A Ohr Pnimi e a Ohr Makif estão conectadas com a Masach, ainda que suas ações sejam contrárias uma à outra. De acordo com a habilidade com que a Masach permite a entrada no Partzuf da parte de Ohr Yashar que estiver vestida na Ohr Hozer, ela também impede que a Ohr Makif entre. A quantidade de Luz Circundante que ficou fora do Partzuf ultrapassa em muito a de Ohr Pnimi.
A tela, com seu Aviut e Kashiut, impede que a Ohr Makif entre no
Partzuf na mesma medida em que resiste à Ohr Yashar. O impacto entre a Ohr
Makif e o Aviut da Tela é chamado Bitush -
o impacto entre a Ohr Makif e a Ohr Pnimi. Esse impacto ocorre apenas no
Guf do Partzuf, uma vez que é onde ocorre a recepção da Luz nos vasos,
entretanto, uma parcela considerável de Luz é deixada de fora. Nas 10 Sefirot
de Rosh, esse impacto não ocorre, pois a Ohr Hozer ainda não é considerada um
vaso de recepção verdadeiro. Ela forma apenas os Shorshey Kelim (raízes, origem
dos vasos).
Portanto, a Luz que está no seu interior ainda não é a Ohr Pnimi genuína. Pela mesma razão, a Ohr Makif também não pode ser
diferenciada. E por não haver diferença entre elas, não pode haver nenhum
impacto no Rosh do Partzuf. Somente após a Luz expandir-se
para baixo, a partir de Peh e pelas
10 Sefirot de Guf (onde as Luzes vestem-se
nos vasos, isto é, as 10 Sefirot da
Luz Refletida), que então ocorre o impacto entre a Ohr Pnimi e a Ohr Makif.
A quantidade de Ohr Makif
que circunda o Partzuf é
incomparavelmente maior que a Ohr Pnimi
no seu interior. Na tentativa de adentrar o Partzuf,
a Ohr Makif golpeia a Masach que lhe originou. O que significa
que a Ohr Makif golpeia a tela? Malchut tem um desejo ardente de receber
prazer. Ela sente que a Luz detém, na medida certa, o prazer que gostaria tanto
de receber. Com isso, ela passa a atrair a Luz.
Isso demonstra que, a fim de sentir e então receber o prazer, a
pessoa deve ter um vaso adequado, um vaso que já passou por um complexo
desenvolvimento interno. Por que percebemos a Ohr Makif como estando fora de nós? Porque no Sof de cada Partzuf há
desejos não preenchidos que sentem a Luz como prazeres que estão, até o
momento, fora do seu alcance. Ou ainda, esses desejos vazios sentem como se a
Luz externa os golpeasse, "exigindo" ser usufruída.
Os golpes da Luz Circundante (prazer) recíprocos ao desejo de Malchut de receber prazer e à força da
tela que resiste a esses desejos são chamados de Bitush Pnim u Makif, o
impacto entre as Luzes Interna e Circundante. Estritamente falando, nem a Ohr Makif nem a Ohr Pnimi colidem, pelo contrário, ambas golpeiam a tela que está
entre elas. Isso ocorre na Masach
posicionada no Tabur do Partzuf, onde a recepção da Luz
claramente termina.
Apenas no Tabur é que
fica claro o quanto de Luz (prazer) entrou no Partzuf e o quanto permaneceu fora dele. Nas 10 Sefirot de Rosh não há esse impacto,
pois a Ohr Hozer ainda não é o vaso
para receber a Ohr Yashar, servindo
apenas como um embrião do Kli. O
impacto só começa depois que a Ohr Yashar,
vestida na intenção (Ohr Hozer),
expande-se no interior do Toch para
baixo, até o Tabur.
A Espiritualidade não pode ser
recebida através da mente. O Kli
espiritual é um sentido que não compreende o Criador, mas O sente. Se o homem
consegue sentir o Criador, o Mundo Espiritual, então, pouco a pouco, o
entendimento virá.
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