terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Shamati (111)

  

111. Respiração, Som e Fala

(Ouvi em 29 de Sivan, Tav-Shin-Gimel, 2 de julho de 1943, Jerusalém)

 

Há um discernimento de “Respiração”, “Som” e “Fala”, e há um discernimento de “Gelo”, e há um discernimento de “Terrível”.

 

“Respiração” significa Ohr Hozer (Luz Refletida), a qual sai da Masach (Tela). Essa é uma força limitadora. Enquanto não estiver acumulada na medida de “Que não mais se entreguem à insensatez” (Salmos 85:8), é chamada “Respiração”.

 

Quando sua medida está completa, essa limitação, a Masach com a Luz Refletida, é chamada de “Som”. O som é como um aviso para o indivíduo não infringir as regras da Torá. E se vier a infringir, assim que comete a infração ele pára de sentir o sabor. Assim, quando ele sabe que certamente vão cessar as sensações se infringir, ele retém a limitação.

 

E então ele chega a um estado de “Fala”, que representa Malchut. Nesse momento, pode ocorrer o Zivug (Acasalamento) do Criador com a Sua Shechiná (Divindade), e a Iluminação de Chochmá (Sabedoria) é atraída para baixo.

 

Sabe-se que há dois níveis:

 

1) Doação sem qualquer recepção;

 

2) Recepção a fim de doar.

 

Então, quando ele vê que já chegou a um nível em que consegue receber a fim de doar, por que ele precisa da servidão que existe apenas na forma de doação a fim de doar? Afinal, o Criador tem mais contentamento a partir da recepção a fim de doar, já que a Luz da Sabedoria, a qual entra nos vasos de recepção, é a Luz do Propósito da Criação. Assim, por que ele deveria se envolver no trabalho de doação a fim de doar, que é a Luz da Correção da Criação?

 

Nesse momento, ele imediatamente pára de sentir o sabor e é deixado nu e destituído. É assim porque a Luz de Chassadim (Misericórdia) é a Luz que veste a Luz de Chochmá. E se não há vestimenta, mesmo que haja Luz de Chochmá, ele ainda não tem nada com que vestir a Chochmá.

 

Nesse momento, ele chega ao estado chamado “O gelo terrível”. Isso é assim porque Yesod de Aba, que concede Chochmá, que é chamado de “Restrito de Chassadim e estendido de Chochmá”, é Gelo. É como a água que se cristalizou. Apesar de haver água no gelo, ela não se expande para baixo.

 

Yesod de Ima é chamado “Terrível”, considerado curto e largo. É chamado de “Curto” porque há um bloqueio sobre Chochmá, pois ali há ausência de Chochmá devido ao segundo Tzimtzum (Restrição). E isso é “Terrível”. Assim, é exato para os dois: Chochmá se estende através de Yesod de Aba e Chassadim se estende através de Yesod de Ima.

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...