quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Shamati (95)

 

95. Sobre remover o prepúcio

(Ouvi durante uma refeição em celebração a uma circuncisão, Tav-Shin-Gimel, 1942-1943, Jerusalém)

        

Malchut em si é chamada “Chochmá inferior”, e a respeito de sua conexão com Yesod é chamada “Fé”. Há um prepúcio sobre Yesod, cujo papel é separar Malchut de Yesod, e não deixar que se conecte a Yesod. O poder do prepúcio está em retratar a Fé como pó. Esse é o significado de a Shechiná estar no pó.

 

Quando essa força representativa é removida, e se diz que a força representativa é pó, isso é chamado “Circuncisão”, quando o prepúcio é cortado e jogado ao pó.

 

Nesse estado, a Shechiná sai do pó, e o Mérito da Fé se torna aparente. Isso é chamado “Redenção”, ser recompensado com elevar a Shechiná do pó. Por isso, devemos focar todo o trabalho em remover a força representativa, e apenas a Fé é considerada inteira.

 

Eles são meticulosos consigo mesmos tanto quanto uma azeitona e tanto quanto um ovo.” Uma “azeitona” é como disse a pomba: “Prefiro que meu alimento seja amargo como uma azeitona vinda do Alto.” E o “ovo” significa que, por enquanto, não tem vida, mas um animal vivo sairá dele. E eles são meticulosos consigo mesmos, e preferem trabalhar, embora a situação seja como uma azeitona.

 

Além disso, quando eles não vêem vitalidade no Trabalho, e toda a sua força para trabalhar tem o único objetivo de elevar a Shechiná do pó, então, por meio desse Trabalho, eles são premiados com a Redenção. Então eles vêem que essa refeição, a qual anteriormente era como uma azeitona e um ovo, agora se tornou alegre e doce e extremamente agradável.

 

Esse é o significado de “Um prosélito convertido é como uma criança recém-nascida”. Naquele momento, ele também deve manter o estado do “Pacto”, e então ficará feliz.

 

Assim, quando a criança é circuncidada, apesar de estar sofrendo, os convidados e os pais estão felizes, pois eles acreditam que a alma do menino está feliz. De forma similar, no Trabalho do Pacto, devemos ficar felizes mesmo se sentimos um estado de sofrimento. Mesmo assim, devemos acreditar que nossa alma está feliz.

 

Todo o nosso Trabalho deve ser com alegria. E a evidência para isso vem do primeiro mandamento dado ao homem. A Mitzvá é feita pelos pais, e os pais e os convidados estão felizes. Assim deveria ser com todas as Mitzvot que o indivíduo executa: apenas com alegria.

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...