segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O despertar da Masach para a criação do Partzuf (34)

A Ohr Pnimi e a Ohr Makif estão conectadas com a Masach, ainda que suas ações sejam contrárias uma à outra. De acordo com a habilidade com que a Masach permite a entrada no Partzuf da parte de Ohr Yashar que estiver vestida na Ohr Hozer, ela também impede que a Ohr Makif entre. A quantidade de Luz Circundante que ficou fora do Partzuf ultrapassa em muito a de Ohr Pnimi.

 

A tela, com seu Aviut e Kashiut, impede que a Ohr Makif entre no Partzuf na mesma medida em que resiste à Ohr Yashar. O impacto entre a Ohr Makif e o Aviut da Tela é chamado Bitush -  o impacto entre a Ohr Makif e a Ohr Pnimi. Esse impacto ocorre apenas no Guf do Partzuf, uma vez que é onde ocorre a recepção da Luz nos vasos, entretanto, uma parcela considerável de Luz é deixada de fora. Nas 10 Sefirot de Rosh, esse impacto não ocorre, pois a Ohr Hozer ainda não é considerada um vaso de recepção verdadeiro. Ela forma apenas os Shorshey Kelim (raízes, origem dos vasos).

 

Portanto, a Luz que está no seu interior ainda não é a Ohr Pnimi genuína. Pela mesma razão, a Ohr Makif também não pode ser diferenciada. E por não haver diferença entre elas, não pode haver nenhum impacto no Rosh do Partzuf. Somente após a Luz expandir-se para baixo, a partir de Peh e pelas 10 Sefirot de Guf (onde as Luzes vestem-se nos vasos, isto é, as 10 Sefirot da Luz Refletida), que então ocorre o impacto entre a Ohr Pnimi e a Ohr Makif.

 

A quantidade de Ohr Makif que circunda o Partzuf é incomparavelmente maior que a Ohr Pnimi no seu interior. Na tentativa de adentrar o Partzuf, a Ohr Makif golpeia a Masach que lhe originou. O que significa que a Ohr Makif golpeia a tela? Malchut tem um desejo ardente de receber prazer. Ela sente que a Luz detém, na medida certa, o prazer que gostaria tanto de receber. Com isso, ela passa a atrair a Luz.

 

Isso demonstra que, a fim de sentir e então receber o prazer, a pessoa deve ter um vaso adequado, um vaso que já passou por um complexo desenvolvimento interno. Por que percebemos a Ohr Makif como estando fora de nós? Porque no Sof de cada Partzuf há desejos não preenchidos que sentem a Luz como prazeres que estão, até o momento, fora do seu alcance. Ou ainda, esses desejos vazios sentem como se a Luz externa os golpeasse, "exigindo" ser usufruída.

 

Os golpes da Luz Circundante (prazer) recíprocos ao desejo de Malchut de receber prazer e à força da tela que resiste a esses desejos são chamados de Bitush Pnim u Makif, o impacto entre as Luzes Interna e Circundante. Estritamente falando, nem a Ohr Makif nem a Ohr Pnimi colidem, pelo contrário, ambas golpeiam a tela que está entre elas. Isso ocorre na Masach posicionada no Tabur do Partzuf, onde a recepção da Luz claramente termina.

 

Apenas no Tabur é que fica claro o quanto de Luz (prazer) entrou no Partzuf e o quanto permaneceu fora dele. Nas 10 Sefirot de Rosh não há esse impacto, pois a Ohr Hozer ainda não é o vaso para receber a Ohr Yashar, servindo apenas como um embrião do Kli. O impacto só começa depois que a Ohr Yashar, vestida na intenção (Ohr Hozer), expande-se no interior do Toch para baixo, até o Tabur.

 

A Espiritualidade não pode ser recebida através da mente. O Kli espiritual é um sentido que não compreende o Criador, mas O sente. Se o homem consegue sentir o Criador, o Mundo Espiritual, então, pouco a pouco, o entendimento virá.

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