quinta-feira, 12 de julho de 2018

Emanações de Chochmá (6)



Assim como existem vários tipos de alunos, o aluno-esponja, o aluno-funil, o aluno-coador e o aluno-peneira (Pirvet Avot 5:15), existem também vários tipos de pais: o pai-fugitivo, o pai-ingênuo, o pai-maduro e o pai-sábio.


O pai-fugitivo sequer aguarda pelo sorriso do filho, desaparece assim que a mãe anuncia a gravidez.



O pai-ingênuo chora ao trocar as fraldas do filho, mas projeta o dia em que o vestirá com a camiseta de seu próprio time, ignorando o Livre Arbítrio do pequeno.



O pai-maduro guarda todos os desenhos da filha numa pasta. Sim, para presenteá-la quando fizer 30 anos, mas também com um olho no Mercado de Artes. Vai que a prole seja do time do Van Gogh ou da Camile Claudel...



O pai-sábio produz metodologia educacional e pedagógica para ensinar à filha a Sabedoria Secreta e a Filosofia Perene, ou a modelagem em barro, a escritura de partitura musical, a milenar e insuperável arte da jardinagem, porque já sabe que os filhos e as filhas são e serão o que os filhos e as filhas querem ser.


(Para comemorar o dia 13 de julho, quando se completa o primeiro mês de existência de minha terceira filha, Anna Tejera Kiefer).

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...