39. Isso não deve ser difícil de entender, pois
todas as letras de HaVaYaH e a ponta da letra "Yud" são os cinco Kelim
que sempre são chamados de "Letras" e que se referem às cinco Sefirot
KaHaBTuM. A ponta da letra "Yud" e a letra "Yud" do Nome de
HaVaYaH insinuam a presença dos Kelim em Keter e Chochmá.
O fato é que, quando se diz que
"imagens" e "propriedades" representam os Kelim que surgem
do Mundo de Beriá para baixo, a questão se refere unicamente às três Sefirot de
Biná, Tiferet e Malchut, mas não à Keter e Chochmá, do ponto de vista da
essência das Sefirot.
Entretanto, é preciso saber que as Sefirot
estão incluídas umas nas outras. Há Dez Sefirot KaHaBTuM em Keter, Chochmá,
Biná, Tiferet, e Malchut, da qual os Kelim se originam.
A partir disso, é preciso compreender que a
ponta da letra "Yud", que se refere aos Kelim de Keter, aponta para
Biná e TuM incluídos em Keter. A letra "Hey" do nome HaVaYaH, que
representa o Kli de Chochmá, aponta para Biná e TuM incluídos em Chochmá.
Assim, tanto Keter como Chochmá, presentes inclusive em Biná e ZON, não possuem
Kelim, enquanto que Biná e TUM, presentes em Keter e Chochmá, possuem Kelim.
Sob essa perspectiva, Adam realmente consiste
de cinco partes. Isso ocorre porque Biná e TuM realizam um ato de doação em
cada uma das cinco Sefirot, o qual está oculto no nome "Merkavá de
Adam". De acordo com isso:
Adam no nível de Keter é chamado de "Adam Kadmon",
Adam no nível de Chochmá é chamado de "Adam de Atzilut";
Adam no nível de Biná é chamado de "Adam de Beriá",
Adam no nível de Tiferet é chamado de "Adam de Yetzirá",
Adam no nível de Malchut é chamado de "Adam de Assiyá".
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