terça-feira, 28 de abril de 2020

Sion Az Yael (6)



Benefícios fisiológicos da meditação





Os efeitos gerais da meditação são, no plano físico, reforço do sistema imunológico, harmonização e sincronização das funções orgánicas, homeostase corpo-mente, sedação neurológica, estabilização da tensão arterial, incremento da vitalidade, da agilidade, da flexibilidade, aperfeiçoamento da postura corporal, estabilização dos batimentos cardíacos, melhora do sono, maior longevidade, melhor peristaltismo intestinal e, por consequência, diminuição de constipação.



A meditação também produz mudanças nos padrões das ondas mentais, chegando-se a ritmos alfa. Produz dimimuição do índice metabólico, dimunuição do consumo de oxigênio em cerca de vinte por cento e liberação de dióxido de carbono. Produz, também, mudanças no ritmo cardíaco em até trinta por cento.



A meditação produz um estado de relaxamento profundo, que diminui a ansiedade e as perturbações emocionais. Diminui a pressão sanguínea e elimina problemas de insônia.





Espectro das ondas cerebrais



Onda
Frequência
Características
Beta
13 a 28
Mente funcionando ativamente com os 5 sentidos (tensão)
Alfa
8 a 13
Sensação de relaxamento, bem-estar e paz interior
Theta
4 a 7
Estados de ânimo criativos e resolução de problemas (sono)
Delta
2 a 4
Sono profundo





Contam-se às centenas os estudos realizados em inúmeras universidades ao redor do mundo sobre os efeitos fisiológicos, psicológicos e sociológicos da meditação. E todos esses estudos mostram resultados positivos. Esses efeitos produzem uma menor necessidade de atenção médica ambulatória, uma maior longevidade, uma menor incidência de doenças em geral, além de melhorias em doenças cardivasculares, redução de quedas físicas e grande redução de gastos em saúde pública.

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...