111. Respiração, Som e Fala
(Ouvi em 29 de Sivan, Tav-Shin-Gimel,
2 de julho
de 1943, Jerusalém)
Há um discernimento de “Respiração”, “Som”
e “Fala”, e há um discernimento de “Gelo”, e há um discernimento de “Terrível”.
“Respiração” significa Ohr Hozer (Luz Refletida),
a qual sai da Masach (Tela). Essa é uma força limitadora. Enquanto não
estiver acumulada na medida de “Que não mais se entreguem à insensatez” (Salmos
85:8), é chamada “Respiração”.
Quando sua medida está completa, essa limitação, a Masach com
a Luz Refletida, é chamada de “Som”. O som é como um aviso para o indivíduo não
infringir as regras da Torá. E se vier a infringir, assim que comete a infração
ele pára de sentir o sabor. Assim, quando ele sabe que certamente vão cessar as
sensações se infringir, ele retém a limitação.
E então ele chega a um estado de “Fala”, que
representa Malchut. Nesse momento, pode ocorrer o Zivug (Acasalamento)
do Criador com a Sua Shechiná (Divindade), e a Iluminação de Chochmá
(Sabedoria) é atraída para baixo.
Sabe-se que há dois níveis:
1) Doação sem qualquer recepção;
2) Recepção a fim de doar.
Então, quando ele vê que já chegou a um nível
em que consegue receber a fim de doar, por que ele precisa da servidão que
existe apenas na forma de doação a fim de doar? Afinal, o Criador tem mais
contentamento a partir da recepção a fim de doar, já que a Luz da Sabedoria, a
qual entra nos vasos de recepção, é a Luz do Propósito da Criação. Assim, por
que ele deveria se envolver no trabalho de doação a fim de doar, que é a Luz da
Correção da Criação?
Nesse momento, ele
imediatamente pára de sentir o sabor e é deixado nu e destituído. É assim porque a Luz
de Chassadim (Misericórdia) é a Luz que veste a Luz de Chochmá. E
se não há vestimenta, mesmo que haja Luz de Chochmá, ele ainda não tem
nada com que vestir a Chochmá.
Nesse momento, ele
chega ao estado chamado “O gelo terrível”. Isso é assim porque Yesod de Aba, que
concede Chochmá, que é chamado de “Restrito de Chassadim
e estendido de Chochmá”, é Gelo. É como a água que se cristalizou. Apesar
de haver água no gelo, ela não se expande para baixo.
Yesod de Ima é chamado “Terrível”, considerado curto e
largo. É chamado de “Curto” porque há um bloqueio sobre Chochmá, pois
ali há ausência de Chochmá devido ao segundo Tzimtzum (Restrição).
E isso é “Terrível”. Assim, é exato para os dois: Chochmá se estende
através de Yesod de Aba e Chassadim se estende através de Yesod
de Ima.
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