sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Cinco níveis de Masach (19)

 

Conforme o que já foi dito, os três primeiros Behinot ainda não são considerados vasos. Apenas Behina Dalet é um vaso verdadeiro. Visto que esses três primeiros Behinot são as causas, fases, que precedem a criação de Behina Dalet, esta adota suas propriedades ao completar seu desenvolvimento. Elas foram, de certa forma, impressas nela criando seus próprios quatro níveis do "desejo de receber" no interior de Behina Dalet.  Tudo inicia com o Behina Aleph, o "desejo de receber" "mais puro", "mais fraco". Então, depois vem o Behina Beit, que é um pouco mais "grosseiro" e possui um Aviut maior que o de Behina Aleph, ou seja, é um nível mais alto do "desejo de receber".

 

O Behina Guímel possui um Aviut ainda maior que o de Behina Beit. E, por fim, chega a vez de Behina Dalet, que possui o Aviut mais espesso, isto é, o maior "desejo de receber". Seu desejo alcançou o nível máximo, mais alto e mais perfeito. É preciso destacar que a Raiz (Shoresh) desses quatro Behinot é Keter (conhecido como o mais alto de todos e o que está mais próximo do Criador), e que também deixou sua impressão em Behina Dalet. Com isso, mencionamos os cinco níveis do "desejo de receber" inclusos em Behina Dalet, que também são chamados de Keter, Chochmá, Biná, Tiferet e Malchut.

 

Os três Behinot que precedem Malchut são chamados de "Luz".  Apenas Malchut é o Kli, pois deseja receber para si mesma. Como resultado, ela se torna uma parte separada, independente. Os Behinot anteriores não estão separados do Criador, portanto, eles são definidos como Luz.

 

Quando a última fase, ou Malchut é completamente preenchida de Luz, ela passa a sentir as propriedades de todos os Behinot precedentes: primeiro, a adjacente Tiferet, então Chochmá, que criou Biná, e então a fonte (Shoresh) e, por fim, o Pensamento Total - Keter.     

 

Isso significa que todas as propriedades anteriores de todos os Behinot estão incluídas em Malchut e a influenciam. Então, ela é Dalet de Dalet (isto é, a última parte - Dalet - de todo o Dalet) com todas as propriedades anteriores adquiridas da Luz. Ao compreender a Luz que o preenche, Behina Dalet alcança a grandeza do Criador. Descobre em si mesmo o anseio de se tornar semelhante ao "desejo de doar", como faz o Criador.

 

O que é "doar"? O Criador é a fonte da Luz. O Kli não é capaz de doar nada: ele pode apenas ter a intenção de fazê-lo. O Criador criou o "desejo de receber", todo o resto são apenas diferentes graus desse desejo. Apenas uma intenção pode mudar o "para si mesmo" por "pelo Criador".

 

Qual é a diferença entre Aviut Keter e Aviut Biná? Não são ambos chamados de "desejo de doar"? Keter é o "desejo de doar", Chochmá recebe e Biná, ao receber a Luz, devolve-a ao Criador. Isso pode ser compreendido através de um exemplo extraído da Mishná: "O Homem estuda a Torá pelo Criador" significa que ele recusa-se a receber qualquer coisa que corresponda a Aviut Keter. "Os segredos de Torá lhe são revelados" significa que ele não os solicitou, mas os recebeu de Cima, de Behina Chochmá.

 

Quando recebe, o homem deve superar a si mesmo e dizer: "Eu recuso porque tudo o que eu desejo é doar". Agora veja a diferença que isso faz: o homem deseja doar depois de receber a Luz ou até mesmo antes de recebê-la!

 

Nenhum comentário:

Shamati (127)

    127. A diferença entre o núcleo central, a essência e a abundância agregada ( Su cot Inter 4, Tav - Shin - Guimel , 30 de setembro d...