quarta-feira, 20 de março de 2024

Shamati (126)

  

126. Um sábio vem à cidade

(Ouvi durante a refeição de Shavuot, Tav-Shin-Zayin, Maio de 1947, Tel-Aviv)

 

Um sábio vem à cidade.” O Criador é chamado de “Sábio”. Ele vem à cidade, pois em Shavuot (Festa das Semanas) Ele mostra a Si Mesmo para o mundo.

 

O preguiçoso diz: ‘Há um leão no caminho’, e se o sábio não estiver em casa? E se a porta estiver trancada?” Nossos sábios disseram que a questão é: “Se você trabalhou e não encontrou, não acredite.” Portanto, se ele vê que não encontrou a aproximação do Criador, então lhe é dito que ele não deve ter trabalhado o suficiente. É por isso que o versículo o chama de “preguiçoso”.

 

E qual é a razão de ele não ter trabalhado? Se ele está buscando a aproximação com o Criador, por que ele não quer fazer um esforço? Afinal, mesmo se você quiser obter algo corpóreo, você ainda não pode fazê-lo sem trabalho. Na verdade, é que a pessoa não quer trabalhar. O problema não é aquele que declara que “Há um leão no caminho”, mas que a Sitra Achra seja, de acordo com o que está escrito, “um leão que espreita em lugares secretos”. Isso quer dizer que aquele que começa a andar pela Senda do Criador, acaba se encontrando com o leão no caminho. E aqueles que fracassam nisso não conseguem se recuperar.  

 

É por isso que ele tem medo de começar, pois quem pode derrotar o leão? Então lhe é dito “Não há leão no caminho”, ou seja, “Não há ninguém além Dele”, como está escrito. É assim porque não há outra força além Dele, por meio de “E Deus fez com que Ele seja temido”.

 

Então o indivíduo encontra outra desculpa: “E se o Sábio não estiver em casa?” A Sua casa é a Nukva, a Shekiná (Divindade). Então ele não pode ter certeza se está andando ou não no caminho da Kedushá (Santidade).

 

É por isso que ele diz que talvez o Sábio, ou seja, o Criador, não esteja em Sua casa. Ou seja, isso não é Dele, não é da Kedushá, então como ele pode saber se está avançando na Kedushá? Então lhe é dito: “O Sábio está em Sua casa”, no sentido de “A alma lhe ensinará”, e por fim ele saberá que está avançando na Kedushá.

 

Então ele diz: “E se a porta estiver trancada e for impossível entrar no Palácio, como em ‘Nem todos que desejam ter o Criador virão a tê-lo’?” Então lhe é dito: “A porta não está trancada.” Afinal, vemos que muitas pessoas foram recompensadas com a entrada no Palácio.

 

Então, ele responde: “De qualquer maneira, eu não irei.” Isso significa que, se ele é preguiçoso e não quer se esforçar, ele se torna argumentativo e astuto, e pensa que estão apenas tornando o trabalho mais pesado para ele.

 

Mas, na verdade, aquele que deseja se esforçar vê o contrário. Ele vê que muitos tiveram sucesso. E aqueles que não querem se esforçar vêem que há pessoas que não tiveram sucesso. E mesmo que não tenham tido sucesso é porque descobriram que não queriam se esforçar. Mas como ele é preguiçoso e quer justificar suas ações, ele prega como um homem sábio. Na verdade, o fardo da Torá e das Mitzvot deve ser aceito nem qualquer argumento ou reclamação, e então ele terá sucesso.

 

 

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