segunda-feira, 27 de abril de 2020

Introdução ao Livbro do Zohar (39)




39. Isso não deve ser difícil de entender, pois todas as letras de HaVaYaH e a ponta da letra "Yud" são os cinco Kelim que sempre são chamados de "Letras" e que se referem às cinco Sefirot KaHaBTuM. A ponta da letra "Yud" e a letra "Yud" do Nome de HaVaYaH insinuam a presença dos Kelim em Keter e Chochmá.



O fato é que, quando se diz que "imagens" e "propriedades" representam os Kelim que surgem do Mundo de Beriá para baixo, a questão se refere unicamente às três Sefirot de Biná, Tiferet e Malchut, mas não à Keter e Chochmá, do ponto de vista da essência das Sefirot.



Entretanto, é preciso saber que as Sefirot estão incluídas umas nas outras. Há Dez Sefirot KaHaBTuM em Keter, Chochmá, Biná, Tiferet, e Malchut, da qual os Kelim se originam.



A partir disso, é preciso compreender que a ponta da letra "Yud", que se refere aos Kelim de Keter, aponta para Biná e TuM incluídos em Keter. A letra "Hey" do nome HaVaYaH, que representa o Kli de Chochmá, aponta para Biná e TuM incluídos em Chochmá. Assim, tanto Keter como Chochmá, presentes inclusive em Biná e ZON, não possuem Kelim, enquanto que Biná e TUM, presentes em Keter e Chochmá, possuem Kelim.



Sob essa perspectiva, Adam realmente consiste de cinco partes. Isso ocorre porque Biná e TuM realizam um ato de doação em cada uma das cinco Sefirot, o qual está oculto no nome "Merkavá de Adam". De acordo com isso:



Adam no nível de Keter é chamado de "Adam Kadmon",



Adam no nível de Chochmá é chamado de "Adam de Atzilut";



Adam no nível de Biná é chamado de "Adam de Beriá",



Adam no nível de Tiferet é chamado de "Adam de Yetzirá",



Adam no nível de Malchut é chamado de "Adam de Assiyá".


Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...