sábado, 31 de dezembro de 2022

Shamati (98)

  

98. Espiritualidade é aquilo que nunca se perde

(Eu ouvi em 1948)

 

Denomina-se Espiritualidade aquilo que nunca se perdePortanto, o desejo de receber, com sua intenção de receber para si mesmo, que é a forma sob a qual se encontra, é chamado “material”. É assim porque nessa forma ele será extinto e irá adotar a forma de “Com intenção de outorgar”. 

 

Na espiritualidade, um lugar verdadeiro se denomina “o lugar da realidade”, pois todos aqueles que entram ali, nesse espaço, vem e percebem as mesmas coisas. No entanto, algo imaginário não se denomina de “um lugar verdadeiro” já que por ser imaginário todos o imaginam de forma diferente.

 

Quando nos referimos às Setenta Faces da Torá, isso significa que ela tem setenta níveis. Em cada nível, a Tora é interpretada de acordo com o estado em que alguém se encontra. No entanto, um mundo representa uma realidade, o que significa que qualquer um que alcance qualquer um dos setenta níveis naquele mundo, o atinge da mesma forma que todos os outros que venham a atingi-lo.

 

A partir disso é que se entende o que dizem os nossos sábios, que interpretaram os versículos da Torá. Eles afirmam que “isso é o que Abraão disse a Isaac”, e outros ditos similares de nossos sábios. Dizem o que se disse, e o que se explica nos versículos. 

 

Assim, surge a seguinte pergunta: “Como é que eles souberam o que um disse ao outro?” Porque aqueles que alcançaram o nível de Abraã(ou de qualquer outro) podem ver e conhecer aquilo que Abraão viu e conheceu. 

 

Por esta razão, eles sabem o que Abraão disse. E ocorre o mesmo com todos os demais ditos de nossos sábios ao interpretar os versículos da Torá. Tudo isso porque eles também atingiram esse nível, e na espiritualidade cada nível representa um nível de realidade. Cada um deles vê aquela realidade como todos aqueles que chegam a Londres, na Inglaterra, e veem o que existe na cidade e o que se diz na cidade.

 

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...