quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ohr Pshat (1)


Arvut



Um estudante de Kabbalah precisa entender, minimamente, o que significa possuir um nível falante de alma, também chamado alma-Adam ou alma-Sheva...



A alma falante, ou humana, quarto nível cabalístico, é capaz de dar o “salto do Leão”, é capaz de sentir, em si mesma, a dor do outro. Somente o nível de alma falante é capaz de doação. Qualquer outra doação é treinamento no nível pshat, sem nenhuma conseqüência espiritual.



A alma falante é capaz de sair da casamata do seu próprio ego e é capaz de aceitar “corrigir o outro dentro de si mesma”, sem salvaguardas, sem prerrogativas, sem pré-condições.



Kabbalah não é uma ciência teórica, é uma práxis. Mas não é uma prática inconseqüente, ilusória. Tratamos de “ajudar o próximo”, aquela pessoa com quem compartilhamos o pão e o vinho, aquela pessoa que se senta ao nosso lado e que não sabe que tem direito a todos “os tesouros do Rei”.


Arvut, garantia mútua, é a palavra-chave nos grupos de Kabbalah, e será a palavra-chave num mundo futuro, num mundo corrigido, num mundo em que todos pensarão na satisfação, segurança e plenitude de todos, independentemente de etnia, nível social, cultura, religião e outros truísmos que nos afastam uns dos outros.



Sob a semelhança de forma somos todos Um (Echad).


3 comentários:

andresamachado disse...

Maguid, que texto maravilhoso e esclarecedor!
Um abraço!

Unknown disse...

Por mais arvut urgente!!

Ligia disse...

Mestre, obrigada por nos ensinar com tanta sabedoria .

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...