quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Cinco níveis de Masach (21)

 Já vimos que a matéria da tela chama-se Kashiut. Essa matéria é semelhante a um corpo sólido que não permite que nada o ultrapasse. Da mesma forma, a tela impede a Luz Superior de adentrar Malchut, isto é, Behina Dalet. A tela para e reflete toda a Luz destinada a preencher Malchut. Os cinco Behinot de Aviut em Behina Dalet são incluídos na tela de acordo com sua Kashiut. Como consequência, a tela realiza cinco Contatos de Impacto (Zivuguey de Haka'a) com a Luz, de acordo com os seus cinco Behinot de Aviut.

 

A Luz refletida pela tela, que consiste de todos os cinco Behinot de Aviut, retorna, envolve a Luz descendente e alcança a sua origem, Behina Shoresh. Entretanto, se apenas 4 das 5 partes do Aviut estão presentes na tela, então, sua Luz Refletida "vê" apenas quatro porções de prazer.

 

Na ausência dos Behinot Dalet e Guímel, a quinta e a quarta partes de rigidez da tela, ela é capaz de refletir a Ohr Hozer apenas até o nível de Biná. Se a tela possui apenas Behina Aleph, então sua Ohr Hozer é muito pequena e pode envolver a Luz Direta apenas até o nível de Tiferet, sem a presença de Keter, Chochmá e Biná. Se há apenas Behina Shoresh de Kashiut, então seu poder de resistência é muito fraco e a Ohr Hozer pode envolver a Luz descendente de Malchut, enquanto que as nove primeiras Sefirot estão ausentes.

 

A tela é caracterizada por duas propriedades. Uma delas é Kashiut (rigidez): ela impede que a Luz entre em Malchut. Qualquer medida de Luz que chega à tela é rejeitada e refletida. A segunda propriedade da Masach é a sua densidade, egoísmo, Aviut (espessura). Isso é o que pode ser acrescentado à força da tela de Behina Dalet e ser utilizado para a recepção pelo Criador. Uma vez que, em Malchut, há cinco desejos para cinco tipos de prazer, a tela reflete todos eles, rejeitando, assim, qualquer recepção egoísta de prazer.

 

A tela é como uma cortina que pode ser fechada quando a luz do sol incomoda. No mundo material, sabemos com que material se faz uma cortina. No Mundo Espiritual, o material da tela é chamado de "Kashiut", que é a sua força, firmeza ou rigidez. Descreve-se uma pessoa como "muito rígida, dura" quando essa pessoa não aceita as opiniões de outras, mas se agarra veementemente às suas próprias.

 

Conclusão: o Criador (o "desejo de doar" prazer aos seres criados) elaborou o "desejo de receber" e deseja preenchê-lo. Entretanto, a Criação é inflexível na sua decisão de não receber nada para o seu próprio prazer. Esse é o propósito da tela.

 

Aqui, precisamos estabelecer uma observação importante: Não há restrição do desejo! Se o homem vê prazer diante de si, ele instantaneamente deseja recebê-lo na sua integridade. Entretanto, ele apenas pode recebê-lo ao aplicar a intenção com o propósito de doar, mas isso não significa que o "desejo de receber" todo o prazer está ausente dele. Agora podemos formular uma lei: O homem realiza uma restrição no prazer que não é capaz de recusar e recebe o prazer que pode doar.

 

Por exemplo, o homem diz ao seu corpo em Yom Kipur: "Saiba que hoje tu não deves receber comida, portanto, não sinta fome!". No entanto, seu corpo não o ouve… Por que ele foi projetado desse jeito? O Criador criou o "desejo de receber", portanto, ele é invariável. Se esse desejo desaparecer, então o homem não viverá mais. Algumas pessoas falam sobre a anulação dos desejos. Eis o que o Rabi Israel de Ruzhin disse a esse respeito: "Aquele que elimina um desejo, receberá dois em troca". É impossível e desnecessário eliminar o "desejo de receber". A pessoa deve pedir por uma oportunidade de utilizá-lo com a intenção pelo Criador.

 

A diferença entre os seres criados depende do tamanho do seu "desejo de receber". Alguém que tenha grandes aspirações é chamada de "grande"; alguém que tenha um pequeno "desejo de receber" é chamada de "pequeno".                                              

 

Meu nível espiritual é determinado por quão completamente minha Luz Refletida pode envolver a totalidade da Luz Direta que vêm a mim, todos os prazeres previstos por mim, de forma que eu seja capaz de recebê-los pelo Criador. Posso estar no nível de Malchut, ZA, Biná ou talvez até mesmo de Chochmá ou Keter.

 

Malchut do Mundo do Infinito divide-se em muitas partes, mas todas elas diferem uma das outras pelas propriedades da tela. No Mundo de Assiyá, Malchut é semelhante ao Criador em, talvez, 20%. No Mundo de Yetzirá, em 40%. No Mundo de Beriá, 60%. No Mundo de Atzilut, 80%. E no Mundo de Adam Kadmon (AK), Malchut é semelhante em 100% ao Criador. 

 

Os níveis diferem apenas pela força da tela. Não há tela em nosso mundo. Consequentemente, somos incapazes de sentir o Criador e existimos em um espaço totalmente vazio. Assim que o homem adquire a tela, ele já passa a sentir o Mundo Espiritual nos níveis mais baixos do Mundo de Assiyá. Ascendemos através do aumento da força da tela.

 

O que é a transição de um nível espiritual a outro? Isso significa adquirir as propriedades de um novo nível, mais alto. Se em um determinado nível o homem puder aumentar a magnitude da sua tela, isso pode elevá-lo ao nível seguinte. Quanto mais alto for o nível, mais diferente é a sensação, o recebimento do Universo.

 

Dissemos que quando existem cinco Behinot de Aviut na tela, a Ohr Hozer alcança o nível mais alto (a Luz de Keter, Ohr Yechidá). Então, o Kli recebe todas as Luzes: Keter, Chochmá, Biná, Tiferet, e Malchut de todos os Behinot precedentes.

 

Sem o Behina mais espesso (Dalet) na tela, isto é, a intenção pelo Criador nos desejos mais intensos, a Luz mais elevada (Keter, Yechidá) também não se encontra no Kli, enquanto que a tela alcança o nível da Luz de Chochmá (Ohr Chayá). Sem o Aviut Dalet e Guímel na tela, as Luzes de Keter e Chochmá (Ohr Yechidá e Chayá) não se encontram no Kli. O mesmo ocorre com o Aviut Beit e a Luz de Biná (Ohr Neshamá).       

 

Se o Aviut da tela for Aleph, então as Luzes de Tiferet e Malchut (Ohr Ruach e Nefesh) estão presentes. Por fim, a tela de Aviut Shoresh eleva a Ohr Hozer apenas até o nível da Luz de Malchut (Ohr Nefesh), e somente esta Luz está presente no Kli. Para facilitar, geralmente dizemos que a Masach é instalada na frente de Malchut, embora devamos compreender que a Masach estende-se sobre toda Malchut, sobre todos os desejos do Kli.

 

Por que a Luz mais alta está ausente na falta do Aviut Dalet? Isso ocorre porque há uma relação inversa entre a Ohr e o Kli, a Luz e o vaso. Se a tela possui o Aviut máximo, ela eleva a Ohr Hozer ao nível mais alto, isto é, à Luz de Keter. Isso significa que com a tela "mais forte", a Ohr Hozer pode envolver todos os prazeres que ficam diante da tela e permitir que penetrem o Partzuf.

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...