115. Mineral, Vegetal, Animal e Falante
(Ouvi emTav-Shin,
1939-1940, Jerusalém)
Mineral é algo que não tem autoridade própria. Ao
contrário, está sob autoridade do seu senhorio e deve satisfazer todo anseio e
desejo dele. Por isso, como o Criador fez a Criação para a Sua glória, como
está escrito, “Todo aquele que é chamado pelo Meu Nome e que enaltece Minha
glória, Eu o formei e o criei” (Isaías 43:7), significa que o Criador fez a Criação
para Suas próprias necessidades. A natureza do senhorio está impressa nas
criaturas, no sentido de que nenhuma criatura pode trabalhar em benefício de
outros, mas apenas em benefício próprio.
Vegetal é aquele que já tem autoridade própria em
algum nível. Já pode fazer algo contrário à opinião do senhorio. Isso significa
que já pode fazer coisas não apenas em benefício próprio, mas a fim de doar.
Isso já é o oposto do que existe no desejo do senhorio, que Ele imprimiu nos
inferiores, de trabalhem apenas com o desejo de receber para si mesmos.
Porém, como podemos ver em plantas corpóreas,
mesmo que sejam móveis e se expandam em comprimento e largura, ainda assim
todas as plantas têm uma propriedade única. Em outras palavras, não há uma
única planta que pode ir contra o método de todas as plantas. Ao invés disso,
elas devem obedecer as regras das plantas e são incapazes de fazer qualquer
coisa contra os seus contemporâneos.
Portanto, elas não têm vida própria, mas são partes da
vida de todas as plantas. Isso significa que todas as plantas têm uma forma
única de vida, que a forma de vida é a mesma para todas as plantas. Todas as
plantas são uma única criatura, e as plantas individuais são órgãos específicos
daquele ser.
De forma semelhante,
na espiritualidade há pessoas que já adquiriram a força para superar o seu desejo de receber
em algum nível, mas são escravas do seu entorno. Elas não podem fazer o oposto
do ambiente em que vivem, mas elas fazem o oposto do que quer o seu desejo de
receber. Isso significa que elas já trabalham com o desejo de doar.
Animal tem sua própria característica: Ele não é escravo do
entorno e cada um deles tem suas próprias sensações e características. Os
animais certamente podem trabalhar contra a vontade do senhorio, no sentido de
que podem trabalhar em doação e também não são escravos do ambiente. Ao invés
disso, eles vivem suas próprias vidas, e sua vitalidade não depende das vidas
dos seus amigos. Ainda assim, eles não conseguem sentir mais do que o seu
próprio ser. Em outras palavras, eles não têm sensação do outro. Naturalmente,
eles não se importam com os outros.
O falante tem virtudes:
1 - Age contra a vontade do senhorio;
2 - Não está confinado aos seus contemporâneos como o
vegetal, ou seja, é independente do entorno;
3 - Sente também os outros e consegue, portanto,
importar-se com eles e complementá-los ao sentir e lamentar com o público, e
ser capaz de se alegrar no conforto do público. Além disso, eles podem receber
do passado e do futuro, enquanto os animais sentem apenas o presente e apenas o
seu próprio ser.
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