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Bereshit é formado pelos segmentos Bará Shit (criou seis), pois de um
extremo a outro dos céus há seis ramos que se estendem do segredo do sublime
com a expansão de Bará (criou). Bará se expande do primeiro ponto, que é
Arik Anpin. E aqui, desse primeiro
ponto, o segredo do nome de 42 letras
foi gravado.
Entonações, vogais e letras
O relacionamento entre as letras
hebraicas, as vogais e as entonações é explicado em termos de seu significado
espiritual. O Zohar nos diz que as
letras, as vogais e as entonações não são meros blocos de construção da
linguagem. Eles são os blocos de construção de todo o Universo. Eles são os
sons da criação, as forças através das quais as estrelas e os planetas são
construídos e através dos quais os mundos físico e metafísico são erigidos.
Assim como a voz humana cantando pode estilhaçar vidros e evocar lágrimas, o
alfabeto hebraico afeta tanto a realidade física quanto a espiritual. Podemos
acionar essas forças ao escanear meditativamente as mesmas letras que falam dos
segredos das próprias letras. Ao fazer isso, podemos atrair o sustento
espiritual e a Luz para dentro de nossas vidas.
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“E aqueles que são sábios brilharão” (Daniel
12:3) como as marcas de entonação que seguem as letras e as vogais. Elas se
movem como soldados seguindo seu rei. As letras são o corpo e as vogais são o
aspecto do seu espírito. E elas todas seguem suas entonações e delas recebem a
sua existência. Quando a melodia das marcas de entonação se propaga, as letras
e as vogais marcham no mesmo compasso. Quando a melodia para, elas também
param.
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As palavras “E aqueles que são sábios
brilharão” aludem às letras a às vogais que brilham, e “a luminescência” alude
ao tom das marcas de entonação. “O firmamento” alude à expansão do tom,
nomeadamente, todas aquelas entonações que fluem e se expandem à medida em que
o tom flui. “E aqueles que transformam muitos em justos” alude à música das
marcas de entonação que pausam o andamento e permitem que o significado das
palavras seja ouvido claramente. A palavra “brilharão” alude às letras e às
vogais que brilham unidas ao longo das jornadas por caminhos ocultos. Tudo se
expande a partir disso. “E aqueles que são sábios (maskilim) brilharão como a luminescência do firmamento” sobre os pilares
e suportes daquele andor. “E aqueles que são sábios” são eles próprios os
pilares e suportes supremos, os quais cumprem conscientemente a obrigação de
doar àquele andor e aos seus suportes tudo o que é necessário para seu
sustento. Os pilares são Chesed, Guevurá e Tiferet; os suportes são Netzach,
Hod e Yesod. Esse segredo está velado, como se diz: “Abençoado aquele que
leva o pobre em consideração (maskil)”
(Tefilim 41:2); Maskil é Zeir Anpin, e o pobre é o seu princípio
feminino. E ele recebe a luminescência para o bem do pobre que dela necessita.
As seis extremidades supremas de Zeir
Anpin brilharão, pois se elas não brilharem ou iluminarem, não serão
capazes de estabelecer o andor e determinar o que é necessário para sua
restauração. Não fosse pela necessidade de estabelecer esse andor, elas não
receberiam nada daquela luz de luminescência.
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