124. A Shabbat de Bereshit e os seis mil
anos
(Eu ouvi)
Há dois discernimentos da Shabat:
1) Sobre Bereshit (Gênesis, Início);
2) Sobre os seis mil anos.
A diferença entre eles é: Sabe-se que há uma parada, e
há um descanso. Uma parada é onde não há mais nada a adicionar. Um descanso,
porém, deriva das palavras: “Ele se levantou e descansou”, no sentido de que o
indivíduo está no meio do seu Trabalho, e como não tem força para continuar,
ele se levanta e descansa para reviver a si mesmo, e depois continua o seu Trabalho.
Uma Shabat de Bereshit é um estado de não ter nada mais a
adicionar. Isso é chamado “Uma parada”. Uma Shabat de seis mil anos é
considerado descanso, pelo qual o indivíduo recebe força para continuar o seu Trabalho
nos dias de semana.
Agora podemos entender
as palavras dos nossos sábios: “Shabat disse: ‘Deste a todos um parceiro, mas a mim Tu não
deste.’” E o Criador respondeu: “Israel será teu parceiro.” Um parceiro
significa ZA. Se há uma Nukva, pode haver um Zivug (Acasalemento),
e do Zivug vem a prole, ou seja, a “Renovação” e os “Acréscimos”.
Nukva é uma deficiência. Se há uma deficiência em algum
lugar, há espaço para corrigir a deficiência, e todas as correções são
consideradas como tendo sido cumpridas ao atrair a Luz Superior no lugar da
falta. Segue-se que não havia deficiência aqui para começar, mas todas as
faltas previamente consideradas deficiências vieram em forma de “Correção para
começar”, no sentido de que assim a Abundância Superior pudesse fluir de Cima.
É como alguém que mergulha em alguma questão
e se esforça para entendê-la. Quando obtém o significado, é o contrário: Ele
não sente que estava sofrendo anteriormente, quando não entendia a questão. Ao
invés disso, ele está feliz porque agora tem alegria. A alegria é medida pela
extensão do esforço que ele fez antes de entender a questão.
Portanto, o “Tempo de
mergulhar” é chamado Nukva,
uma deficiência. E quando o indivíduo se une com a deficiência, ele produz a Prole,
a Renovação. É isso que a Shabat argumentou, “Como não há trabalho na Shabat,
não haverá Prole e Renovações.”
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