segunda-feira, 27 de julho de 2020

Introdução ao Livro do Zohar (84)



42. Com isso, explicamos os Cinco Mundos que contém toda a Realidade Espiritual que se estende do Infinito até este mundo. Na verdade, eles contém um ao outro, e em cada um dos Mundos há cinco Mundos, as Cinco Sefirot - Keter, Hochmá, Biná, Tiferet e Malchut - nas quais Cinco Luzes - NaRaNHaY - estão vestidas, e que correspondem aos Cinco Mundos.

Além das Cinco Sefirot, em cada Mundo existem as quatro categorias Espirituais (Mineral, Vegetal, Animal e Falante) nas quais as almas dos homens são chamadas Falantes daquele Mundo, o nível Animal refere-se aos Anjos daquele Mundo, o Vegetal é chamado de Vestimenta, e o Mineral de Palácios.

Todos eles estão vestidos uns nos outros - o nível Falante, que consiste das almas das pessoas, está vestido nas Cinco Sefirot: Keter, Hochmá, Biná, Tiferet e Malchut daquele ponto. O nível Animal são os Anjos vestidos nas almas; o Vegetal são as vestimentas que vestem os anjos; e o Mineral, os palácios, que englobam todos eles.

O Mundo de Assyiá inclui o nosso Mundo. A ponta inicial do Yud encontra-se no Mundo de AK e no Mundo do Infinito. Esse ponto é o início de toda a Criação, e a pequena cauda abaixo dele aponta ao que emerge e se espalha a partir deste ponto. Isso corresponde ao Shoresh.

Por que essas quatro letras são utilizadas? Porque o ponto é uma fonte da Luz. Se a fonte da Luz move-se para a direita, significa a Luz de Hassadim. Se ela move-se para a esquerda, significa falta de Hassadim. Se esse ponto vai para baixo, significa que está difundindo a Luz de Hochmá, se ele vai para cima, a Luz de Hochmá desaparece.

Toda variedade de combinações ocorre dentro da construção do Kli: Keter, Hochmá, Biná, ZA e Malchut. Cada um desses cinco desejos têm suas próprias qualidades que se inter-relacionam uns com os outros. Além disso, agimos com a tela e compreendemos como podemos nos satisfazer, então ocorre que nunca há uma “recepção pura”, ou “doação pura”.

“Recepções puras” e “doações puras” apenas existem no Mundo de AK. É a partir desse Mundo que a Luz se espalha do Mundo do Infinito até o nosso Mundo. A Luz, que descende do Mundo do Infinito ao Mundo de AK, divide-se em Nefesh, Ruach, Neshamá, Chayá e Yechidá, e chegam à nós na sua forma pura.

Galgalta é a Luz de Yechidá, AB é a Luz de Chayá, e SAG é a Luz de Neshamá. Quando as duas Luzes AB-SAG chegam à nós, elas nos corrigem e nos purificam com todo o seu poder.

Elas influenciam a Reshimo, e a Reshimo (a depender de sua estrutura) decide o quanto é afetada pela Luz de Hochmá e Hassadim. Portanto, a Reshimo (sua estrutura interna) determina a que tipo de influência ela será exposta. Talvez, a influência da Luz sobre a Reshimo seja na forma da Letra “Vav” - um pouco da Luz de Hassadim e muito da Luz de Hochmá, de cima para baixo. Ou, por outro lado, talvez seja na forma da Letra “Hey”, em que, no interior do “Reish” (difusão massiva de Hassadim sobre a Luz de Hochmá), há um pequeno “vav”. Discutiremos a estrutura das letras mais adiante. Elas constituem a propagação máxima da Luz em todas as suas variações; dessa forma, o Nome HaVaYaH sugere uma influência de Cima.

Os níveis mineral, vegetal, animal e humano são divididos em Heichalot (Baal HaSulam chama-os de Palácios e, às vezes, os chamamos de Casas), Levushim (Vestimentas), Malachim (Anjos) e, por fim, Almas (Homem).

Como você pode ver, não existe nada que se refira a Keter, pois se trata do Criador. Se começarmos a analisar o quanto esses Níveis Espirituais estão inter-relacionados, descobriremos que a Alma está no centro, os Anjos vestem-se nas Almas, os Levushim vestem-se nos Anjos, e os Palácios vestem-se nos Levushim. No interior da Alma, uma parte descende de Keter. Ela consiste de Dez Sefirot da Luz Direta, as Dez Sefirot chamadas Kav (“Linha”).

Já que as almas “vestem-se” no Criador, por sua vez elas estão cercadas de Anjos, de Vestimentas e dos assim chamados Palácios. É preferível que se utilize os nomes hebraicos, já que, em hebraico, sua estrutura e inscrição incluem diversos elementos. Essas palavras são muito significativas e detém muitos níveis de informação.

Já que as Almas “vestem-se” no Criador, e os Anjos, as Vestimentas e os Palácios vestem-se nas almas, fica claro que os Anjos, as Vestimentas e os Palácios, isto é, o Universo exterior à alma, é necessário apenas para a unificação da Alma com o Criador, que está dentro dela.

Nesse ponto começamos a lidar com nós mesmos, e Baal HaSulam fala sobre o nosso caminho a partir do nível mais baixo. Você não encontrará em nenhum outro lugar tudo isso que ele explicou de forma tão clara e concisa nessa Introdução. Ele escreve abertamente sobre as coisas que normalmente são ignoradas. O quanto disso podemos absorver?

Enquanto lemos estas linhas, por favor, pensemos uns nos outros, no quanto podemos nos ajudar ao simplesmente unirmos nossos desejos. Vamos assumir que existem 1000 homens e mulheres no mundo que, ao mesmo tempo, me ouvem falar sobre a Revelação do Criador ao homem. Vamos, juntos, desejar que essa Revelação ocorra para nós. Isso é o que chamamos de elevar uma oração, um desejo, que será respondido com a Luz Circundante. Ela certamente gerará essa ação em nós.


Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...