97. Desperdício de celeiro e de adega
(Eu ouvi)
Goren (Celeiro) significa redução de boas ações, quando uma
pessoa sente Gronot (Gargantas, que soa como Gueronot [Deficiências])
a respeito do Criador). Por causa disso, diminui as suas boas ações, e logo chega
a um estado de Yékev (Adega), e isso se refere ao versículo que diz: “E
aquele que blasfemou o nome do Senhor”.
Sukot implica alegria, e se refere às “Guevurot em
júbilo”, que vem a ser o “Arrependimento por amor”, ou quando os pecados se
tornam Méritos, e mesmo o celeiro e a adega acabam sendo admitidos na Kedushá.
Isso é o que significa que o principal discernimento da Sucot é Isaac, mas
todos estão incluídos dentro dele (a Páscoa hebraica é considerada Chessed, que
é a direita). Esse é o sentido da expressão “Abraão gerou Isaac”.
Isto se deve a que a questão de pai e filho é causa e efeito,
razão e resultado. Se não tivesse havido um discernimento de Abraão, que representa
a direita, não poderia ter havido o discernimento de Isaac, que representa a
esquerda, porém a esquerda esta incluída e integrada na direita, como em “Pois
Tu és o meu pai”.
Abraão disse: “Serão destruídos diante da Santidade
do Teu Nome”. E Jacó também disse que isso significa que os pecados serão
destruídos pela Santidade do Seu nome. E se permanece assim, então há uma lacunba
no meio. Em outras palavras, os pecados em toda Israel representam uma lacuna na
Kedushá.
Isaac, no entanto,
disse: “Metade
sobre mim e metade sobre você”. Ou seja, a parte dos pecados e a parte das Mitzvot
entrarão ambas na Kedushá. E isso se pode conseguir através do Arrependimento
por Amor, quando os pecados de uma pessoa se transformam em Méritos. Nesse
estado não existe lacuna, como está escrito: “Não haverá brecha nem ataque”
(Salmos 144:14), senão que tudo é corrigido em prol da Kedushá.
Esse é o significado das palavras dos nossos
sábios, que dizem assim: “O esterco e as mulas de Isaac são maiores que o
dinheiro e o ouro de Abimelech.” Esterco representa algo inferior e sem valor.
Isto sugere que, para ele, sua servidão é como se fosse esterco. Depois, chega a
um estado de separação. Porque não aprecia o seu trabalho, cai num estado de separação.
E isso recebe o nome de “o esterco e as mulas de Isaac”. E posto que Isaac
corrigiu tudo sob a forma de “arrependimento por meio do amor”, e seus pecados
se transformaram em méritos, o benefício que obteve por meio do “esterco e
mulas” é maior que “o dinheiro e o ouro de Abimelech”.
Seu Kesef (Dinheiro) corresponde a Kisufim (Anseios)
pelo Criador. E Zahav (Ouro) corresponde a Ze Hav (Dê isto), referindo-se
ao anseio pela Torá, ou seja, o anseio por receber a Torá. Como Isaac corrigiu
tudo e alcançou o “arrependimento através do amor” também os seus pecados passaram
a ser considerados Méritos. E, deste modo, se tornou muito rico, já que não
existem mais do que 613 Mitzvot, mas os pecados e as transgressões são ilimitados.
POrtanto, Isaac se tornou rico, tal como está escrito: “E ele encontrou cem
portas”. O que significa que ele obteve cem por cento de Kedushá, sem
desperdício algum, pois também o desperdício foi corrigido nele.
É por isso que o teto da Sucá é feito com as
sobras do celeiro e da adega (e podem repetir o que disseram os nossos sábios: que
Moisés ficou rico com as sobras). Por fim, Sukot deve seu nome principalmente
a Isaac, que corresponde às Guevurot que se regozijam, e Sukot também
recebe seu nome de Moisés.
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