terça-feira, 19 de março de 2024

Shamati (125)

  

125. Aquele que se deleita na Shabat

(Ouvi em 8 de Sivan, Tav-Shin-Tet, 15 de junho de 1949, Tel-Aviv)

 

Qualquer um que se deleite na Shabat recebe um domínio ilimitado, como está dito: ‘Então te deleitarás no Eterno, e Te farei cavalgar sobre as alturas da terra; e Te sustentarei com a herança de teu pai, Jacó’ (Isaías 58:14) etc. Diferentemente de Abraão, sobre quem está escrito: ‘Levanta-te, passeia pela Terra, por seu comprimento’ (Gênesis 13:17) etc. E não como Isaac, como está escrito: ‘Porque toda a terra que tu vês, a ti darei e à tua descendência’ (Gênesis 13:15). Mas como Jacó, sobre quem está escrito: ‘E te fortalecerás ao Oeste, ao Leste, ao Norte e ao Sul’ (Gênesis 28:14).” (Shabat 118).

 

É difícil entender a Guemará assim como ela é. Cada um de Israel deveria receber o mundo inteiro, um domínio ilimitado?

 

Devemos começar com as palavras dos nossos sábios: “No futuro, o Criador irá retirar o Sol da sua funda e o escurecerá. Os perversos são julgados assim, e os justos são curados assim, como está escrito: ‘Pois aproxima-se o dia que se abrasará como um forno, no qual todos os ímpios e malévolos serão como a palha; e neste dia serão queimados a tal ponto, diz o Eterno dos Exércitos, que deles não sobrará nem raiz e nem ramo algum’ (Malaquias 3:19), nem uma raiz neste mundo e nem um ramo no mundo vindouro.” Os justos são curados assim, como está escrito: “‘Mas para aqueles de vós que temem o Meu Nome, levantar-se-á o sol da justiça trazendo saúde (eterna) em seus raios’ (Malaquias 3:20). E, aliás, eles serão refinados assim” (Avodá Zarah 3b).

 

E devemos entender a seguinte interrogação que os nossos sábios fizeram: “O que é um “Sol”, o que é uma “Funda”, e de onde vem essa oposição?” Além disso, o que é “Nem uma raiz neste mundo e nem um ramo no mundo vindouro”? E o que significa  “Aliás, eles são refinados assim”? Ele deveria ter dito “Curados e refinados através disso”, mas o que quer dizer com “E, aliás”?

 

Agora podemos entender as palavras dos nossos sábios: “Israel é contada pela Lua e as nações do mundo, pelo Sol” (Sucá 29). Portanto, a luz do sol é um ditado para o conhecimento mais claro, como está escrito: “É claro como o Sol.” E sobre as nações do mundo, que não receberam a Torá e as Mitzvot, dizem as Escrituras que o Criador as ofereceu a todas as nações e às todas as línguas, mas estas não desejaram deleitar-se na Luz da Torá, considerada como a “Lua”, que recebe a sua Luz do Sol, a Luz regular. Ainda assim, elas têm a aspiração e o desejo de estudar o Nome e de chegar a conhecê-lo também.

 

Israel é contado pela Lua, que é a Torá e as Mitzvot, onde a luz do sol está vestida no seu interior. Portanto, a Torá é a funda do Criador.

 

Está escrito no Zohar que “A Torá e o Criador são um”. Isso significa que a Luz do Criador está vestida na Torá e nas Mitzvot, e Ele e a Sua funda são Um. Assim, Israel é contato pela Lua para complementar a si mesmo na Torá e nas Mitzvot. Portanto, eles são naturalmente premiados também com o Criador. Contudo, como as nações do mundo não guardam a Torá e as Mitzvot, ou seja, a funda, elas não têm nem a Luz do Sol.

 

Esse é o significado de “No futuro, o Criador irá retirar o sol da sua funda”. E eles disseram: “Shechiná nos inferiores; uma necessidade sublime”, no sentido de que o Criador deseja e anseia por isso.

 

Esse é o significado dos “Seis dias de trabalho”, no sentido do trabalho na Torá e nas Mitzvot, pois “Tudo foi criado pelo Eterno para alcançar Seus propósitos” (Provérbios 16:4). E mesmo o trabalho nos dias da semana ainda é o Trabalho do Criador, como está escrito: “E a estabeleceu, não para ser deserta e, sim, para ser habitada” (Isaías 45:18). É por isso que é chamada “Uma funda”.

 

E a Shabat é a Luz do Sol, o dia do descanso na vida eterna. Ou seja, Ele preparou o mundo em dois níveis:

 

1)    Que a Sua Shechiná fosse revelada pela Torá e pelas Mitzvot nos seus dias de trabalho;

 2) Que Ele seja revelado no mundo sem Torá e Mitzvot.

 

Esse é o significado de “Farei isto a seu tempo, ou o apressarei” (Isaías 60:22). Recompensado: Eu o apressarei, no sentido de através da Torá e das Mitzvot. Não recompensado: No seu tempo, pois a evolução da criação com todo o sofrimento traz a correção final e a redenção da humanidade, até que o Criador coloque a Sua Shechiná sobre os inferiores. Isso é chamado “No seu tempo”, através da evolução pelo tempo.

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...