segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Hillulot (7)


Rabi Yehudah Loew de Praga


Talmudista, Cabalista, Rabino Chefe de Praga. Criador do Golem.


18 de Elul | 29/08/2018



Nascido em: Posen, Polônia, 1525

Falecido em: Praga, Bohemia

Mais conhecido como Maharal, uma abreviação de Moreinu Harav Loew.



O Maharal nasceu na noite do Seder de Pessach, em uma distinta família de rabinos cuja ancestralidade remonta ao Rei David. Era o mais jovem de quatro irmãos justos. O Maharal casou-se com Pearl na idade “tardia” de 32 anos e teve cinco meninas e um menino, que recebeu o nome do pai do Maharal, Betzalel.



Em 1553, foi eleito rabino de Nikolsburg e da Província de Moravia, onde residiu durante os 20 anos seguintes. Em 1573, mudou-se para Praga, onde fundou uma yeshivá e tornou-se mentor de muitos alunos excelentes. O mais proeminente deles é o Rabi Lipman Heller, autor do Tosefot Yomtov, sobre a Mishná. Em 1592, o Maharal aceitou a posição de rabino em Posen, retornando à Praga em 1598 para servir como rabino chefe.



Foi um escritor prolífico. Suas obras incluem Tiferet Yisrael, sobre a grandeza da Torá e mitzvot; Netivot Olam, sobre ética; Be’er Hagolah, um comentário sobre os dizeres rabínicos; Netzach Yisrael, sobre exílio e redenção; Ohr Chadash, sobre o Livro de Esther; Ner Mitzvah, sobre Chanukah; Gevurot Hashem, sobre o Êxodo. As obras do Maharal revelam sua ilustre personalidade de profundo pensador, que penetra os mistérios da Criação e da metafísica, ocultando temas cabalísticos em vestimentas filosóficas. Sua abordagem única do pensamento judaico influenciou as ideologias do Chassidismo e do Mussar.



O Maharal criticava os métodos educacionais da sua época, em que os meninos eram educados desde muito cedo, e insistia que as crianças deveriam ser ensinadas de acordo com sua maturidade intelectual. Portanto, nem o Talmud e muito menos o Tosafot deveriam ser ensinados antes de a criança ser mentalmente capaz de compreender integralmente o que está aprendendo. Ele recomendava que o sistema proposto no Pirkei Avot deveria ser seguido.



O Maharal era um líder forte na sua comunidade, e tornou-se personagem de muitas lendas, nas quais aparece como defensor da comunidade judaica de Praga contra todos os seus inimigos, sendo auxiliado por um Golem, um autômato criado por ele e a quem deu vida colocando palavras sagradas na sua boca.



Sua companhia e conselho eram procurados por reis e membros da nobreza, o que gerou e coloriu muitas lendas.



A sinagoga do Maharal, Altneu Schul, existe ainda hoje e é preservada como um santuário pelas autoridades municipais de Praga que, em 1917, erigiram uma estátua em sua homenagem. No mundo da Torá, o Maharal continua vivo nas suas obras, que são uma fonte permanente de Sabedoria e inspiração.



Livros sobre o Maharal:

Maharal: Padrões Emergentes (Inglês)

O Golem de Praga (Inglês)

O Maharal de Praga (Inglês)

HaMaharal Mi-Prague (Hebraico)



Que o mérito do tzadik Rabi Yehudah Loew, O Maharal de Praga, proteja a todos nós, Amém.


Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...