terça-feira, 10 de julho de 2018

Hillulot (5)


Aharon HaKohen


1o de Av



Nascido no Egito, em 1365 a.e.c

Falecido em Hor HaHar, em 1283 a.e.c



Profeta, irmão de Moshe Rabeinu (Moisés) e da profetisa Miriam, e primeiro Kohen Gadol, Sumo Sacerdote. É a Carruagem da Sefirá de Hod.



O Ari conta que Aron HaKohen havia sido Haran, irmão de Avraham Avinu, na sua vida anterior. Haran, cujas letras são as mesmas de Aharon (com excessão do Alef), tinha que ter corrigido um traço de idolatria cometido por Adão, mas não conseguiu. Como Aharon, ele deveria ter também sacrificado sua vida, como fez Chur ben Miriam, a fim de impedir que acontecesse o pecado do "Bezerro de Ouro", a fim de realizar a correção referente à idolatria. Erroneamente, ele achou que a morte de Chur havia resolvido isso (Sha'ar HaGilgulim p. 95, 114).



Mesmo que todas as suas intenções tenham sido puras ao tentar conter a Erev Rav (Multidão Misturada) por tempo suficiente a fim de dar a Moisés a chance de voltar ao acampamento e restaurar a ordem, ainda assim, foram suas mãos que forjaram o ouro. A punição pelo seu erro foi perder todos os seus quatro filhos. Moisés rezou por ele e conseguiu com que dois deles fossem poupados.



Aharon reencarnou depois como Yaabetz HaShofet (outro nome de Othniel ben Kanaz), depois como Tula ben Puah HaShofet, depois como Shmuel Ha Navi (o Profeta Samuel), depois como Aviya filho do Rei Yerovam, depois como Uriah HaKohen (que foi morto pelo Rei Yehoyakim, com que foi perdoado por ter sido morto devido ao incidente do Bezerro de Ouro) e depois ainda como Zachariah Há Navi (Sha'ar HaGilgulim, Hakdama 33).



Sua esposa, Elisheva, reencarnou depois como Batsheva, a alma gêmea do Rei David (Kitvei HaAri - Shaar HaPsukim, Shmuel II).



* * *


Três bons líderes se ergueram por Israel: Moisés, Aharon e Miriam (Ta'anit 9a).


Havia setenta pequenos tribunais para os quais Aharon fora designado (Zohar 3:20:1).


O mérito de Moisés e Aharon foi suficiente para redimir Israel (Shemot Rabbah 15:3).


Aharon amava a paz e a buscava, amava as pessoas e as levava para perto da Torá (Avot 1:12).


Aharon nunca disse a um homem ou a uma mulher: "Pecaste". Moisés, entretanto, os repreendia (Sifra Shemini 1).


Quando andava em seu caminho, um perverso cruzou por ele e Aharon o cumprimentou. No outro dia, esse mesmo homem desejou pecar, mas pensou, "Que desgraça para mim! Como poderei erguer os olhos depois e olhar para Aharon? Me sinto envergonhado diante dele, pois ele me cumprimentou" (Avot d' Rabbi Natan 12:3).


Duas pessoas estavam discutindo. Aharon se sentou com um deles e lhe disse: "Meu filho, saiba que seu amigo disse 'estou envergonhado diante dele, pois pequei contra ele'". Aharon ficou sentado com ele até ter dissipado todo sentimento ruim do seu coração. Então Aharon foi e sentou com o outro e lhe disse: "Saiba que seu amigo está dizendo: 'Que desgraça para mim! Como poderei erguer os olhos e olhar para o meu amigo? Estou envergonhado diante dele, pois pequei contra ele'". Aharon ficou sentado com ele até ter dissipado todo sentimento ruim do seu coração. Depois, quando os dois amigos se encontraram, se abraçaram e se beijaram (ibid. 12:3).


Havia milhares em Israel que se chamaram Aharon, pois se não fosse por Aharon, eles nunca teriam vindo ao mundo. Aharon promoveu a paz entre marido e esposa para que pudessem ter filhos, e então eles davam à criança que nascia o seu nome (ibid. 12:3).


Aharon amarrou um barbante de ferro no seu pulso e visitou as casas de Israel. Aos ignorantes, ensinou Kriat Shema e oração, aos que não podiam aprender Torá, ensinou Torá (Tanna d'Bei Eliyahu Rabbah, ed. Meir Ish Shalom).


Quando Moisés falava, Aharon inclinava seu ouvido para escutar em reverência, e as Escrituras consideram que era como se ouvisse diretamente do Santíssimo, Abençoado Seja (Mechilta Bo 3).

Em um único ano, três pessoas santas faleceram: Moisés, Aharon e Miriam. Três dádivas preciosas concedidas através deles foram suspensas: o Maná, mérito de Moisés, o Pilar de Nuvens, mérito de Aharon, e o Poço, mérito de Miriam. Todas essas dádivas foram removidas no  mesmo mês (Sifri Devarim 305).

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...