quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Cinco Níveis de Masach (20)

 

Os cinco níveis do "desejo de receber" incluídos no Behina Dalet são chamados pelos nomes das 10 Sefirot da Luz Superior, pois Behina Dalet era um vaso que recebia essa Luz antes do TA ("Ele e Seu Nome são Um"). Todos os Mundos, todo o Universo, estavam incluídos no Behina Dalet da Luz Direta (Malchut do Mundo do Infinito).

 

Cada Behina contido em Malchut adotou as propriedades do Behina correspondente das 10 Sefirot da Luz Superior. Behina Shoresh do Behina Dalet adotou as propriedades de Keter, "vestiu-se" nele, em uma das 10 Sefirot da Luz Superior. Behina Aleph do Behina Dalet "vestiu-se" na Luz de Chochmá das 10 Sefirot e assim por diante. Mesmo depois do TA, quando Behina Dalet deixou de ser um vaso de recepção, seus cinco níveis do "desejo de receber" ainda levam os nomes das cinco Sefirot: Keter, Chochmá, Biná, Tiferet e Malchut.

 

Estamos no Behina Dalet de Dalet, enquanto que todas as quatro Sefirot anteriores são os Mundos. Ao interagir com os Mundos, podemos receber suas propriedades a fim de corrigir Behina Dalet. Todos os Mundos estão dentro de nós, assim como todo o trabalho espiritual. Nosso trabalho é sentir a Luz do Criador como Malchut a sentia no Mundo do Infinito e, assim, nos corrigir.

 

O que significa Behina Dalet receber as propriedades dos Behinot anteriores? Isso quer dizer que Behina Dalet começa a sentir que, além do "desejo de receber", também existe o "desejo de doar", o que não existia antes. Malchut ainda deseja receber prazer, mas agora este prazer se encontra imbuído do "desejo de doar", isto é, ela agora empenha-se em receber prazer na doação.

 

As propriedades e desejos do interior do Kli mudam gradualmente, de um anseio pela simples recepção da Luz até o "desejo de doar" tudo. Essas mudanças são causadas pela Luz: o comportamento do Kli depende apenas da sua influência.

 

Estudamos as 10 Sefirot, os 10 aspectos da relação entre o Criador e a Criação. Primeiro, Malchut reflete totalmente a Luz, depois, calcula o quanto dela pode receber dentro de si. Se trabalhasse com todos os seus cinco desejos, poderia receber a Luz em todas as suas cinco partes. Se Malchut não possuir uma força anti-egoística forte o suficiente para receber toda a Luz pelo Criador, receberá apenas aquela porção das cinco partes de Luz para a qual tiver uma tela.

 

A capacidade de resistir aos desejos de receber prazer é chamada de vontade. A força de resistência da tela é chamada de rigidez (Kashiut). A intensidade do desejo de receber prazer, a paixão pela satisfação, é chamada de espessura (Aviut). No interior da tela, duas propriedades de Malchut entram em conflito, que são: a "recepção" e a força anti-egoística da tela, a "doação". Se meu "desejo de receber" tiver um Aviut de 100% e a força de resistência, rigidez, tiver apenas 20%, então não posso receber pelo Criador mais que 20%. Apenas a Kashiut determina quanto egoísmo posso utilizar.

 

Depois do TA, Malchut deseja mudar apenas o modo de aplicar o seu desejo. Malchut compreende o seu "egoísmo", percebe que o "desejo de receber" é a sua natureza. Entretanto, essa propriedade não é negativa: tudo depende apenas do modo como é utilizada. A sensação das propriedades do Criador, do "desejo de doar" e dos Behinot anteriores surge dentro do desejo egoísta (Behina Dalet). Agora, Malchut precisa apenas igualar-se a eles, isto é, deve tornar o seu desejo de receber prazer semelhante ao deles.

 

Para isso, ela afasta toda a Luz do seu egoísmo ao realizar o Tzimtzum (Restrição) em si mesma. Então calcula em que medida pode assimilar as propriedades do Criador - Behinot 0, 1, 2 e 3. A tela sabe exatamente quanta Luz pode ser recebida de acordo com o seu egoísmo. A Kashiut da tela, sua força de vontade, a força de resistir à tentação de receber prazer, deve corresponder precisamente ao seu Aviut, o "desejo de receber".

 

As memórias remanescentes do seu estado anterior, de estar preenchida pela Luz, o que auxilia Malchut a calcular suas ações futuras, são chamadas de "registro" ou "lembrança" (Reshimot). O recebimento Espiritual é chamado de Investidura.

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...