Conforme o que já foi dito, os
três primeiros Behinot ainda não são considerados vasos. Apenas Behina Dalet é
um vaso verdadeiro. Visto que esses três primeiros Behinot são as causas,
fases, que precedem a criação de Behina Dalet, esta adota suas propriedades ao
completar seu desenvolvimento. Elas foram, de certa forma, impressas nela
criando seus próprios quatro níveis do "desejo de receber" no
interior de Behina Dalet. Tudo inicia
com o Behina Aleph, o "desejo de receber" "mais puro",
"mais fraco". Então, depois vem o Behina Beit, que é um pouco mais
"grosseiro" e possui um Aviut maior que o de Behina Aleph, ou seja, é
um nível mais alto do "desejo de receber".
O Behina Guímel possui um Aviut ainda maior que o de Behina Beit. E,
por fim, chega a vez de Behina Dalet, que possui o Aviut mais espesso, isto é,
o maior "desejo de receber". Seu desejo alcançou o nível máximo, mais
alto e mais perfeito. É preciso destacar que a Raiz (Shoresh) desses quatro
Behinot é Keter (conhecido como o mais alto de todos e o que está mais próximo
do Criador), e que também deixou sua impressão em Behina Dalet. Com isso,
mencionamos os cinco níveis do "desejo de receber" inclusos em Behina
Dalet, que também são chamados de Keter, Chochmá, Biná, Tiferet e Malchut.
Os três Behinot que
precedem Malchut são chamados de
"Luz". Apenas Malchut é o Kli, pois deseja receber para si mesma. Como resultado, ela se torna
uma parte separada, independente. Os Behinot
anteriores não estão separados do Criador, portanto, eles são definidos como
Luz.
Quando a última fase, ou Malchut
é completamente preenchida de Luz, ela passa a sentir as propriedades de todos
os Behinot precedentes: primeiro, a
adjacente Tiferet, então Chochmá, que criou Biná, e então a fonte (Shoresh)
e, por fim, o Pensamento Total - Keter.
Isso significa que todas as propriedades anteriores de todos os Behinot estão incluídas em Malchut e a influenciam. Então, ela é Dalet de Dalet (isto é, a última parte -
Dalet - de todo o Dalet) com todas as propriedades
anteriores adquiridas da Luz. Ao compreender a Luz que o preenche, Behina Dalet alcança a grandeza do
Criador. Descobre em si mesmo o anseio de se tornar semelhante ao "desejo
de doar", como faz o Criador.
O que é "doar"? O Criador é a fonte da Luz. O Kli não é capaz de doar nada: ele pode
apenas ter a intenção de fazê-lo. O Criador criou o "desejo de
receber", todo o resto são apenas diferentes graus desse desejo. Apenas
uma intenção pode mudar o "para si mesmo" por "pelo Criador".
Qual é a diferença entre Aviut
Keter e Aviut Biná? Não são ambos
chamados de "desejo de doar"? Keter
é o "desejo de doar", Chochmá
recebe e Biná, ao receber a Luz,
devolve-a ao Criador. Isso pode ser compreendido através de um exemplo extraído
da Mishná: "O Homem estuda a
Torá pelo Criador" significa que ele recusa-se a receber qualquer coisa
que corresponda a Aviut Keter.
"Os segredos de Torá lhe são revelados" significa que ele não os
solicitou, mas os recebeu de Cima, de Behina
Chochmá.
Quando recebe, o homem deve
superar a si mesmo e dizer: "Eu recuso porque tudo o que eu desejo é
doar". Agora veja a diferença que isso faz: o homem deseja doar depois de
receber a Luz ou até mesmo antes de recebê-la!
Nenhum comentário:
Postar um comentário