quarta-feira, 18 de abril de 2018

Hamashbir (2)


Mashiach (1)



Para os judeus, Mashiach ainda não veio;



Para os cristãos, Mashiach (Messias) já veio e vai retornar, numa segunda vinda;



Para os muçulmanos, Mashiach virá na figura do Mahdi, em árabe, “O Guiado”;



Você imagina que Mashiach é um conceito, uma idéia, o mito do Salvador e Redentor somente das três religiões monoteístas?


Mashiach é um mito universal.



Mito não significa mentira, ilusão ou falta de espírito científico. Mito é uma verdade profunda, vestida de alegorias e símbolos. Mito é a boa organização das partes de uma narrativa. Mito é uma narrativa coerente, necessária e verossímil.



O Mito permite que a gente levante de manhã e acredite que vai ser um “bom dia”. Sem essa perspectiva mitológica os nossos dias seriam verdadeiros infernos. Inferno que, aliás, também é um mito. A loucura é a falta de organização do mito. Sem mitologias não há sanidade. Os cientistas e os ateus acreditam na estrutura, autoritária e explicativa, de seus próprios mitos. No Deus em que tu não acreditas, eu também não acredito. A história da ciência é uma cadeia infindável de fé em mitologias. Sou do tempo em que ovo fazia mal para a saúde. No entanto, mesmo naquela época, eu comia ovo à vontade, porque acreditava nos profetas e nos cabalistas, que sempre afirmaram que “o problema não é o que entra na boca, mas o que sai da boca...”.



Mashiach tem 4 níveis: Pshat, Remmez, Dresh e Sod.



Começarei pelo Pshat, nível literal e histórico, e apresentarei aqui o Mito do Mashiach na cultura egípcia. Aguardem o próximo post nessa categoria de Hamashbir.

2 comentários:

Helton Moraes disse...

Vou aguardar com interesse!

Graci disse...

Toda palavra que nos trás a sensação de despertar, ilumina nosso interior! Gratidão!

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...