116. Aquele que disse: “Mitzvot não exigem intenção”
(Eu ouvi)
“Mitzvot (Mandamentos) não exigem intenção”, e “A
recompensa por uma Mitzvá (singular de Mitzvot) não está neste
mundo”. Isso significa que aquele que diz que as Mitzvot não exigem
intenção acredita que a recompensa por uma Mitzvá não está neste mundo.
Uma intenção é a razão e o sabor na Mitzvá. E essa é a verdadeira
recompensa da Mitzvá.
Se uma pessoa sente o
sabor de uma Mitzvá e entende o seu raciocínio, não precisa de nenhuma recompensa maior.
Portanto, se as Mitzvot não exigem intenção, de qualquer forma a
recompensa por uma Mitzvá não está neste mundo, pois o indivíduo não
sente qualquer sabor ou qualquer razão na Mitzvá.
Segue-se que, se o
indivíduo está
num estado em que não tem nenhuma intenção, então ele está num estado em que a
recompensa por uma Mitzvá não está neste mundo. Porque a recompensa por
uma Mitzvá é o sabor e a razão. Se ele não tem isso, ele certamente não
tem nenhuma recompensa por uma Mitzvá neste mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário