sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O despertar da Masach para a criação do Partzuf (33)

 

 Eis que é hora de aprendermos sobre o impacto entre a Ohr Makif e a Ohr Pnimi, o que leva ao afinamento da tela e a perda subsequente do seu nível mais alto de Aviut. Esses dois tipos de Luzes têm propriedades totalmente opostas, ainda que a tela, posicionada em Peh de Rosh do Partzuf de Malchut, conecte-as inseparavelmente.

 

Elas se encontram em constante contradição, o que leva à colisão entre elas. Por um lado, o mesmo Zivug de Haka'a que ocorreu nessa tela suscitou o preenchimento do Partzuf com a Luz Interna (Ohr Pnimi) e, por outro, produziu a Luz Circundante (Ohr Makif). Dessa forma, o Zivug de Haka'a impediu a Luz do Infinito de entrar em Behina Dalet.

 

A tela, posicionada em Peh de Rosh divide a Luz Simples que vem de cima em dois tipos opostos de Luz, embora conectados: a Ohr Pnimi, que é recebida parcialmente no interior do Partzuf com a ajuda da Ohr Hozer, e a Ohr Makif, a qual a tela impede de entrar no Guf (Behina Dalet) deixando-a de fora. Graças à mesma intenção do homem (receber em benefício do Criador), uma parte da Luz é recebida enquanto que a outra é deixada de fora. O Partzuf (homem) recebe exatamente a mesma quantidade de Luz que for capaz de receber com a intenção pelo Criador.

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...