domingo, 26 de julho de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (83)



41. Entretanto, ainda resta esclarecer por que o homem precisa de todos os Mundos Superiores que o Criador construiu para ele. Qual a utilidade desses mundos para o homem?

Tenha em mente que a realidade é geralmente dividida em cinco mundos, que são Adam Kadmon, Atzilut, Beriá, Yetzirá e Assiyá. De fato, em cada um deles há uma quantidade infinita de detalhes, que são as Cinco Sefirot…

Cada mundo consiste de cinco partes chamadas Sefirot. Eu as chamaria de Cinco Partzufim: Galgalta, AB, SAG, MA e BON. Ou também de: Atik, AA, AVI e ZON. Não é tão importante como os chamamos. Baal HaSulam chama-os de Sefirot ao invés de Partzufim: Keter, Hochmá, Biná, Tiferet e Malchut. Ele não deseja dividir os Mundos em Partzufim: cinco Mundos com cinco Partzufim, e cinco Sefirot em cada Partzuf somam 125 níveis. Ele tem como objetivo explicar que:

O Mundo de Adam Kadmon é Keter, o de Atzilut é Hochmá, o de Beriá é Biná, o de Yetzirá é Tiferet e o Mundo de Assiyá é Malchut. E as Luzes que se vestem nesses Cinco Mundos são chamadas de YHNRN, já que a Luz de Yechidá brilha em Adam Kadmon (a Luz mais poderosa e constante da Torá, que brilha no Mundo do Infinito), a Luz de Chayá brilha em Atzilut, a Luz de Neshamá brilha em Beriá, a Luz de Ruach brilha em Yetzirá, e a Luz de Nefesh brilha em Assiyá.

Todos esses Mundos e tudo o que há neles estão incluídos no Nome Yud Hey Vav Hey, e na ponta do Yud. Não temos a percepção do primeiro Mundo, o de Adam Kadmon, portanto, ele é indicado pela ponta do Yud do Nome. Não falamos sobre ele e sempre mencionamos apenas os quatro Mundos de ABYA. O Yud é o Mundo de Atzilut, o Hey é o Mundo de Beriá, o Vav é o Mundo de Yetzirá, e o Hey final é o Mundo de Assiyá.



Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...