terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Shamati (110)

  

110. Um campo que o Eterno abençoou

(Ouvi emTav-Shin-Gimel, 1942-1943)

 

Um campo que o Eterno abençoou.” A Shechiná (Divindade) é chamada “Um campo”. Às vezes, um Sadeh (Campo) se torna um Sheker (Mentira). O Vav no interior do Hey é a alma, e o Dalet é a Shechiná (Divindade). Quando a alma está vestida nela, é chamada Hey, e quando o indivíduo quer acrescentar à fé, ele atrai o Vav inferior e ele se torna um Kof.

 

Nesse momento, o Dalet se torna Reish, na forma de pobre e escasso, que quer acrescentar. Então se transforma em Reish, através de “Um pobre nasceu no seu reino”, quando o escasso se tornou pobre. Em outras palavras, ao inserir o mau olhado em si mesmo, tanto na mente quanto no coração, por meio de “Devasta-a (a vinha) o javali da floresta” (Salmos 80:13), o olho fica pendurado pois retorna às sobras, já que a Sitra Achra (Outro Lado) está destinada a ser um Anjo Sagrado.

 

Esse é o significado de “Perpétua é a glória do Eterno” (Salmos 104:31). Porque o indivíduo chegou a um estado do animal da Yaar (Floresta), que vem da palavra Iro (Sua cidade), e significa que toda a sua vitalidade foi despejada, e ainda  assim ele se torna constantemente mais forte, então é premiado com o estado “Um campo que o Eterno abençoou”, quando o mau olhado se torna um olho bom.

 

Esse é o significado de “Um olho pendurado”, no sentido de que se pendura numa dúvida, seja com olho bom ou com um olho mau. E esse é o significado de retornar às sobras, e de “Um, para receber um”, como disseram nossos sábios: “Não havia contentamento diante Dele, como no dia em que o céu e a terra foram criados”. É assim porque, enfim, “O Eterno será um e Seu Nome, um” (Zacarias 14:9), que é o propósito da criação.

 

Porém, para o Criador, passado e presente são a mesma coisa. Assim, o Criador observa a criação na sua forma final, como será na Gmar Tikkun (Correção Final), quando todas as almas serão incluídas no mundo de Ein Sof em sua completa perfeição, como será na Gmar Tikkun. A sua forma perfeita já está lá, e não falta nada.

 

Mas, para os receptores, é evidente que eles ainda precisam completar o que devem completar. Isso é “O qual Deus criou para fazer”, ou seja, as deficiências e a petulância. Esse é o significado do que disseram os nossos sábios: “A petulância não leva a nada além da petulância” e também “Todos que são gananciosos, têm raiva”.

 

Essa é a verdadeira forma do desejo de receber em sua verdadeira forma, tão obsceno quanto é. E todas as correções são a fim de transformá-lo em desejo de receber, o qual é todo o trabalho dos inferiores. Antes de ser criado, o mundo estava na forma “O Eterno é um e Seu Nome, um”. Isso significa que, apesar de o Seu Nome já ter se afastado Dele, e ter se tornado revelado e já ser chamado “Seu Nome”, Ele ainda é Um. Esse é o significado de “Um, para receber um”.

 

 

110. Um campo que o Eterno abençoou

(Ouvi emTav-Shin-Gimel, 1942-1943)

 

Um campo que o Eterno abençoou.” A Shechiná (Divindade) é chamada “Um campo”. Às vezes, um Sadeh (Campo) se torna um Sheker (Mentira). O Vav no interior do Hey é a alma, e o Dalet é a Shechiná (Divindade). Quando a alma está vestida nela, é chamada Hey, e quando o indivíduo quer acrescentar à fé, ele atrai o Vav inferior e ele se torna um Kof.

 

Nesse momento, o Dalet se torna Reish, na forma de pobre e escasso, que quer acrescentar. Então se transforma em Reish, através de “Um pobre nasceu no seu reino”, quando o escasso se tornou pobre. Em outras palavras, ao inserir o mau olhado em si mesmo, tanto na mente quanto no coração, por meio de “Devasta-a (a vinha) o javali da floresta” (Salmos 80:13), o olho fica pendurado pois retorna às sobras, já que a Sitra Achra (Outro Lado) está destinada a ser um Anjo Sagrado.

 

Esse é o significado de “Perpétua é a glória do Eterno” (Salmos 104:31). Porque o indivíduo chegou a um estado do animal da Yaar (Floresta), que vem da palavra Iro (Sua cidade), e significa que toda a sua vitalidade foi despejada, e ainda  assim ele se torna constantemente mais forte, então é premiado com o estado “Um campo que o Eterno abençoou”, quando o mau olhado se torna um olho bom.

 

Esse é o significado de “Um olho pendurado”, no sentido de que se pendura numa dúvida, seja com olho bom ou com um olho mau. E esse é o significado de retornar às sobras, e de “Um, para receber um”, como disseram nossos sábios: “Não havia contentamento diante Dele, como no dia em que o céu e a terra foram criados”. É assim porque, enfim, “O Eterno será um e Seu Nome, um” (Zacarias 14:9), que é o propósito da criação.

 

Porém, para o Criador, passado e presente são a mesma coisa. Assim, o Criador observa a criação na sua forma final, como será na Gmar Tikkun (Correção Final), quando todas as almas serão incluídas no mundo de Ein Sof em sua completa perfeição, como será na Gmar Tikkun. A sua forma perfeita já está lá, e não falta nada.

 

Mas, para os receptores, é evidente que eles ainda precisam completar o que devem completar. Isso é “O qual Deus criou para fazer”, ou seja, as deficiências e a petulância. Esse é o significado do que disseram os nossos sábios: “A petulância não leva a nada além da petulância” e também “Todos que são gananciosos, têm raiva”.

 

Essa é a verdadeira forma do desejo de receber em sua verdadeira forma, tão obsceno quanto é. E todas as correções são a fim de transformá-lo em desejo de receber, o qual é todo o trabalho dos inferiores. Antes de ser criado, o mundo estava na forma “O Eterno é um e Seu Nome, um”. Isso significa que, apesar de o Seu Nome já ter se afastado Dele, e ter se tornado revelado e já ser chamado “Seu Nome”, Ele ainda é Um. Esse é o significado de “Um, para receber um”.

 

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