quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Shamati (27)

 

27. O que é Das alturas, o Eterno se apercebe dos humildes”?

 

(Ouvi no Shabat Terumá, Tav-Shin-Tet, 5 de março de 1949, em Tel-Aviv)

 

 Das alturas, o Eterno se apercebe dos humildes”(Salmos 138:6). Como pode haver equivalência com o Criador quando o homem é o receptor e o Criador é o Doador? O verso fala sobre isso: Das alturas, o Eterno se apercebe dos humildes”.

 

Se o indivíduo se anula, então não tem autoridade que o separe do Criador. Nesse estado, ele é “apercebido”, ou seja, lhe é transmitido o Mochin de Chochmá, “e adverte os arrogantes”. Contudo, alguém com orgulho, que tem sua própria autoridade, é distanciado, pois lhe falta a equivalência.

 

A anulação não é considerada se abaixar diante de outros. Isso é humildade, quando o indivíduo sente a completude em seu trabalho. Ao contrário, a anulação significa que o mundo o despreza. Considera-se anulação precisamente quando as pessoas o desprezam, pois então o indivíduo não sente nenhuma completude, e é uma lei que o que os outros pensam influencia uma pessoa.

 

Portanto, se as pessoas o respeitam, ele se sente completo; e aqueles que são desprezados pelas pessoas se sentem inferiores.

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...