Os cinco níveis do "desejo de
receber" incluídos no Behina Dalet são chamados pelos nomes das 10 Sefirot
da Luz Superior, pois Behina Dalet era um vaso que recebia essa Luz antes do TA
("Ele e Seu Nome são Um"). Todos os Mundos, todo o Universo, estavam
incluídos no Behina Dalet da Luz Direta (Malchut do Mundo do Infinito).
Cada Behina contido em Malchut adotou as propriedades do Behina
correspondente das 10 Sefirot da Luz Superior. Behina Shoresh do Behina Dalet
adotou as propriedades de Keter, "vestiu-se" nele, em uma das 10
Sefirot da Luz Superior. Behina Aleph do Behina Dalet "vestiu-se" na
Luz de Chochmá das 10 Sefirot e assim por diante. Mesmo depois do TA, quando
Behina Dalet deixou de ser um vaso de recepção, seus cinco níveis do
"desejo de receber" ainda levam os nomes das cinco Sefirot: Keter, Chochmá,
Biná, Tiferet e Malchut.
Estamos no Behina Dalet de
Dalet, enquanto que todas as quatro Sefirot
anteriores são os Mundos. Ao interagir com os Mundos, podemos receber suas
propriedades a fim de corrigir Behina
Dalet. Todos os Mundos estão dentro de nós, assim como todo o trabalho
espiritual. Nosso trabalho é sentir a Luz do Criador como Malchut a sentia no Mundo do Infinito e, assim, nos corrigir.
O que significa Behina Dalet
receber as propriedades dos Behinot
anteriores? Isso quer dizer que Behina
Dalet começa a sentir que, além do "desejo de receber", também
existe o "desejo de doar", o que não existia antes. Malchut ainda deseja receber prazer, mas
agora este prazer se encontra imbuído do "desejo de doar", isto é,
ela agora empenha-se em receber prazer na doação.
As propriedades e desejos do interior do Kli mudam gradualmente, de um anseio pela simples recepção da Luz
até o "desejo de doar" tudo. Essas mudanças são causadas pela Luz: o
comportamento do Kli depende apenas
da sua influência.
Estudamos as 10 Sefirot, os
10 aspectos da relação entre o Criador e a Criação. Primeiro, Malchut reflete totalmente a Luz,
depois, calcula o quanto dela pode receber dentro de si. Se trabalhasse com
todos os seus cinco desejos, poderia receber a Luz em todas as suas cinco partes.
Se Malchut não possuir uma força
anti-egoística forte o suficiente para receber toda a Luz pelo Criador,
receberá apenas aquela porção das cinco partes de Luz para a qual tiver uma
tela.
A capacidade de resistir aos desejos de receber prazer é chamada
de vontade. A força de resistência da tela é chamada de rigidez (Kashiut). A intensidade do desejo de
receber prazer, a paixão pela satisfação, é chamada de espessura (Aviut). No interior da tela, duas
propriedades de Malchut entram em
conflito, que são: a "recepção" e a força anti-egoística da tela, a
"doação". Se meu "desejo de receber" tiver um Aviut de 100% e a força de resistência,
rigidez, tiver apenas 20%, então não posso receber pelo Criador mais que 20%.
Apenas a Kashiut determina quanto
egoísmo posso utilizar.
Depois do TA, Malchut
deseja mudar apenas o modo de aplicar o seu desejo. Malchut compreende o seu "egoísmo", percebe que o
"desejo de receber" é a sua natureza. Entretanto, essa propriedade
não é negativa: tudo depende apenas do modo como é utilizada. A sensação das
propriedades do Criador, do "desejo de doar" e dos Behinot anteriores surge dentro do
desejo egoísta (Behina Dalet). Agora,
Malchut precisa apenas igualar-se a
eles, isto é, deve tornar o seu desejo de receber prazer semelhante ao deles.
Para isso, ela afasta toda a Luz do seu egoísmo ao realizar o Tzimtzum (Restrição) em si mesma. Então
calcula em que medida pode assimilar as propriedades do Criador - Behinot 0, 1, 2 e 3. A tela sabe
exatamente quanta Luz pode ser recebida de acordo com o seu egoísmo. A Kashiut da tela, sua força de vontade, a
força de resistir à tentação de receber prazer, deve corresponder precisamente
ao seu Aviut, o "desejo de
receber".
As memórias remanescentes do seu estado anterior, de estar
preenchida pela Luz, o que auxilia Malchut
a calcular suas ações futuras, são chamadas de "registro" ou
"lembrança" (Reshimot). O
recebimento Espiritual é chamado de Investidura.
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