125. Aquele que se deleita na Shabat
(Ouvi em 8 de Sivan, Tav-Shin-Tet,
15 de junho
de 1949, Tel-Aviv)
“Qualquer um que se deleite na Shabat
recebe um domínio ilimitado, como está dito: ‘Então te deleitarás no Eterno, e
Te farei cavalgar sobre as alturas da terra; e Te sustentarei com a herança de
teu pai, Jacó’ (Isaías 58:14) etc. Diferentemente de Abraão, sobre quem está
escrito: ‘Levanta-te, passeia pela Terra, por seu comprimento’ (Gênesis 13:17)
etc. E não como Isaac, como está escrito: ‘Porque toda a terra que tu vês, a ti
darei e à tua descendência’ (Gênesis 13:15). Mas como Jacó, sobre quem está
escrito: ‘E te fortalecerás ao Oeste, ao Leste, ao Norte e ao Sul’ (Gênesis
28:14).” (Shabat 118).
É difícil entender a Guemará assim como ela
é. Cada um de Israel deveria receber o mundo inteiro, um domínio ilimitado?
Devemos começar com as palavras dos nossos sábios: “No
futuro, o Criador irá retirar o Sol da sua funda e o escurecerá. Os perversos
são julgados assim, e os justos são curados assim, como está escrito: ‘Pois
aproxima-se o dia que se abrasará como um forno, no qual todos os ímpios e
malévolos serão como a palha; e neste dia serão queimados a tal ponto, diz o
Eterno dos Exércitos, que deles não sobrará nem raiz e nem ramo algum’ (Malaquias
3:19), nem uma raiz neste mundo e nem um ramo no mundo vindouro.” Os justos são
curados assim, como está escrito: “‘Mas para aqueles de vós que temem o Meu
Nome, levantar-se-á o sol da justiça trazendo saúde (eterna) em seus raios’
(Malaquias 3:20). E, aliás, eles serão refinados assim” (Avodá Zarah 3b).
E devemos entender a
seguinte interrogação que os nossos sábios fizeram: “O que é um “Sol”, o que é uma “Funda”,
e de onde vem essa oposição?” Além disso, o que é “Nem uma raiz neste mundo e
nem um ramo no mundo vindouro”? E o que significa “Aliás, eles são refinados assim”? Ele
deveria ter dito “Curados e refinados através disso”, mas o que quer dizer com
“E, aliás”?
Agora podemos entender
as palavras dos nossos sábios: “Israel é contada pela Lua e as nações do mundo, pelo Sol” (Sucá
29). Portanto, a luz do sol é um ditado para o conhecimento mais claro, como
está escrito: “É claro como o Sol.” E sobre as nações do mundo, que não
receberam a Torá e as Mitzvot, dizem as Escrituras que o Criador as ofereceu
a todas as nações e às todas as línguas, mas estas não desejaram deleitar-se na
Luz da Torá, considerada como a “Lua”, que recebe a sua Luz do Sol, a Luz
regular. Ainda assim, elas têm a aspiração e o desejo de estudar o Nome e de
chegar a conhecê-lo também.
Israel é contado pela Lua, que é a Torá e as Mitzvot,
onde a luz do sol está vestida no seu interior. Portanto, a Torá é a funda do
Criador.
Está escrito no Zohar que “A Torá e o Criador
são um”. Isso significa que a Luz do Criador está vestida na Torá e nas Mitzvot,
e Ele e a Sua funda são Um. Assim, Israel é contato pela Lua para complementar
a si mesmo na Torá e nas Mitzvot. Portanto, eles são naturalmente
premiados também com o Criador. Contudo, como as nações do mundo não guardam a
Torá e as Mitzvot, ou seja, a funda, elas não têm nem a Luz do Sol.
Esse é o significado de “No futuro, o Criador irá retirar o sol
da sua funda”. E eles
disseram: “Shechiná nos inferiores; uma necessidade sublime”, no sentido
de que o Criador deseja e anseia por isso.
Esse é o significado dos “Seis dias de trabalho”,
no sentido do trabalho na Torá e nas Mitzvot, pois “Tudo foi criado pelo
Eterno para alcançar Seus propósitos” (Provérbios 16:4). E mesmo o trabalho nos
dias da semana ainda é o Trabalho do Criador, como está escrito: “E a
estabeleceu, não para ser deserta e, sim, para ser habitada” (Isaías 45:18). É
por isso que é chamada “Uma funda”.
E a Shabat é a Luz do Sol, o dia do descanso na vida
eterna. Ou seja, Ele preparou o mundo em dois níveis:
1) Que a Sua Shechiná
fosse revelada pela Torá e pelas Mitzvot nos seus dias de trabalho;
2) Que
Ele seja revelado no mundo sem Torá e Mitzvot.
Esse é o significado de “Farei isto a seu
tempo, ou o apressarei” (Isaías 60:22). Recompensado: Eu o apressarei, no
sentido de através da Torá e das Mitzvot. Não recompensado: No seu
tempo, pois a evolução da criação com todo o sofrimento traz a correção final e
a redenção da humanidade, até que o Criador coloque a Sua Shechiná sobre
os inferiores. Isso é chamado “No seu tempo”, através da evolução pelo tempo.
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