segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Shamati (97)

  

97. Desperdício de celeiro e de adega

(Eu ouvi)

 

Goren (Celeiro) significa redução de boas ações, quando uma pessoa sente Gronot (Gargantas, que soa como Gueronot [Deficiências]) a respeito do Criador). Por causa disso, diminui as suas boas ações, e logo chega a um estado de Yékev (Adega), e isso se refere ao versículo que diz: “E aquele que blasfemou o nome do Senhor”.  

 

Sukot implica alegria, e se refere às “Guevurot em júbilo”, que vem a ser o “Arrependimento por amor”, ou quando os pecados se tornam Méritos, e mesmo o celeiro e a adega acabam sendo admitidos na Kedushá. Isso é o que significa que o principal discernimento da Sucot é Isaac, mas todos estão incluídos dentro dele (a Páscoa hebraica é considerada Chessed, que é a direita). Esse é o sentido da expressão “Abraão gerou Isaac”.

 

Isto se deve a que a questão de pai e filho é causa e efeito, razão e resultado. Se não tivesse havido um discernimento de Abraão, que representa a direita, não poderia ter havido o discernimento de Isaac, que representa a esquerda, porém a esquerda esta incluída e integrada na direita, como em “Pois Tu és o meu pai”.

 

Abraão disse: “Serão destruídos diante da Santidade do Teu Nome”. E Jacó também disse que isso significa que os pecados serão destruídos pela Santidade do Seu nome. E se permanece assim, então há uma lacunba no meio. Em outras palavras, os pecados em toda Israel representam uma lacuna na Kedushá.

 

Isaac, no entanto, disse: “Metade sobre mim e metade sobre você”. Ou seja, a parte dos pecados e a parte das Mitzvot entrarão ambas na Kedushá. E isso se pode conseguir através do Arrependimento por Amor, quando os pecados de uma pessoa se transformam em Méritos. Nesse estado não existe lacuna, como está escrito: “Não haverá brecha nem ataque” (Salmos 144:14), senão que tudo é corrigido em prol da Kedushá.

 

Esse é o significado das palavras dos nossos sábios, que dizem assim: “O esterco e as mulas de Isaac são maiores que o dinheiro e o ouro de Abimelech.” Esterco representa algo inferior e sem valor. Isto sugere que, para ele, sua servidão é como se fosse esterco. Depois, chega a um estado de separação. Porque não aprecia o seu trabalho, cai num estado de separação. E isso recebe o nome de “o esterco e as mulas de Isaac”. E posto que Isaac corrigiu tudo sob a forma de “arrependimento por meio do amor”, e seus pecados se transformaram em méritos, o benefício que obteve por meio do “esterco e mulas” é maior que “o dinheiro e o ouro de Abimelech”.

 

Seu Kesef (Dinheiro) corresponde a Kisufim (Anseios) pelo Criador. E Zahav (Ouro) corresponde a Ze Hav (Dê isto), referindo-se ao anseio pela Torá, ou seja, o anseio por receber a Torá. Como Isaac corrigiu tudo e alcançou o “arrependimento através do amor” também os seus pecados passaram a ser considerados Méritos. E, deste modo, se tornou muito rico, já que não existem mais do que 613 Mitzvot, mas os pecados e as transgressões são ilimitados. POrtanto, Isaac se tornou rico, tal como está escrito: “E ele encontrou cem portas”. O que significa que ele obteve cem por cento de Kedushá, sem desperdício algum, pois também o desperdício foi corrigido nele.

 

É por isso que o teto da Sucá é feito com as sobras do celeiro e da adega (e podem repetir o que disseram os nossos sábios: que Moisés ficou rico com as sobras). Por fim, Sukot deve seu nome principalmente a Isaac, que corresponde às Guevurot que se regozijam, e Sukot também recebe seu nome de Moisés.

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...