terça-feira, 22 de maio de 2018

Sefer Ha Zohar (7)




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Bereshit é formado pelos segmentos Bará Shit (criou seis), pois de um extremo a outro dos céus há seis ramos que se estendem do segredo do sublime com a expansão de Bará (criou). Bará se expande do primeiro ponto, que é Arik Anpin. E aqui, desse primeiro ponto, o segredo do nome de 42 letras foi gravado.



Entonações, vogais e letras



O relacionamento entre as letras hebraicas, as vogais e as entonações é explicado em termos de seu significado espiritual. O Zohar nos diz que as letras, as vogais e as entonações não são meros blocos de construção da linguagem. Eles são os blocos de construção de todo o Universo. Eles são os sons da criação, as forças através das quais as estrelas e os planetas são construídos e através dos quais os mundos físico e metafísico são erigidos. Assim como a voz humana cantando pode estilhaçar vidros e evocar lágrimas, o alfabeto hebraico afeta tanto a realidade física quanto a espiritual. Podemos acionar essas forças ao escanear meditativamente as mesmas letras que falam dos segredos das próprias letras. Ao fazer isso, podemos atrair o sustento espiritual e a Luz para dentro de nossas vidas.



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 “E aqueles que são sábios brilharão” (Daniel 12:3) como as marcas de entonação que seguem as letras e as vogais. Elas se movem como soldados seguindo seu rei. As letras são o corpo e as vogais são o aspecto do seu espírito. E elas todas seguem suas entonações e delas recebem a sua existência. Quando a melodia das marcas de entonação se propaga, as letras e as vogais marcham no mesmo compasso. Quando a melodia para, elas também param.





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As palavras “E aqueles que são sábios brilharão” aludem às letras a às vogais que brilham, e “a luminescência” alude ao tom das marcas de entonação. “O firmamento” alude à expansão do tom, nomeadamente, todas aquelas entonações que fluem e se expandem à medida em que o tom flui. “E aqueles que transformam muitos em justos” alude à música das marcas de entonação que pausam o andamento e permitem que o significado das palavras seja ouvido claramente. A palavra “brilharão” alude às letras e às vogais que brilham unidas ao longo das jornadas por caminhos ocultos. Tudo se expande a partir disso. “E aqueles que são sábios (maskilim) brilharão como a luminescência do firmamento” sobre os pilares e suportes daquele andor. “E aqueles que são sábios” são eles próprios os pilares e suportes supremos, os quais cumprem conscientemente a obrigação de doar àquele andor e aos seus suportes tudo o que é necessário para seu sustento. Os pilares são Chesed, Guevurá e Tiferet; os suportes são Netzach, Hod e Yesod. Esse segredo está velado, como se diz: “Abençoado aquele que leva o pobre em consideração (maskil)” (Tefilim 41:2); Maskil é Zeir Anpin, e o pobre é o seu princípio feminino. E ele recebe a luminescência para o bem do pobre que dela necessita. As seis extremidades supremas de Zeir Anpin brilharão, pois se elas não brilharem ou iluminarem, não serão capazes de estabelecer o andor e determinar o que é necessário para sua restauração. Não fosse pela necessidade de estabelecer esse andor, elas não receberiam nada daquela luz de luminescência.








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