz de apreciar a importância disso, de acordo com a importância que o indivíduo atribui ao trabalho sagrado, nessa medida ele deve louvar e agradecer por isso.

 

É assim porque é verdade que não conseguimos apreciar a importância de sermos capazes de, às vezes, observar as Mitzvot (mandamentos) do Criador, mesmo sem nenhuma intenção. Nesse estado, o indivíduo vem a sentir a euforia e a alegria no coração.

 

O louvor e a gratidão do indivíduo expandem os seus sentimentos, e ele se torna eufórico por cada ponto no trabalho sagrado, ele sabe a Quem ele serve, e portanto se eleva ainda mais. Esse é o significado do que está escrito: “Eu agradeço pela graça que Você fez comigo”, ou seja, pelo passado. E assim o indivíduo pode dizer, e diz, de forma confiante: “E pela graça que Você está destinado a fazer comigo.”

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...