terça-feira, 5 de março de 2024

Shamati (124)

  

124. A Shabbat de Bereshit e os seis mil anos
(Eu ouvi)

 

Há dois discernimentos da Shabat:

 

1) Sobre Bereshit (Gênesis, Início);

 

2) Sobre os seis mil anos.

 

A diferença entre eles é: Sabe-se que há uma parada, e há um descanso. Uma parada é onde não há mais nada a adicionar. Um descanso, porém, deriva das palavras: “Ele se levantou e descansou”, no sentido de que o indivíduo está no meio do seu Trabalho, e como não tem força para continuar, ele se levanta e descansa para reviver a si mesmo, e depois continua o seu Trabalho.

 

Uma Shabat de Bereshit é um estado de não ter nada mais a adicionar. Isso é chamado “Uma parada”. Uma Shabat de seis mil anos é considerado descanso, pelo qual o indivíduo recebe força para continuar o seu Trabalho nos dias de semana.

 

Agora podemos entender as palavras dos nossos sábios: “Shabat disse: ‘Deste a todos um parceiro, mas a mim Tu não deste.’” E o Criador respondeu: “Israel será teu parceiro.” Um parceiro significa ZA. Se há uma Nukva, pode haver um Zivug (Acasalemento), e do Zivug vem a prole, ou seja, a “Renovação” e os “Acréscimos”.

 

Nukva é uma deficiência. Se há uma deficiência em algum lugar, há espaço para corrigir a deficiência, e todas as correções são consideradas como tendo sido cumpridas ao atrair a Luz Superior no lugar da falta. Segue-se que não havia deficiência aqui para começar, mas todas as faltas previamente consideradas deficiências vieram em forma de “Correção para começar”, no sentido de que assim a Abundância Superior pudesse fluir de Cima.

 

É como alguém que mergulha em alguma questão e se esforça para entendê-la. Quando obtém o significado, é o contrário: Ele não sente que estava sofrendo anteriormente, quando não entendia a questão. Ao invés disso, ele está feliz porque agora tem alegria. A alegria é medida pela extensão do esforço que ele fez antes de entender a questão.

 

Portanto, o “Tempo de mergulhar” é chamado Nukva, uma deficiência. E quando o indivíduo se une com a deficiência, ele produz a Prole, a Renovação. É isso que a Shabat argumentou, “Como não há trabalho na Shabat, não haverá Prole e Renovações.”

 

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